O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
232º ENCONTRO NO INCAER
Ciência, tecnologia e inovação na indústria aeroespacial
As tecnologias críticas que determinam a supremacia aérea de uma nação e suas implicações para o desenvolvimento da ciência e da inovação foram os principais temas abordados na palestra “O futuro do poder aeroespacial”, apresentada pelo Brigadeiro Engenheiro Maurício Pazini Brandão, no 232º Encontro no INCAER, que ocorreu na última quarta-feira, 26/11.
Professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com doutorado em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica pela Universidade de Stanford (EUA), o Brigadeiro Pazini apresentou os elementos fundamentais de uma defesa nacional, como políticas aeroespaciais e poder aeroespacial. Fazendo um rápido histórico da evolução tecnológica do setor, apontou as principais áreas do conhecimento que determinarão os rumos do futuro do poder aéreo, como materiais de alta densidade energética, hipervelocidade, navegação automática de precisão, inteligência de máquinas, armas de energia dirigida, robótica, supercondutividade, dentre outros.
Além de abordar os principais óbices ao desenvolvimento do poder aeroespacial de um país, como deixar de considerar o alerta de especialistas, não fortalecer a indústria militar de base, desprezar os avanços tecnológicos dos adversários e não investir na pesquisa e desenvolvimento para incorporar novas tecnologias, o Brigadeiro Pazini apontou, como uma possível solução para o caso brasileiro, a estratégia do spin-off reverso. Esta estratégia consistiria na indústria de defesa aproveitar-se dos avanços gerados em outras áreas, como medicina e bioengenharia, por exemplo, que têm sido mais rentáveis aos atuais investidores em pesquisa e desenvolvimento no país.
231º ENCONTRO NO INCAER
O COMDABRA e a Lei do Abate
O Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), Major-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, foi o palestrante do 231º Encontro no INCAER, que abordou o tema “O COMDABRA e a Lei do Abate”.
Além de explicar a evolução histórica e operacional do COMDABRA ao longo dos anos, o MAJ Brig Egito apresentou a nova forma de emprego do poder aeroespacial pela Força Aérea Brasileira, que passa a controlar todos os meios disponíveis no país, como aeronaves, artilharia antiaérea, satélites, redes de detecção, comunicações e enlace de dados das três Forças para assegurar a soberania do espaço aéreo brasileiro. O sistema de defesa das sedes dos jogos da Copa do Mundo e a legislação que regula o tiro de destruição, também conhecida como “Lei do Abate”, foram detalhadas pelo palestrante.
Após a sessão de debates com a plateia, o Advogado da União, Márcio Felipe Lacombe da Cunha, realizou uma tarde de autógrafos de sua obra “Responsabilidade do Estado nos Acidentes Aeronáuticos”, lançado recentemente pela editora Lumen Juris.
230º ENCONTRO NO INCAER
DECEA aborda o controle do espaço aéreo durante
a Copa do Mundo FIFA 2014
Durante a Copa do Mundo FIFA 2014, o índice de pontualidade de pousos e decolagens no Brasil foi 92%, muito acima da média internacional. Esse esforço do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para que o país tivesse um desempenho elogiado em todo o mundo no que tange a segurança e o conforto dos passageiros foi apresentado no 230º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 24 de setembro.
O Diretor do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, ministrou a palestra “Programa SIRIUS e o controle do espaço aéreo durante o evento FIFA 2014”, e dividiu sua apresentação com o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, que abordou “O controle do espaço aéreo e as novas tecnologias”.
Ambos destacaram o alto grau de capacitação técnica e profissional dos militares envolvidos com o controle do tráfego aéreo, bem como a interoperabilidade do Comando da Aeronáutica entre seus órgãos internos e com diversos outros setores e instituições do governo, imprescindíveis para o sucesso da missão.
PROGRAMA SIRIUS
Composto por 18 projetos nas áreas de comunicação aeronáutica, gerenciamento de tráfego aéreo, navegação e vigilância aérea, o Programa SIRIUS tem o objetivo de racionalizar o uso do espaço aéreo, melhorando o atendimento aos seus usuários. A redução da emissão de gases nocivos na atmosfera e de ruídos nos arredores de aeródromos, a redução de custos operacionais e aumento da eficiência da gestão do tráfego aéreo são apenas alguns dos resultados já alcançados com o Programa SIRIUS.
