O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
226º ENCONTRO NO INCAER
Os países do BRICS e a evolução dos centros de poder
A palestra do 226º Encontro no INCAER – o último de 2013 –, realizado no dia 27 de novembro, teve por tema “Os países do BRICS e a evolução dos centros de poder”. O palestrante convidado, o engenheiro Osvaldo Luiz Nobre Pinto, falou da participação, na geopolítica mundial, dos cinco países que mais crescem economicamente no século 21, que são: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, denominados “BRICS”, acrônimo feito a partir das iniciais dos nomes desses países em inglês, criado pelo economista Jim O’Neill no ano de 2001.
Durante a palestra, foram abordadas as prováveis evoluções dos centros de poder e as questões geopolíticas globais e fundamentais. Defendeu o fortalecimento das Forças Armadas brasileiras, a ocupação da Amazônia – inclusive alavancando parte do desenvolvimento através da ampliação do parque hidrelétrico – além da criação de uma política para a Amazônia Azul e de um plano nuclear para o Brasil.
Por fim, o engenheiro recebeu, das mãos do Subdiretor de Divulgação do INCAER, Maj Brig Ar R1 Wilmar Terroso Freitas, o diploma registrando a sua contribuição no Encontro.
225º ENCONTRO NO INCAER
Aviação Militar: dos primórdios até a criação
do Ministério da Aeronáutica
No dia 30 de outubro, realizou-se o 225º Encontro no INCAER, no Auditório Ten Brig Deoclécio. O evento contou com a palestra “Aviação Militar: dos primórdios até a criação do Ministério da Aeronáutica”, apresentada pelo professor Mauro Vicente Sales, Chefe da Seção de Estudos e Pesquisas Históricas da Divisão de Patrimônio Cultural deste Instituto."
até a criação do Ministério da Aeronáutica”
O professor percorreu o tema desde as primeiras experiências em balões no Brasil, passando pela criação da Escola Brasileira de Aviação em 1914, o surgimento dos primeiros aviadores militares, a criação da Escola de Aviação Naval em 1916, a criação da Escola da Aviação Militar e a influência da Missão Militar Francesa de Aviação em 1919. Outro aspecto abordado foi a influência da política brasileira em eventos como: as rebeliões tenentistas da década de 1920, a Revolução de 1930, a Revolta Constitucionalista de 1932 e a Intentona Comunista de 1935.
O palestrante falou, ainda, da necessidade que o governo Vargas teve, em plena 2ª Guerra Mundial, de otimizar os meios aéreos das forças, criando, em 20 de janeiro de 1941, o Ministério da Aeronáutica.
Ao final da palestra, o professor Vicente foi agraciado com um diploma de participação e uma lembrança do INCAER, entregues pelo Diretor, o Ten Brig Ar R1 Vilarinho.
224º ENCONTRO NO INCAER
As novas demandas globais: o caso brasileiro
"As novas demandas globais: o caso brasileiro” foi o tema da palestra proferida pelo professor e economista Gustavo Alberto Trompowsky Heck, no 224º Encontro no INCAER, realizado dia 26 de setembro de 2013, no auditório Ten Brig Deoclécio."
globais: o caso brasileiro"
O Prof. Gustavo Heck falou com propriedade das consequências da globalização, considerando os aspectos políticos, econômicos e sociais. Explicou que um país político e economicamente desenvolvido precisa garantir a segurança e a soberania nacionais, não devendo, portanto, prescindir da modernização e capacitação de suas forças armadas.
O domínio do assunto pelo palestrante e a sua grande capacidade de comunicação chamaram a atenção do público, que se mostrou vivamente interessado e fez muitos questionamentos, a tal ponto de o tempo disponível para o debate revelar-se insuficiente.
O palestrante recebeu, ao final do seu pronunciamento, um diploma e uma lembrança do Subdiretor de Divulgação do INCAER, Maj Brig Ar R1 Wilmar Terroso Freitas.
de Divulgação do INCAER, Maj Brig Ar R1 Terroso
223º ENCONTRO NO INCAER
A derrota alemã no Leste Europeu
“A derrota alemã no Leste Europeu” foi o tema da palestra proferida pelo General de Exército Refm Licínio Nunes de Miranda Filho durante o 223o Encontro no INCAER, realizado no dia 29 de agosto de 2013.
no Leste Europeu na Segunda Guerra Mundial
No decorrer da apresentação, o General Licínio destacou os aspectos políticos, estratégicos e operacionais no confronto russo-alemão na II Guerra Mundial. Referiu-se, ainda, aos erros estratégicos cometidos por Adolf Hitler no transcurso da Segunda Guerra Mundial e concluiu que a derrota nazista foi resultado de tais erros. Finalizou a palestra apresentando um plano alternativo para o que poderia ser a vitória alemã.
Por fim, o General Licínio recebeu um diploma registrando a proferição da palestra e uma lembrança do INCAER, ambos entregues pelo Diretor do Instituto, o Ten Brig Ar R1 Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.
222º ENCONTRO NO INCAER
A logística atual e seu futuro na Força Aérea Brasileira
No dia 31 de julho de 2013, no Auditório Ten Brig Deoclécio, do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, o Comandante-Geral de Apoio, Ten Brig Ar Hélio Paes de Barros Júnior, proferiu a palestra “A logística atual e seu futuro na Força Aérea Brasileira”, durante o 222º Encontro no INCAER.
