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A peça principal em exposição é o Avião T6D-1959, que pertenceu ao ex-líder do Esquadrão, Cel. Antonio Arthur Braga. Apresenta também fotografias dos diversos aviões utilizados pela Esquadrilha da Fumaça, desde 1956 até os dias de hoje, além das fotos do primeiro e do atual comandante.

 

Idealizada para ser um espaço de exposições temporárias dentro da temática aviação, tem como propósito oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer outras coleções de objetos, fotografias e documentos que não estão expostas, empreendendo com isso um dinamismo à mostra deste Museu. Foi inaugurada no dia 30 de novembro com a exposição temporária "A Força Mulher” – A trajetória da mulher militar na FAB. Passado-Presente- Futuro”.

A mostra conta com fotografias, painéis e objetos pessoais, dentre os quais, medalhas, uniformes e documentos das diversas turmas que contribuíram para o engrandecimento da Força Aérea Brasileira nesses vinte e cinco anos de atividade.

 

Destacam-se as metralhadoras Lewis e Vickers do período de 1914 e 1918 e da Hotchkiss, além da Hotchkiss Benét Mercié, que foi usada em um combate aéreo em 1914, onde o primeiro avião Alemão da história foi abatido. Do período da 2º Guerra Mundial temos as Bredas, italianas; HO-103 Tipo 1, japonesa, Browning M2, americana e as Rheinmtal-Borsig MG-15, alemães.

Apresentam-se em exposição os canhões aéreos Hispano-Suiza, Dainippon-Oerlikon e entre outras peças bélicas.

 

O mobiliário do gabinete do primeiro Ministro da Aeronáutica, em 1941, está em exposição nesta sala, valorizada com duas telas a óleo retratando o Campo dos Afonsos em épocas distintas. Possui uma galeria de fotos dos Ministros e Comandantes da Aeronáutica.

 

Esta Exposição apresenta a história de Santos Dumont permeando sua vida pessoal, suas invenções e curiosidades. Em seu acervo maquete com formato de asa delta, feita por Santos-Dumont, no início do século, que nos permite fazer uma comparação com a atual configuração dos modernos jatos, além de valiosa coleção fotográfica retratando, com detalhes, sua obra e sua vida social. O Coração do inventor encontra-se preservado numa redoma de metal. 

 

Esta exposição homenageia alguns dos personagens mais relevantes da história da aviação no Brasil, como Alberto Santos-Dumont ambientado em seu escritório; Marcos Evangelista da Costa Vilela Júnior, projetista e construtor do monoplano Aribú e do biplano Alagoas; Antônio Guedes Muniz, que projetou a série de aviões Muniz; Henrique Jage, fundador da CNAA - Companhia Nacional de Navegação Aérea, a primeira fábrica de aviões do Brasil; e Eduardo Gomes, patrono da Força Aérea Brasileira.

Dentre os objetos expostos, estão uma hélice original do dirigível alemão Graf Zeppelin que realizava travessia transatlântica Alemanha-Brasil, diversos modelos em escala de aviões e sondas espaciais, aém de trajes de voo de várias épocas..

 

Parte importante do acervo do MUSA, é uma coleção de motores de diversas épocas. Do período da Segunda Guerra Mundial à era dos jatos, o MUSAL coloca sua exposição para os entusiastas de motores.

 

A EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. foi criada em 29 de julho de 1969 para desenvolver e comercializar o bandeirante, desenvolvido no Centro Técnico da Aeronáutica por uma equipe liderada por Ozires silva. Este foi o resultado de um longo processo iniciado pela FAB em 1950 com a criação no país de uma Universidade e um Centro de Pesquisas inteiramente dedicados à aeronáutica.

A Embraer foi privatizada em 7 de setembro de 1994. Dentre seus principais sucessos estão os turboélices Bandeirante e Brasília e os jatos das famílias ERJ-135/145 e E-170/175/190/195, além dos militares Xavante, Tucano e AMX.

A Embraer é o terceiro produtor mundial de jatos comerciais e líder no segmento de jatos abaixo de 140 lugares. Na exposição Embraer, o público pode acompanhar a evolução da empresa, ilustrada por maquetes e painéis informativos.

 

Brifim é o “abrasileiramento” da palavra inglesa “briefing”. Consiste na reunião dos participantes de um voo visando o planejamento da missão (duração, objetivo, etc.). Após a missão é feito o debrifim para avaliação do desempenho de toda a equipe.

A Sala de Briefing do MUSAL não é apenas uma representação, mas uma sala usada de fato para aquela função. Foi inteiramente restaurada, abrigando em suas paredes esquemas de formatura em voo desenhados pelos próprios instrutores da Escola de Aeronáutica durante os anos 1950.

Do lado de fora da sala, há uma galeria em homenagem aos Aspirantes formados pela Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos.

 

A maior parte da coleção de aeronaves do MUSAL é exibida no prédio principal e em cinco hangares adjacentes.

Algumas podem ser vistas no pátio externo. Devido a restrições de espaço ou necessidade de manutenção, algumas das aeronaves da coleção principal poderão, em um determinado momento, não se encontrar disponíveis para visitação. As aeronaves que aguardam trabalhos maiores de restauração e outras, semelhantes em  a modelos em exibição permanente, fazem parte da chamada reserva técnica.

 

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Apresenta a participação da FAB na 2ª Guerra Mundial através do 1º Grupo de Caça, seus antecedentes, sua trajetória e como se encontra atualmente.A exposição reúne peças originais da 2ª Guerra Mundial, vídeos, cenografia, elementos interativos que evidenciam a participação do Brasil no conflito e a atuação da Força Aérea Brasileira na defesa da Democracia e liberdade, além do relevante papel da FAB nas forças de paz da ONU. 

 

 Apresenta diversas aeronaves empregadas em missões militares e/ou civis na Aeronáutica Brasileira. Neste acervo histórico, encontram-se modelos de aeronaves que ainda são utilizadas nos dias atuais, tais como: AMX (A1), T-25 (aeronave empregada na instrução básica dos Cadetes na AFA), C-130H HÉRCULES e A-29 SUPER TUCANO (aeronave utilizada pela Esquadrilha da Fumaça).

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