MISSÃO DO MUSAL
O Museu Aeroespacial (MUSAL), Organização do Comando da Aeronáutica (COMAER) prevista pelo Decreto nº 5.196, de 26 de agosto de 2004, subordinada ao Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, com sede no Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, tem por finalidade preservar a memória da Aeronáutica Brasileira por intermédio de seu acervo histórico.
Ao MUSAL compete:
I - pesquisar, classificar, qualificar, registrar, utilizar, restaurar, expor, preservar, controlar e obter o acervo histórico-cultural da Aeronáutica;
II - publicar e atualizar o catálogo do acervo do MUSAL, bem como editar publicações congêneres do interesse da museologia da Aeronáutica;
III - divulgar suas atividades; e
IV - promover exposições, encontros, seminários, palestras, demonstrações e concursos relacionados com a história e a cultura aeronáutica.
HERÁLDICA
O Gládio Alado é o símbolo da Força Aérea Brasileira. O cocar, usado, a partir de 1919, nas asas dos antigos e históricos aviões, simboliza a extinta Aviação Militar, cuja Escola situava-se no Campo dos Afonsos, local onde encontra-se sediado o Museu Aeroespacial. A estrela representa a evolução para a atual Força Aérea Brasileira, que foi criada a partir de 1941. A manopla empunhando a tocha simboliza o passado, que deverá permanecer vivo em nossas mentes. Assim, o conjunto transmite a união do passado com o presente, e a necessidade de se manter viva a tradição da Força Aérea Brasileira.
Redes Sociais