A palestra teve como objetivos identificar o Comando-Geral de Apoio (COMGAP) como a organização que tem o encargo de prover os meios de apoio necessários à Força Aérea e como o gerenciador do suporte aos demais componentes do Poder Aeroespacial; explicar as políticas, estratégias e diretrizes gerais para o setor; identificar a visão de futuro da instituição e valorizar os trabalhos executados pela estrutura logística do COMGAP.
O evento contou com a presença marcante de oficiais-generais da Aeronáutica e do Exército, conselheiros do INCAER, além de comandantes, chefes, diretores de organizações militares e oficiais da reserva.
Ao fim do seu pronunciamento, o Ten Brig Ar Paes de Barros foi agraciado pelo Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R1 Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, com o diploma de apresentação da palestra, juntamente com uma lembrança deste Instituto.
Em seguida, houve lançamento e sessão de autógrafos do livro Riacho Cristalino e do opúsculo Ouvi, ambos de Anna Guasque Moreira Lima, viúva do Ten Brig Ar Octávio Júlio Moreira Lima, que foi Ministro da Aeronáutica e Diretor do INCAER.
a escritora Anna Guasque e o Ten Brig Ar R1 Vilarinho
221º ENCONTRO NO INCAER
A história da aviação no Rio Grande do Norte
No dia 29 de maio de 2013, no Auditório Ten Brig Deoclécio, foi realizado o 221º Encontro no INCAER com a palestra “A história da aviação no Rio Grande do Norte”, proferida pelo Cel Av R1 Aparecido Camazano Alamino. Com o objetivo de enaltecer a importância dessa história no âmbito do Estado e da Força Aérea Brasileira, o Cel Camazano, durante o evento, discorreu sobre relevantes fatos históricos, compostos de um amplo e valioso cenário cronológico. Inicialmente, destacou a figura de Augusto Severo como pioneiro da aviação no Rio Grande do Norte, seguidos da criação da Base Aérea de Natal, da atuação na 2ª Guerra Mundial com suas unidades pioneiras e da Base Aérea Americana naquela Cidade. Ressaltou as frequentes mudanças passadas pela Base Aérea de Natal, dentre elas a evolução ocorrida nas décadas de1950 e 1960, o Centro de formação de Pilotos Militares, o CATRE e, por fim, a reativação daquela Base até 2013. Em todas as etapas, foram apresentadas as unidades aéreas sediadas em Natal com as projeções de seus respectivos emblemas e aviões.
a palestra "A história da aviação no Rio Grande do Norte"
Ao término da palestra, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, agradeceu e passou às mãos do Cel Av R1 Aparecido Camazano Alamino o diploma de participação e a lembrança do INCAER.
220º ENCONTRO NO INCAER
Introdução das aeronaves remotamente pilotadas na FAB
No 220º Encontro no INCAER, ocorrido dia 24 de abril, no Auditório Ten Brig Deoclécio, foi apresentada a palestra “Introdução das aeronaves remotamente pilotadas na FAB”, pelo Ten Cel Av Donald Gramkow. O Ten Cel Gramkow esclareceu que as aeronaves remotamente pilotadas incorporadas à FAB, oriundas de Israel, são comandadas do solo por oficiais-aviadores da Aeronáutica, de diferentes qualificações. Ao contrário do que se poderia pensar, a execução desse trabalho exige experiência de pilotagem e conhecimento de regras de controle do tráfego aéreo. Além de operações reais de reconhecimento, esses aviões estão realizando missões de desenvolvimento de doutrina, quando são elaboradas as táticas para o uso militar de veículos dessa natureza em situações de conflito.
Ao fim do seu pronunciamento, o Ten Cel Gramkow recebeu, das mãos do Subdiretor de Divulgação do INCAER, o Maj Brig Ar R1 Wilmar Terroso Freitas, um diploma de registro da palestra proferida.
feita pelo Maj Brig Ar R1 Wilmar Terroso Freitas, Subdiretor de Divulgação do INCAER
219º ENCONTRO NO INCAER
Introdução das aeronaves remotamente pilotadas na FAB
O 219º Encontro no INCAER teve lugar no Auditório Ten Brig Deoclécio, no dia 27 de março de 2013. No início do evento, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R1 Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, solicitou um minuto de silêncio em memória de José Carlos de Barros Neiva, Conselheiro do INCAER ocupante da cadeira no 2, falecido dia 9 de fevereiro, aos 89 anos.
Conselheiro do INCAER, falecido no dia 9 de fevereiro de 2013, aos 89 anos
Em seguida, o Capitão-de-Mar-e-Guerra RM1 Márcio Bonifácio Moraes proferiu a palestra “O Panorama Geoestratégico do Leste Europeu”. Foram apresentados aspectos atuais da Rússia e dos países ex-integrantes da União Soviética, e sua interação política e econômica com o restante da Europa.
Geoestratégico do Leste Europeu"
Ao fim do seu pronunciamento, o CMG RM1 Moraes respondeu algumas perguntas do público e recebeu, das mãos do Diretor do INCAER, diploma registrando a palestra apresentada.
Moraes com o diploma pela palestra proferida
O evento finalizou com a cerimônia de diplomação dos novos membros correspondentes do INCAER, Brig Ar R1 Delano Teixeira Menezes e Cel Av R1 Araken Hipólito da Costa. Atualmente, o INCAER conta com treze membros correspondentes, sendo dois argentinos e um uruguaio.
Roberto Cardoso Vilarinho e Brig Ar R1 Delano Teixeira Menezes
Redes Sociais