Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Encontro no INCAER
Início do conteúdo da página

  O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.

 

285º ENCONTRO NO INCAER

“Primórdios do Ministério da Aeronáutica”

 

 

Marcando o fim das atividades culturais, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no dia 30 de novembro de 2022, o nosso eminente Conselheiro, o Brig Ar Refm Clovis de Athayde Bohrer, para palestrar no 285º Encontro no INCAER.

Com o tema “Primórdios do Ministério da Aeronáutica”, o Brig Athayde, respaldo em quase 40 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira, discursou sobre variados temas como: os eventos antecedentes à criação do Ministério da Aeronáutica e a sua posterior organização, o período de 1941 a 1945, o pós-guerra de 1946 a 1950 e a integração do país com o Correio Aéreo Nacional (CAN).

O Conselheiro também tratou de assuntos relacionados à criação do COMTA, da CERNAI e da COMARA e das aeronaves adquiridas nesse período.

O evento contou com as presenças de oficiais da ativa e da reserva da FAB da área do Rio de Janeiro, de membros do Conselho Superior do INCAER e demais militares e civis convidados.

Ao final da palestra, o Brig Bohrer, visivelmente emocionado, recebeu das mãos do Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brig Ar R/1 Paulo Roberto Pitrez, o diploma e lembrança do Instituto, momento em o palestrante foi ovacionado, de pé, pelo público presente.

 

 

 

284º ENCONTRO NO INCAER

“BREVET - Um novo relacionamento com os veteranos da Força Aérea”

 

 

No último dia 26 de outubro, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu a Cel Int Elaine Plaza Montenegro, Diretora da Base de Recepção de Veteranos (BREVET), para palestrar no 284º Encontro no INCAER.

Criada através da Portaria GABAER nº 126/GC3, de 30/07/2021, a BREVET tem a incumbência de efetuar o apoio administrativo, a operacionalização e a coordenação do pagamento dos proventos e pensões aos militares veteranos, ao pessoal civil aposentado e aos pensionistas do COMAER.

Com objetivo de apresentar a nova Unidade ao público presente, a palestrante discursou sobre a criação, sobre a organização, sobre os serviços disponíveis e sobre o novo formato para a realização da prova de vida para os veteranos e pensionistas. A Cel Plaza também explicou a nova concepção da Organização que conta com posto médico, assistência psicológica e religiosa e centro de convivência. Tudo isso, para acolher com gratidão e respeito àqueles que ajudaram a construir a Força Aérea Brasileira.

O evento contou com as presenças de oficiais da ativa e da reserva da FAB da área do Rio de Janeiro, de membros do Conselho Superior do INCAER e demais militares e civis convidados.

 

 

Ao final da palestra, o Maj Brig Ar José Roberto Scheer, Subdiretor de Cultura, passou às mãos da Cel Plaza o diploma e a lembrança do Instituto, como forma de agradecimento pela excelente explanação realizada.

 

 

 

 

283º ENCONTRO NO INCAER

“Eduardo Gomes – Herói do Tenentismo”

 

 

Movimento Tenentista. Esse foi o tema abordado no 283º Encontro no INCAER, para marcar os 100 anos das rebeliões político-militares que surgiram entre os jovens oficiais do Exército Brasileiro insatisfeitos com a política no início da década de 1920.

O evento realizado no dia 28 de setembro de 2022 no auditório do Clube Militar, foi conduzido, com muita propriedade, pela Professora Mestre em História e Historiadora Bruna Melo dos Santos Duque Estrada, chefe da Seção de Estudos e Pesquisa Historiográfica do Instituto.

 

 

Com o tema “Eduardo Gomes – Herói do Tenentismo”, a palestrante percorreu diversos pontos desse relevante fato histórico como: desestabilização da ordem política, a relação dos militares com o presidente Arthur Bernardes, a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, a Revolta Paulista de 1924, a Revolução de 1930 e a Coluna Costa-Prestes.

No encerramento, o Senhor Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, agradeceu a Sra. Bruna entregando-lhe, em seguida, o diploma de participação e lembrança do Instituto.

 

 

 

282º ENCONTRO NO INCAER

“Aviação Militar Brasileira dos primórdios até a criação do Ministério da Aeronáutica”

 

 

No dia 31 de agosto de 2022, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica realizou, no Auditório do Clube de Aeronáutica, a 282ª edição do Encontro no INCAER.

O evento contou com a presença do Cel Av Refm REGINALDO DOS SANTOS GUIMARÃES, ex-assessor do Instituto, que proferiu a palestra “Aviação Militar Brasileira dos primórdios até a criação do Ministério da Aeronáutica”.

A palestra, que teve como demonstrar as principais mudanças no mundo decorrentes da Conquista do Ar e, em particular, sua influência na modernização das Forças Armadas do Brasil, abordou variados aspectos, dentre os quais: Aviação Naval, surgimento da Escola Brasileira de Aviação, Aviação no Exército e a criação do Correio Aéreo Militar.

 

 

Após a explanação e os debates, foi apresentado o livro Aviação Militar Brasileira dos primórdios a criação do Ministério da Aeronáutica, de autoria do Cel Reginaldo ficando, o autor, à disposição dos participantes do evento para autógrafos.

Ao final da sessão, o Senhor Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 RAFAEL RODRIGUES FILHO, convidou o Cel Av Marco Aurélio de Mattos para proferir palavras de agradecimento ao Cel Reginaldo, entregando-lhe, em seguida, o diploma de participação e lembrança do Instituto.

 

 

 

281º ENCONTRO NO INCAER

“O Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul”

 

O Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul. Esse foi o tema da 281ª edição do tradicional Encontro no INCAER, promovido no último dia 27 de julho de 2022.

