O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
203º ENCONTRO NO INCAER
"O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, suas atividades e projetos"
Dando sequência à filosofia de transmitir à familia aeronáutica brasileira, conhecimento dos órgãos do Comando da Aeronáutica e suas missões, o INCAER, no seu último "Encontro no INCAER" de 2010, foi agraciado com uma belíssima palestra proferida pelo Exmº Srº Brig Ar José Geraldo Ferreira Malta, Diretor do CIAAR.
Prêmio INCAER de Cultura Aeronáutica
Após a palestra, o 2º Tenente AQV Rodrigo Moura Visoni, autor da obra "Santos-Dumont e os irmãos Wright - Fim da Polêmica Secular", foi agraciado com o Prêmio INCAER de Cultura Aeronáutica.
No livro, segundo o autor, a par das várias reivindicações, foi Santos-Dumont o primeiro a realizar “um voo completo em avião”. Para embasar tal afirmação, Rodrigo Moura Visoni faz um vôo pela História. Inicialmente explica o que é voar e qual a primeira máquina voadora eficiente. Em seguida, conta como Santos-Dumont e os Irmãos Wright ingressaram na Aviação, desenvolveram seus inventos e foram agraciados com Prêmios os mais significativos para a época. Aborda as controvérsias que cercam as fotografias dos vôos motorizados dos Irmãos Wright e como os vôos públicos de Santos-Dumont impulsionaram a Aviação. Seguem-se as contribuições de ambos para a Aeronáutica e a diferença entre os vôos dos Wright de 1903 e os do brasileiro Santos-Dumont em 1906, para, finalmente, concluir quem foi o primeiro a voar. Ganhador dos “Prêmios Literários Cidade de Manaus”, “Santos-Dumont e os Irmãos Wright - Fim da Polêmica Secular” vem compor a bibliografia fundamental sobre o “Pai da Aviação”, Alberto Santos-Dumont, e inclui seu autor, Rodrigo Moura Visoni, na galeria de importantes pesquisadores-historiadores do País.
202º ENCONTRO NO INCAER
"A percepção brasileira do mundo"
Em 27 de outubro do corrente ano, fomos obsequiados com excepcional palestra levada a efeito pelo ilustre Embaixador Marcos Henrique Camillo Côrtes, intitulada: “A percepção brasileira do mundo”. O palestrante apresentou, de forma detalhada e bastante elucidativa, o tema proposto,abordando conceitos modernos como fronteiras extralimites e institucional e conseguindo captar a atenção da assistência, magnetizando a plateia com seus dotes de excepcional conferencista.
201º ENCONTRO NO INCAER
"A Gestão da Cultura no Exército Brasileiro"
No dia 29 de setembro, fomos brindados com uma excelente palestra sobre a condução dos assuntos culturais pelo Exército brasileiro, uma Força que, pela sua grande dimensão territorial, nos fez refletir sobre sua estrutura sistêmica para o gerenciamento do seu patrimônio histórico e cultural. Os palestrantes, Gen Div Juarez Aparecido de Paula Cunha e Gen Brig R1 Carlos Alberto Reis de Morais, destacaram aspectos importantes do Sistema Cultural do Exército, enfatizando a imprescindibilidade de o mesmo permear os diversos níveis de atuação dos segmentos que compõem os elos do sistema cultural na Força Terrestre, facultando aos comandantes, em todos níveis, dispor dessa importante ferramenta e fonte de informações, no sentido de facilitar as decisões e, consequentemente, otimizar as ações que vierem a ser implementadas no âmbito cultural da Institutição.
Lançamento de Livro
O Maj Brig Ar Refm Carlos Sérgio de Sant'Anna Cesar lançou livro de sua autoria intitulado "O Caminho", em que ele, valendo-se de sua profissão como piloto militar e de sua experiência de maratonista, faz uma abordagem sobre o percurso do caminho francês para Santiago de Compostela. O livro se desenvolve como uma narrativa, mesclada com informações históricas e estórias vividas, deixando espaço para que a caminhada seja vista como um evento esportivo ou cultural e, até mesmo, como um desafio cheio de emoções.
200º ENCONTRO NO INCAER
"Aviação de Patrulha: História e Modernidade"
No “Encontro no INCAER” de agosto, tivemos uma instigante palestra sobre a participação da Aviação de Patrulha nos episódios importantes da história da Força Aérea e a implantação da aeronave P3-AM”.
