Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Curiosidades Históricas > SANTOS DUMONT - 148 ANOS
Início do conteúdo da página

Hoje, 20 de julho de 2021, celebramos o 148⁰ aniversário de nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont.

O gênio de maior criatividade de seu tempo, inventor de grande contribuição para a história da humanidade, viveu em Paris, centro científico da época, e frequentava a alta sociedade parisiense. O grande inventor não se limitou a sua maior criação, o mais pesado que o ar. Teve também destacada contribuição no aperfeiçoamento de motores à explosão e na elaboração de hangares para acomodação e guarda de seus trabalhos.

Dumont, desde criança, tinha paixão por motores e era fã de Júlio Verne, autor do livro ‘A volta ao mundo em 80 dias’. Na infância, era fascinado pelo voo dos pássaros e já fazia experimentos com papagaios de seda.

Seguindo os conselhos de seu pai, foi estudar mecânica na Europa e logo em seguida começou a desenvolver os planos de seu primeiro balão, o 'Brasil', redondo, pequeno, leve e diferente dos existentes à época. Depois de vários balões, Santos Dumont foi ainda mais ambicioso e passou a dedicar-se a construir dirigíveis. Depois de sofrer vários acidentes, escapando da morte por pouco em alguns deles, ganhou o notável prêmio Deutsch.

Finalmente, em 23 de outubro de 1906, diante de uma grande multidão, Santos Dumont concretizava seu maior sonho: voar com um mais pesado que o ar. Após o 14-Bis, o notável brasileiro desenvolveu vários aviões, sendo o mais famoso deles o Demoisele, com o qual visitava amigos que moravam nos arredores de Paris, além de ter sido o primeiro a ser construído em linha de produção.

Em agosto de 1914, a França foi invadida pelas tropas do Império Alemão. Era o início da Primeira Guerra Mundial e os Aeroplanos começaram a ser usados na guerra, primeiro para observação de tropas inimigas e, depois, em combates aéreos, que ficavam cada vez mais violentos com o uso de metralhadoras e bombas.

Assim, Santos Dumont viu, de uma hora para a outra, seu sonho se transformar em pesadelo, dando início a sua guerra de nervos pessoal, o que culminaria em sua reclusão e, posteriormente, em sua morte aos 59 anos no Guarujá.

O Museu Aeroespacial - MUSAL tem uma sala expositiva dedicada exclusivamente à vida e obra de Santos Dumont, onde se pode observar um escrínio que preserva o seu coração, além de réplicas das aeronaves 14-Bis e Demoisele.

 

#museuaeroespacial #PaidaAviação #SantosDumont #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #amaero #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória

Fim do conteúdo da página