Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Encontro no INCAER
Início do conteúdo da página

O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.

295º ENCONTRO NO INCAER

“Estratégias, perspectivas e desafios da Força Aérea para o ano de 2024”

Na abertura do evento, foi registrada a comemoração pela Força Aérea Brasileira, no dia 25 de março, do Dia do Especialista de Aeronáutica e em homenagem aos nossos Especialistas, foi projetado um vídeo e entoada a Canção do Especialista de Aeronáutica.

 

 

Assim, iniciando o ano cultural de 2024, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, na tarde do dia 27 de março de 2024, no Centro Cultural da Força Aérea (CCFAB), o Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), para palestrar no 295º Encontro no INCAER.
Com o tema “Estratégias, perspectivas e desafios da Força Aérea para o ano de 2024” o palestrante tratou de temas como Planejamento e Governança Institucional, Níveis de Planejamento, Alinhamento Estratégico e Programas e Projetos Estratégicos sob a ótica do EMAER.
A palestra teve como objetivo reconhecer o processo de Planejamento Institucional do COMAER, a partir da aplicação da SPGIA (Sistemática de Planejamento e Gestão Institucional da Aeronáutica), com ênfase na DIPLAN (Diretriz de Planejamento Institucional).
Além disso, o propósito da explanação foi demonstrar a missão-síntese do COMAER que é manter a soberania do Espaço Aéreo e integrar o Território Nacional com vistas à defesa da Pátria.
Para concluir, o palestrante abordou sobre alguns programas e projetos estratégicos que já foram aprovados pelo COMAER, e apresentou como exemplos a aeronave de defesa antiaérea, a modernização da aeronave de ataque leve, a aeronave de caça de primeira linha, a aeronave de transporte tático, entre outras, visando fortalecer a soberania do espaço aéreo brasileiro.
O evento contou com as presenças de membros do Conselho Superior do INCAER, Oficiais-Generais da ativa e da reserva, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares, oficiais da ativa e da reserva da FAB da área do Rio de Janeiro e demais militares e civis convidados.

 

 

No encerramento, o Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, convidou o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, para passar às mãos do Tenente-Brigadeiro Almeida o diploma de participação e a lembrança do Instituto, como forma de agradecimento pela excelente explanação realizada.

Fim do conteúdo da página