O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
176º ENCONTRO NO INCAER
HOMENS DE HONRA
A 176ª edição da série Encontros no INCAER foi realizada no dia 28 de novembro. Este encontro foi dedicado à investigação de prevenção de acidentes aeronáuticos tendo como foco o homem e seu árduo trabalho na tarefa da investigação de um acidente aeronáutico. Teve como conferencista o Exmo. Sr. Brig Ar JORGE KERSUL FILHO - Chefe do Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA- que realizou uma brilhante e comovente apresentação.
175º ENCONTRO NO INCAER
INDÚSTRIA NACIONAL DE DEFESA
A 175ª edição da série Encontros no INCAER foi realizada no dia 31 de outubro. A tarde foi dedicada à Defesa Nacional tendo como foco a indústria nacional de defesa, O conferencista, Ilmo. Sr. carlos Frederico Aguiar - Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiaias de Defesa e Segurança - ABIMDE.
174º ENCONTRO NO INCAER
AVIAÇÃO EMBARCADA
A 174º edição da série Encontros no INCAER foi realizada no dia 26 de setembro. Neste mês a palestra apresentada, foi dedicada a história da "AVIAÇÃO EMBARCADA" no Brasil, tendo como conferencista o Ilmo. Sr. Coronel Aviador Refm Jóse de Carvalho. Seu objetivo foi apresentar uma sinopse da história da concepção, da implantação e do emprego da Aviação Embarcada. Visando focalizar a primeira concepção dos porta-aviões, as primeiras tentativas de decolagens e de pousos a bordo, a evolução tecnológica de construção e de operação dos porta-aviões. Abordou, ainda, as principais operações aeronavais por eles relizadas na Segunda Guerra Mundial e a aquisição do porta-aviões NAeL MINAS GERAIS, aquisição essa que resultou na criação, na Força Aérea Brasileira, do Primeiro Grupo de Aviação Embarcada. Grupo que operou, com destaque, por mais de 30 anos de bordo do nosso porta-aviões. Relatou, ainda, a história do 1º GAE desde os fatores que levaram o Governo Brasileiro a criá-lo até o momento de sua desativação. Focalizou, ainda a situação atual da Aviação embarcada no mundo atual.
173º ENCONTRO NO INCAER
CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO - Atualidade e Futuro
A 173º edição da série Encontros no INCAER foi realizada no dia 29 de agosto. Neste mês a palestra apresentada, “Controle do Espaço Aéreo - Atualidade e Futuro”, foi proferida pelo Major Brigadeiro do Ar Ramon Borges Cardoso, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Seu principal objetivo foi trazer para o centro do debate um assunto atual e instigante, mantendo a tradição do INCAER de sempre estar sintonizado com as questões contemporâneas. O Maj. Brig Ramon expôs ao público uma visão total do Controle do Espaço Aéreo brasileiro, informando sobre sua estrutura e perspectiva futura.
172º ENCONTRO NO INCAER
TRÁFEGO AÉREO : Alguns fatos
A 172º edição da série Encontros no INCAER foi realizada no dia 25 de julho. Neste mês a palestra apresentada, “Tráfego Aéreo: Alguns Fatos”, foi proferida pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ref. Mauro José Miranda Gandra, ex-Ministro da Aeronáutica e Conselheiro do INCAER. Seu principal objetivo foi trazer para o centro do debate um assunto atual e instigante, mantendo a tradição do INCAER de sempre estar sintonizado com as questões contemporâneas. O Ten. Brig Gandra expôs ao público uma visão total do Sistema de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo brasileiro – SISDACTA, informando sobre sua implantação, desenvolvimento e estrutura. O debate que se seguiu, contou com a presença dos ex-Ministros da Aeronáutica Ten Brig Sócrates da Costa Monteiro e Ten Brig Octávio Julio Moreira Lima, Diretor do INCAER, e dos ex-Comandantes da Aeronáutica Ten Brig Carlos Almeida Baptista e Ten Brig Luiz Carlos da Silva Bueno.
171º ENCONTRO NO INCAER
COMARA - 50 Anos Integrando a Amazônia Brasileiraos
No mês de junho ocorreu sua 171º edição, com a apresentação da palestra “COMARA: 50 Anos Integrando a Amazônia Brasileira”, em homenagem à Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, proferida pelo Coronel Aviador Gilberto Evandro Machado Vieira, Vice-Presidente da COMARA. A COMARA tem por missão “projetar, construir, equipar e recuperar os aeroportos da Região Amazônica ou em outras regiões do País e executar obras civis para órgãos da administração Federal, Estadual ou Municipal mediante convênios, desde que sejam do interesse do Comando da Aeronáutica”. Sua criação, em meados da década de 1950, dentro da estrutura do então Ministério da Aeronáutica está relacionada à necessidade de implantar a malha aeroviária na Região Amazônica, como parte de uma política Federal de efetivamente ocupar e desenvolver a região. Através do então Comando da 1ª Zona Aérea, sediado em Belém, o Ministério da Aeronáutica criou, em maio de 1955, a Comissão Mista FAB/SPVEA, que após um ano e sete meses foi transformada em Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, através do Decreto nº 40.551 de 12 de dezembro de 1956. Nos seus longos anos de atividade, já construiu e recuperou mais de 150 pistas, além de viabilizar mais de 70 obras e reformas de instalações aeroportuárias e vias públicas, e apoiar vários órgãos federais na região amazônica. A partir de 17 de setembro de 2001 a COMARA passou a ser subordinada ao Comando-Geral do Ar (COMGAR). Nessa mesma data o trabalho da instituição foi estendido à outras regiões do Brasil.
170º ENCONTRO NO INCAER
2ª ELO - Unidade Aérea da Aviação de Patrulha
No mês de maio ocorreu sua 170º edição, com a apresentação da palestra “2ª ELO – Unidade Aérea da Aviação de Patrulha”, em homenagem ao Dia da Aviação de Patrulha, proferida pelo Coronel Aviador Refm José de Faria Pereira Sobrinho. A Aviação de Patrulha teve origem na Aviação Naval, originalmente responsável pelo patrulhamento aéreo do litoral brasileiro. A primeira missão operacional realizada pela então “Primeira Flotilha de Bombardeio e Patrulha” da Marinha, baseada na Ponta do Galeão (Rio de Janeiro), foi o patrulhamento das proximidades do Porto de Santos, durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Mas a data mais marcante da Aviação de Patrulha, comemorada oficialmente como Dia da Aviação de Patrulha, e celebrada por esta edição do Encontro, é o dia 22 de maio, quando, em 1942, foi torpedeado o submarino italiano Barbarigo no litoral brasileiro. O Barbarigo havia sido o responsável por afundar o navio mercante brasileiro Comandante Lira na nossa costa. Esta, e outras ofensivas à navios de bandeira brasileira, foram alguns dos agravantes que levaram ao rompimento das relações diplomáticas com os países do Eixo, na Segunda Guerra Mundial. A 2ª Esquadrilha de Ligação e Observação (ELO) da Força Aérea Brasileira, foi criada em 1956 para operar em cooperação com a Marinha, e o Coronel Pereira Sobrinho, então Capitão, foi seu 1º Comandante. A 2ª ELO realizou inúmeras missões por todo o território brasileiro, até ser desativada em 30 de janeiro de 2004.
Redes Sociais