199º ENCONTRO NO INCAER
"A atividade de Inteligência em nível estratégico. Uma proposta para o Brasil"
No “Encontro no INCAER” de julho, fomos brindados com uma instigante palestra do Capitão-de-Mar-e-Guerra Márcio Bonifácio Moraes, intitulada: “A atividade de Inteligência em nível estratégico. Uma proposta para o Brasil”.
198º ENCONTRO NO INCAER
"História da Proteção ao Voo"
Em 30 de junho do ano em curso, ocorreu, em nosso Instituto, o 198º “Encontro no INCAER”. Desta feita, fomos brindados com interessante painel sobre a “História da Proteção ao Vôo no Brasil” conduzido, com brilhantismo e maestria, pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Refm Sócrates da Costa Monteiro, ex-Ministro da Aeronáutica, coadjuvado pelas seguintes personalidades: Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo; Major-Brigadeiro-do-Ar Refm Guido de Resende Sousa, ex-Diretor da DEPV e ex-Presidente da CERNAI; Major-Brigadeiro-do-Ar Refm Normando Araujo de Medeiros, ex-diretor da DEPV e ex-Vice-Presidente da CISCEA e Coronel-Aviador Refm Gustavo Eugênio de Oliveira Borges, pioneiro da Proteção ao Vôo no Brasil. Na oportunidade, foram destacados, pelos ilustres painelistas, fatos marcantes da implementação do Sistema de Proteção ao Voo no Brasil, desde os seus primórdios até os dias atuais.
Entronização do Ten Brig Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho no Conselho Superior do INCAER
Durante a realização do tradicional “Encontro no INCAER”, foi realizada a Solenidade de Entronização do Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho no colendo Conselho Superior do INCAER, onde passou a ocupar a cadeira de nº 8, na vaga deixada pelo saudoso jornalista Armando Nogueira, recentemente falecido. É de se destacar o fato de a Cadeira nº 8, estar imantada pela exponencial figura de seu Patrono, o Major-Brigadeiro-do-Ar Lysias Augusto Rodrigues, vulto proeminente da historiografia aeronáutica brasileira, pioneiro do Correio Aéreo Nacional, consagrado intelectual e notável geopolítico. O Diploma de Conselheiro foi entregue ao homenageado pelo Exmo Sr Tenente-Brigadeiro-do-Ar Octávio Júlio Moreira Lima, presidente do Conselho Superior e diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica. A saudação ao novel Conselheiro foi efetuada pelo Coronel-Aviador Refm Manuel Cambeses Júnior, ocupante da Cadeira nº 9, que se expressou em nome dos componentes do Conselho Superior do INCAER.
197º ENCONTRO NO INCAER
"O Pré-Sal e novo marco regulatório"
No Encontro do mês de maio, fomos brindados com instigante palestra brilhantemente apresentada pelo Sr José Lima de Andrade Neto, Presidente da PETROBRAS Distribuidora. O evento contou com a participação de autoridades militares e profissionais da área de exploração de gás e petróleo que ouviram atentamente o tema: "O Pré-Sal e o novo marco regulatório."
196º ENCONTRO NO INCAER
"Brigadeiro Nero Moura: Vida e Obra"
O INCAER e a Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), homenagearam o insigne Brigadeiro-do-Ar Nero Moura, comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, nos céus da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. O Maj Brig Ar Lauro Ney Menezes, presidente da ABRA-PC, nos brindou com uma brilhante palestra sobre a vida e obra do Brig Nero Moura. Em seguida, tivemos uma entrevista com o o Maj Brig Ar Refm Rui e o Maj Brig Ar Refm Meira, dois ilustres veteranos de guerra e companheiros do Brig Nero Moura nos céus da Itália. E, ao final do encontro, o Sr Carlos Thompson Motta narrou a história da contribuição do Brasil na aquisição de aviões para Royal Air Force (RAF), durante a 2ª Guerra Mundial. Uma placa comemorativa foi oferecida ao Museu Aeroespacial pelos veteranos ingleses.
195º ENCONTRO NO INCAER
"O CELOG e sua participação tecnológica na evolução da Força Aérea Brasileira"
No mês de março o INCAER, dando sequência à divulgação das Organizações da Aeronáutica, apresentou o CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA - CELOG, que tem como missão realizar e implementar soluções eficientes para o provimento de bens e serviços específicos, no Brasil e no exterior, necessários para o preparo e emprego da Força Aérea Brasileira.
Redes Sociais