Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Curiosidades Históricas
Início do conteúdo da página

CRIADA A 5ª ARMA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

13 de janeiro de 1927 - oficialmente é criada a Arma de Aviação do Exército – a “5ª Arma”, por lei de iniciativa do Senador Carlos Cavalcanti (Lei nº 5.168), sancionada pelo Presidente Washington Luiz Pereira de Souza e pelo Ministro da Guerra, General Nestor Sezefredo dos Passos.

   

 

Para conhecer mais sobre essas brilhante Aviação Militar, acesse http://www.cavex.eb.mil.br/index.php/historico

  

Boa leitura! 

 

 

#museuaeroespacial #PaidaAviação #SantosDumont #museuhistóricodoexército #fortedecopacabana #ExércitoBrasileiro #CAVEX #EB #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #amaero #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória

          12 de janeiro de 1904 - falece, em Paris, Henri Lachambre, construtor dos balões de Santos Dumont. Sucedeu-lhe Carton, que se tornou, também, grande admirador do aeronauta brasileiro.

          Henri Lachambre (30 de dezembro de 1846 - 12 de janeiro de 1904) foi um fabricante francês de balões. A sua fábrica era situada no subúrbio parisiense de Vaugirard. Participou, também, de diversos voos em balão.

          Construiu balões para os brasileiros Júlio César Ribeiro de Souza, em 1881 e 1883, Alberto Santos Dumont, de 1898 a 1904, e o dirigível PAX de Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, em 1902.

          Lachambre forneceu balões ao US Signal Corps e à expedição ao ártico de Salomon August Andrée, em 1897. Trabalhou com Alberto Santos-Dumont que, em 1898, voou com o seu próprio balão.

          Juntamente com o seu sobrinho, Alexis Machuron, escreveu um livro sobre a Expedição de S. A. Andrée ao Pólo Norte, em balão.

 

#museuaeroespacial #PaidaAviação #SantosDumont #HenriLachambre #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #amaero #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória

         Augusto Severo – um dos Precursores da Aviação

        Em 11 de janeiro de 1864, nasceu em Macaíba/RN, Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, um dos precursores da aviação e “pioneiro dos dirigíveis semi-rígidos”. Saiba mais sobre esse grande pioneiro, acessando: https://tokdehistoria.com.br/.../augusto-severo-de.../

         Boa leitura!

 

 

#museuaeroespacial #PaidaAviação #SantosDumont #AugustoSevero #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #amaero #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória

             Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista.

          A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população. Os ataques do Eixo a embarcações brasileiras tiveram início no ano anterior, mas em agosto de 1942, mais de 600 brasileiros morreram nos 5 navios torpedeados pelo submarino alemão U-507.

          Antes disso, a Alemanha havia sido um importante parceiro comercial para o Brasil, e muitos militares e membros do governo, incluindo o próprio Getúlio Vargas, eram simpáticos à Alemanha nazista e à ideologia fascista.

          Apesar da declaração de guerra, apenas em julho de 1944 os 25 mil soldados brasileiros foram enviados para os campos de batalha na Itália, onde a Força Expedicionária Brasileira serviria.

 

Fim do conteúdo da página