Em 22 de março de 1900, Alberto Santos Dumont deu início à construção de seu quarto balão dirigível, o
"N°4". Com 39 metros de comprimento, 5,1 metros de diâmetro e capacidade de 420 metros cúbicos de gás, essa aeronave representou um avanço significativo em relação aos modelos anteriores.
Uma inovação notável foi a posição da hélice à frente da estrutura, uma tentativa de melhorar a propulsão, embora posteriormente tenha sido constatado que essa configuração não era a mais eficiente.
Além disso, o "N°4" foi equipado com um motor Buchet de 7 cavalos de potência, posteriormente substituído por um motor de quatro cilindros refrigerado a ar, aumentando o desempenho da aeronave.
O dirigível foi concluído em agosto de 1900 e, em 19 de setembro do mesmo ano, Santos Dumont realizou voos de demonstração aos membros do Congresso Internacional de Aeronáutica, impressionando os presentes ao voar repetidamente contra o vento, mesmo com o leme danificado.
Essas projeções reforçaram a confiança na dirigibilidade dos balões e pavimentaram o caminho para futuras conquistas na aviação.
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