229º ENCONTRO NO INCAER
Bombardeios alemães na costa brasileira
Na Segunda Guerra Mundial, os ataques a navios da marinha mercante brasileira, perpetrados por submarinos do Eixo, causaram a morte de quase mil pessoas, entre civis e militares, precipitando a entrada do Brasil no conflito. O número de pessoas mortas por esses ataques foi quase o dobro do de militares brasileiros abatidos em solo europeu, no teatro de operações. Essas lutas históricas pela supremacia do Atlântico Sul, seus heróis e suas consequências para o desenrolar do conflito foram o tema da palestra “Torpedo: O Terror do Atlântico”, proferida pelo Professor Marcus Vinícios de Lima Arantes, no 229º Encontro INCAER, realizado na última quarta-feira, 27 de agosto de 2014, no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).
Oficial da Marinha Mercante do Brasil, Marcus Vinícius é professor no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e escreve crônicas para o jornal Alto São Francisco, de Minas Gerais, para o Portal da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e para a Revista Eletrônica do Centro de Capitães da Marinha Mercante. Sua apresentação é baseada em livro homônimo, de sua autoria.
Estiveram presentes ao Encontro parentes de tripulantes atacados, como Noraide Mascarenhas, filha do Comandante Mascarenhas, cujo navio, Aníbal Benévolo, foi torpedeado em 1942 pelo submarino alemão U-507. Seu pai, infelizmente, foi uma das vítimas daquele ataque.
Outro familiar que esteve presente ao evento, Durval Menezes Gama, filho do Contra-Mestre Lourival Luiz Gama, relata que seu pai sobreviveu ao ataque ao navio BrasilLloyd, também em 1942. “Lembro do meu pai chegando em casa uniformizado e se desculpando por não trazer com ele a boneca da minha irmã. Apesar do terror da guerra, ele estava vivo. Eventos como esse são fundamentais para preservar a memória do nosso país. Muitas vezes são memórias tristes, que não gostaríamos de legar às gerações futuras, mas são parte da nossa história e do que somos hoje”, conclui Durval Gama.
Ao final da apresentação, o Professor Marcus Vinícius realizou tarde de autógrafos, nas dependências do INCAER.
228º ENCONTRO NO INCAER
Edu Chaves é tema do 228º Encontro INCAER
O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) realizou no último dia 30 de julho de 2014 a palestra “Edu Chaves: pioneiro e ás da aviação”, apresentada pelo Conselheiro do INCAER, Brig Ar Refm Clóvis de Athayde Böhrer. O palestrante desvendou a vida e a obra do insigne aviador, descrevendo histórias e fatos pitorescos dos primórdios da aviação mundial e do Brasil.
Edu Chaves, paulistano que nasceu em 1887, foi o primeiro aviador brasileiro, após Santos Dumont, a ser brevetado, foi o primeiro a voar a noite, a realizar a ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo e entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires, e foi também o primeiro brasileiro a participar de uma guerra aérea.
227º ENCONTRO NO INCAER
Inteligência de Sinais
Para o primeiro Encontro no INCAER de 2014, acontecido em 26 de março, foi convidado o Capitão-de-Mar-e-Guerra RM Márcio Bonifácio Moraes, contumaz participante do Encontro, para falar de “Inteligência de Sinais”. O CMG Márcio fez um rápido histórico da espionagem no mundo, explicou a importância dos serviços de inteligência e contrainteligência para os governos e abordou, com mais detalhes, a espionagem feita a partir da interceptação eletrônica de emissões eletromagnéticas produzidas por aparelhos como rádios e telefones celulares. Também comentou os recentes casos de vazamentos de dados ocorridos nos Estados Unidos, promovidos pelos analistas de inteligência Bradley Edward Manning e Edward Joseph Snowden, e a espionagem estadunidense feita no Brasil.
No fim da palestra, o comandante Márcio recebeu um diploma registrando a sua participação no Encontro, bem como uma lembrança do Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R1 Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.
Em seguida, deu-se o lançamento da nova edição do Catálogo do Museu Aeroespacial (MUSAL), com a presença dos autores, Mauro e Flávio Lins de Barros, e do Diretor do MUSAL, o Brig Ar Refm Márcio Bhering Cardoso. O tradicional Chá INCAER encerrou o evento.
Redes Sociais