Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Curiosidades Históricas > 26 DE JUNHO - DIA DA AVIAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO
Início do conteúdo da página

 

“PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER”

Considera-se que a história da Busca e Salvamento tem como raiz os sentimentos de solidariedade e humanidade de pessoas que procuravam ajudar seus pares em situações de perigo. Foi na II Guerra Mundial, quando o resgate de tripulantes ingleses abatidos em combate revelou extraordinário êxito ao diminuir as perdas humanas, que o moderno Serviço de Busca e Salvamento teve sua origem.

 Na Força Aérea Brasileira, a atividade de Busca e Salvamento teve seu início com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941 e ganhou celeridade a partir do final de 1947, frente às dificuldades enfrentadas nas buscas de uma aeronave da FAB que caiu, no município de Porto de Moz, no Pará. Três anos depois, uma aeronave Catalina, o PBY5-A-6516, foi destacada para o emprego exclusivo da atividade SAR na FAB. Entretanto, foi a tragédia do C-47 FAB 2068 que foi consagrada na história como a maior e mais vultosa operação de Busca e Salvamento da aviação brasileira.

 Há 54 anos, no dia 26 de junho de 1967, o avistamento realizado pelo Suboficial Valin, a bordo do Albatroz FAB 6539 do 2° Esquadrão do 10° Grupo de Aviação, fez ecoar na eternidade a frase do então Tenente Velly, que até hoje norteia a mente dos guerreiros da Busca e Salvamento: "Eu sabia que vocês viriam!".

Esse dramático momento da Aviação Brasileira marcou, ainda, o início da operação dos helicópteros H-1H no Brasil, o Sapão ou simplesmente Hagazão, foi considerado a espinha dorsal da Aviação de Busca e Salvamento da FAB, uma vez que operou por 50 anos, com mais de 700 mil horas voadas, em 76 aeronaves. Além dos lendários H-1H, outros vetores, com suas respectivas equipagens realizaram, diuturnamente, Ações de Busca e Salvamento: C-130 Hércules, SC-105 Amazonas, P-95M Bandeirulha, P-3AM Orion, H-60 Black Hawk, H-50 Esquilo e H-36 Caracal e o Museu Aeroespacial, preserva e expõe alguns exemplares desses vetores aéreos.

Assista ao vídeo com a história do resgate do FAB 2068, que deu início a história da Aviação de Busca e Salvamento em nosso canal: https://youtu.be/0nFzEICVpXg

 

 

Acompanhe as notícias do MUSAL e curiosidades históricas da aviação:

www.fab.mil.br/musal

www.facebook.com/museuaeroespacial

www.instagram.com/museuaeroespacial/

www.youtube.com/channel/UCXiFyQ4t45pCJg54PROsfIQ

www.flickr.com/photos/portalfab/albums/72157683470041644/

 

#museuaeroespacial #PaidaAviação #SantosDumont #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #AMAB #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória

Fim do conteúdo da página