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em 30 de janeiro de 1910. Filho de fazendeiros de arroz, fez o curso primário no próprio município, indo depois cursar o Colégio Militar de Porto Alegre.

 Em 1927 foi admitido como Cadete na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. Já no ano seguinte, escolheu a Arma de Aviação, sendo transferido para Escola de Aviação Militar (E.A.M.), no Campo dos Afonsos, onde completou os estudos de Oficial Aviador do Exército.

 Foi declarado Aspirante em 22 de novembro de 1930 e, em janeiro de 1931, promovido a Segundo Tenente. Suas primeiras missões foram no Correio Aéreo Militar.

 Advindo a Revolução de 1932, Nero Moura... [conheça mais sobre o Patrono da Aviação de Caça https://www.abra-pc.com.br/.../157-biografianeromoura.html ]

 Boa leitura!

 

 

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A Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA), instalada inicialmente no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, foi criada no dia 29 de janeiro de 1946, ano do quinto aniversário de criação do Ministério da Aeronáutica, pelo Ministro Armando F. Trompowski, por intermédio da Portaria nº 36, subordinada diretamente à Subdiretoria de Técnica Aeronáutica, cujo Diretor era o então Cel.-Av. (Eng.) Casimiro Montenegro Filho. A COCTA foi composta pelos Ten.-Cel.-Eng. Benjamin Manoel Amarante, Cap.-Av. (Eng.) Aldo Weber Vieira da Rosa e Eng. Hélio de Oliveira Gonçalves, para executar o plano formulado pelo Prof. Richard Harbert Smith (foto) e outros colaboradores, aprovado pelo então Presidente da República José Linhares, em novembro de 1945.

 A COCTA adquiriu autonomia administrativa em 1947 e foi oficialmente criada pelo Decreto nº 26.508, de 25 de março de 1949. Foi extinta em 31 de dezembro de 1953, com o CTA sendo considerado organizado a partir de 1º de janeiro de 1954, pelo Decreto nº 34.701, de 26 de novembro de 1953.

 Cabia à COCTA propor à aprovação do Ministro da Aeronáutica os anteprojetos de organização e regulamentação do CTA, bem como as medidas para a efetivação do plano aprovado.

 Continue a conhecer sobre este fato marcante da Aviação Brasileira. Acesse http://www.ita.br/aconstruo

 Boa leitura!

 

 

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Em 27 de janeiro de 1920, o Aviador Brasileiro Alfredo Correia Daudt decolou do Campo dos Afonsos, com uma aeronave Ansaldo SVA, equipada com motor de 270 HP, para tentar conquistar o reide Rio de Janeiro - Buenos Aires.

 

 Para conhecer um pouco mais sobre a vida do Aviador Brasileiro Alfredo Correia Daudt, acesse http://memoriasantista.com.br/?p=3242

Boa Leitura

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Em 25 de Janeiro de 1867, o então Ministro da Guerra, João Lustoza da Cunha Paranaguá, por meio de um expediente confidencial, deu instruções ao diplomata Henrique Cavalcanti de Albuquerque, Cônsul brasileiro em Nova Iorque para, com a maior urgência possível, providenciar a fabricação de um balão de observação para o Exército Brasileiro, que se encontrava em campanha na Guerra do Paraguai.

 

Saiba mais sobre a biografia do Ministro da Guerra https://pt.wikipedia.org/.../Jo%C3%A3o_Lustosa_da_Cunha...

 

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Em 28 de janeiro de 1940, com capital inteiramente nacional, a empresa Navegação Aérea Brasileira – NAB foi fundada.

 Seu organizador foi o então Ten Cel Av Orsini de Araújo Coriolano, da Aviação Militar, apoiado pelos capitalistas Paulo da Rocha Viana e Euvaldo Lodi (foto).

 Junto a Lodi estava Paulo Rocha Vianna, de família carioca tradicionalmente ligada à política e à diplomacia. Na parte técnica, a N.A.B. contava com pessoas basicamente licenciadas da aviação militar. O processo de treinamento tanto do pessoal administrativo como o pessoal técnico foi feito nos Estados Unidos, na empresa TWA.

 A N.A.B. se caracterizaria ao longo de sua curta jornada por algumas inovações nas áreas administrativa e comercial, mas as expectativas de competência acabariam se dissolvendo conforme a empresa caia na vala comum da corrupção e das negociatas, ficando os objetivos apenas como esperança. Uma série de negócios obscuros e relações incestuosas com o governo federal marcaram sua história. Ambas as situações ainda carecem de uma pesquisa profunda e séria.

 Dentre as inovações, vale mencionar que foi a primeira empresa a operar linhas ligando cidades do interior, caracterizando-a “quase” como a primeira empresa regional do país. Também foi a primeira empresa no Brasil a tentar operar como “low fare”.

 Mas o que realmente a caracterizaria seriam os generosos subsídios e auxílios governamentais, incluindo nisso uma intervenção, que passou seu controle administrativo para o Estado. A N.A.B. ficou igualmente marcada pelos negócios obscuros de compra e venda para a Panair e, posteriormente, para o Loyd Aéreo, até ser incorporada pela VASP.

 Saiba mais sobre essa importante empresa, acessando https://www.pilotos.org.br/.../hist%C3%B3ria-da-avia%C3...

 Boa leitura!

 

 

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No dia 26 de janeiro de 1927, o Ministro Victor Konder, do Ministério da Viação e Obras Públicas, concedeu autorização à empresa alemã Condor Syndikat, com sede em Berlim, para estabelecer, a título precário e de experiência, o tráfego aéreo por meio de hidroaviões, entre o Rio de Janeiro e a cidade de Rio Grande/RS, com escalas em Santos, Paranaguá, São Francisco e Florianópolis. E, ainda, entre Rio Grande e Porto Alegre, com escalas em Pelotas (Aviso nº 69/G, do MVOP).

 

Para conhecer mais sobre essa passagem da Aviação Brasileira, acesse https://aviacaobrasil.com.br/sindicato_condor_brasil/

 

 

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Em 23 de janeiro de 1936, o Correio Aéreo Militar (CAM) inaugurou a primeira linha internacional, para Assunção, no Paraguai, utilizando a aeronave Waco Cabine CJC, tripulada pelos Tenentes Hortêncio Pereira de Brito e Ricardo Nicoll, com escalas no Rio, São Paulo, Bauru, Três Lagoas, Campo Grande, Ponta Porã, Concepción (no Paraguai) e Assunção.

 Como passageiro, viajou o Ten Tíndaro Pereira Dias, Comandante do Destacamento de Campo Grande.

 

 Quer conhecer mais sobre a história do Correio Aéreo Militar, acesse https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/11465/

 Boa leitura!

 

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