Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Encontro no INCAER
Início do conteúdo da página

  O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.

 

279º ENCONTRO NO INCAER

“Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR”

 

 

O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica realizou, no dia 27 de abril, a 279ª edição do seu tradicional “Encontro no INCAER”.

Nessa oportunidade, os espectadores foram brindados com a instigante e instrutiva palestra “Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR” proferida pelo Comandante Leonardo Machado e pelo Comandante Rocha Martins.

O evento teve o intuito de explicar a organização e as atividades técnico-administrativas da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – SECIRM – bem como os planos, os programas, os desafios e as perspectivas daquela Comissão.

Os palestrantes também explicitaram as características do Continente Gelado com as suas 75 estações, assim como contextualizou os objetivos do PROANTAR, qual seja o de promover a pesquisa científica diversificada e de alta qualidade.

Em seguida, os Comandantes abordaram temas como criação do PROANTAR, I Expedição para a Antártica, a inauguração da Estação Antártica Comandante Ferraz – EACF- e o início da ocupação permanente daquela Estação.

Para concluir, os conferencistas presentearam o público com uma visita virtual e em tempo real à EACF. Nesse momento, os espectadores puderam esclarecer e inteira-se de toda a rotina da tripulação invernada.

Ao final da palestra, o Senhor Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, procedeu os agradecimentos aos Comandantes entregou os diplomas de participação e lembrança do Instituto.

 

 

 

278º ENCONTRO NO INCAER

“Conhecendo um pouco da nossa História”

 

 

 

O 278º Encontro no INCAER, realizado no dia 30 de março de 2022, teve como tema “CONHECENDO UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA...”. A palestra foi apresentada pela Professora Mestra em História e Historiadora MONICA TEIXEIRA SERRA, historiadora do INCAER.

A palestra, que marcou a abertura do ano cultural do Instituto, teve como objetivo homenagear o bicentenário da independência do Brasil. A palestrante contou fatos históricos relevantes, dentre eles: à vinda da família real portuguesa para o Brasil, dissertou sobre os aspectos que desencadearam a Independência do Brasil, como também sobre a história da nossa força aérea, no que tange sobre à preservação e a memória aeronáutica.

Ao término da apresentação, o Subdiretor de Cultura do INCAER, Maj Brig Ar Refm JOSÉ ROBERTO SCHEER, proferiu as palavras de agradecimento à palestrante. Como de costume, a sessão contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER, além de todo o efetivo do Instituto e convidados. O Encontro marcou a volta dos eventos presenciais no Instituto.

 

Fim do conteúdo da página