A palestra, conduzida pelo Subdiretor de Divulgação e Apoio do Instituto, Brig Ar R/1 ROBERTO FERREIRA PITREZ, tratou da inédita epopeia protagonizada pelos aviadores portugueses Carlos Viegas Gago Coutinho e Artur de Sacadura Freire Cabral. A viagem, realizada em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, tinha a intenção de refazer, pelos ares, o caminho percorrido pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral.

 

 

Assim, o Brig Pitrez discorreu, didaticamente, sobre os estudos empreendidos antes da Travessia, com destaque para a invenção do “Corretor de Rumos”, uma adaptação do sextante náutico com horizonte artificial. Criado, em 1919, pelo comandante Gago Coutinho, o artefato não precisava ter a linha do horizonte como referência, fato que o tornou essencial para o êxito da empreitada.

A despeito das dificuldades, a travessia do Atlântico Sul serviu de inspiração para viagens futuras pois satisfez, absolutamente, o objetivo de comprovação quanto à possibilidade de atravessar enormes distâncias sobre o oceano utilizando apenas instrumentos portáteis de navegação aérea.

O propósito do palestrante foi o de contextualizar historicamente a Travessia, bem como o de enaltecer os sentimentos de pioneirismo, de coragem, de perseverança e de precisão envolvidos no processo. Características que, segundo o orador, são perceptíveis na identidade do povo português.

A edição do 281º Encontro no INCAER encerra o conjunto de homenagens preparadas pelo Instituto para festejar os cem anos desse grande feito operado pelos aviadores portugueses. Na ocasião, o Brig Pitrez aproveitou para realizar o pré-lançamento do Selo Comemorativo dos Correios, idealizado em parceria com o Incaer e o Musal, em celebração ao Centenário da Travessia.

Ao final da palestra, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 RAFAEL RODRIGUES FILHO, convidou o conselheiro BRIG AR REFM MÁRCIO BHERING CARDOSO para realizar os agradecimentos ao Brig. Pitrez por sua valorosa participação.

 

 

 

280º ENCONTRO NO INCAER

“Início das atividades do KC-390 no Galeão”

 

 

No último dia 25/05, aconteceu, no Auditório do Clube da Aeronáutica, o 280º Encontro no INCAER. O evento felicitou a plateia com a entusiasmante palestra “Início das atividades do KC-390 no Galeão”, ministrada pelo Maj Av FLÁVIO DINIZ PEREIRA, CHEFE do PLACON do GLOG-GL.

O Major DINIZ dissertou sobre questões referentes ao recebimento e à implantação do KC-390 pela Base Aérea do Galeão- BAGL, bem como sobre as características do avião. O palestrante apresentou, ainda, os panoramas futuros daquela Organização Militar.

Após um vídeo de apresentação da aeronave, temas como, o lançamento de cargas na Antártica e o taxiamento em pista de gelo foram abordados pelo conferencista, incentivando o publico ao debate.

 

 

Para concluir, o Major DINIZ teceu suas observações acerca do KC-390 e do futuro promissor esperado para a Base Aérea do Galeão.

No encerramento da sessão, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 RAFAEL RODRIGUES FILHO, expressou palavras de agradecimento ao palestrante, entregando-lhe o diploma de participação e a lembrança do Instituto.

 

 

279º ENCONTRO NO INCAER

“Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR”

 

 

O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica realizou, no dia 27 de abril, a 279ª edição do seu tradicional “Encontro no INCAER”.

Nessa oportunidade, os espectadores foram brindados com a instigante e instrutiva palestra “Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR” proferida pelo Comandante Leonardo Machado e pelo Comandante Rocha Martins.

O evento teve o intuito de explicar a organização e as atividades técnico-administrativas da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – SECIRM – bem como os planos, os programas, os desafios e as perspectivas daquela Comissão.

Os palestrantes também explicitaram as características do Continente Gelado com as suas 75 estações, assim como contextualizou os objetivos do PROANTAR, qual seja o de promover a pesquisa científica diversificada e de alta qualidade.

Em seguida, os Comandantes abordaram temas como criação do PROANTAR, I Expedição para a Antártica, a inauguração da Estação Antártica Comandante Ferraz – EACF- e o início da ocupação permanente daquela Estação.

Para concluir, os conferencistas presentearam o público com uma visita virtual e em tempo real à EACF. Nesse momento, os espectadores puderam esclarecer e inteira-se de toda a rotina da tripulação invernada.

Ao final da palestra, o Senhor Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, procedeu os agradecimentos aos Comandantes entregou os diplomas de participação e lembrança do Instituto.

 

 

 

278º ENCONTRO NO INCAER

“Conhecendo um pouco da nossa História”

 

 

 

O 278º Encontro no INCAER, realizado no dia 30 de março de 2022, teve como tema “CONHECENDO UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA...”. A palestra foi apresentada pela Professora Mestra em História e Historiadora MONICA TEIXEIRA SERRA, historiadora do INCAER.

A palestra, que marcou a abertura do ano cultural do Instituto, teve como objetivo homenagear o bicentenário da independência do Brasil. A palestrante contou fatos históricos relevantes, dentre eles: à vinda da família real portuguesa para o Brasil, dissertou sobre os aspectos que desencadearam a Independência do Brasil, como também sobre a história da nossa força aérea, no que tange sobre à preservação e a memória aeronáutica.

Ao término da apresentação, o Subdiretor de Cultura do INCAER, Maj Brig Ar Refm JOSÉ ROBERTO SCHEER, proferiu as palavras de agradecimento à palestrante. Como de costume, a sessão contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER, além de todo o efetivo do Instituto e convidados. O Encontro marcou a volta dos eventos presenciais no Instituto.

 

Fim do conteúdo da página