Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.

 

218º ENCONTRO NO INCAER

Ada Rogato: pioneira da aviação no Brasil

 

O INCAER realizou o 218º Encontro no INCAER no dia 28 de novembro, no auditório Ten Brig Deoclécio. O tema da palestra do último Encontro do ano, comemorativo dos 30 anos da mulher militar brasileira, foi a vida e a obra de uma das maiores pioneiras brasileiras da aviação, Ada Rogato. A palestra “Ada Rogato: pioneira da aviação no Brasil”, foi proferida pela escritora Lucita Briza, jornalista com pós-graduação no Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e biógrafa da aviadora.

 

Lucita Briza durante a palestra "Ada Rogato,
pioneira da aviação no Brasil".

 

Além dos convidados habituais, o evento contou com a participação de instrutoras de voo e cadetes da Academia da Força Aérea, aviadoras de transporte e de caça dos diversos Esquadrões da FAB, oficiais e graduadas das Unidades operacionais e de logística, e também comissárias.

 

A escritora Lucita Briza e as mulheres da FAB.

 

Em seguimento à palestra, houve o ato de diplomação de Membros Correspondentes do INCAER, uma sessão de autógrafos do livro Ada – Mulher. Pioneira. Aviadora, da escritora Lucita Briza, e o tradicional Chá INCAER.

 

Brig Ar Márcio Bhering Cardoso, Diretor do
Museu Aeroespacial, adquirindo um exemplar 
do livro “Ada – Mulher. Pioneira. Aviadora.”
de Lucita Briza.

 

 

217º ENCONTRO NO INCAER

Aviação Militar Brasileira: dos primórdios até a criação do Ministério da Aeronáutica"

 

No 217º Encontro no INCAER, ocorrido dia 31 de outubro no Auditório Ten Brig Deoclécio, foi realizada a palestra “Aviação Militar Brasileira: dos primórdios até a criação do Ministério da Aeronáutica”, do Cel Av Refm Reginaldo dos Santos Guimarães, pertencente ao efetivo do instituto.

A palestra havia sido proferida originalmente em 24 de setembro de 2012, no XIII Congresso da Federação Iberoamericana de Academias de Historia Aeronáutica e Espacial – FIDEHAE, em Bogotá, na Colômbia, mas o palestrante foi convidado a fazer uma reapresentação especial ao público brasileiro, devido à oportunidade do tema – neste ano comemora-se o centenário de aviação no Campo dos Afonsos, berço da aviação militar nacional.

 

Cel Av Refm Reginaldo dos Santos Guimarães durante a palestra
"Dos primórdios da Aviação Militar Brasileira até a Criação do Ministério
da Aeronáutica".

 

Ao final do seu pronunciamento, o Cel Reginaldo recebeu um diploma das mãos do Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R1 Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.

 

O Diretor do INCAER, Ten Brig Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho,
e o Cel Reginaldo dos Santos Guimarães, com o diploma pela palestra 
proferida.

 

O evento também foi marcado por uma sessão de autógrafos do livro Esquadrilha da Fumaça, 60 anos de história, de autoria do Comandante Luiz Carlos Fernandes de Souza Filho, Diretor de Segurança de Voo do Aeroclube do Paraná. Um DVD comemorativo dos 60 anos de atividade do Esquadrão de Demonstração Aérea foi distribuído na ocasião.

 

O Comandante Luiz Carlos Fernandes de Souza Filho segurando um 
exemplar do livro “Esquadrilha da Fumaça, 60 anos de história”
e um DVD comemorativo dos 60 anos de atividade do EDA.

 

216º ENCONTRO NO INCAER

Bartolomeu Lourenço de Gusmão

 

No dia 29 de agosto realizou-se o 216º Encontro no INCAER, no Auditório Ten Brig Deoclécio. O palestrante convidado foi o Prof. Adílio Jorge Marques, Doutor em Física e História, que enfocou aspectos históricos e científicos da vida e da obra de Bartolomeu Lourenço de Gusmão [1685 – 1724], o “Padre Voador”, por ocasião dos 303 anos de suas experiências aerostáticas pioneiras.

 

O Professor Adílio Jorge Marques durante a palestra relativa a 
Bartolomeu de Gusmão

 

Gusmão foi o primeiro brasileiro a receber uma patente, por um “invento para fazer subir água a toda a distância e altura que se quiser levar”, em 1707. Dois anos depois, tornou-se famoso pela invenção de um artefato mais leve que o ar – o balão a ar quente, que experimentou em Lisboa perante o rei Dom João V e a nobreza portuguesa, nos meses de agosto e outubro de 1709. De acordo com o pronunciamento do renomado professor, o inventor foi possivelmente influenciado pelos estudos do matemático grego Arquimedes e do padre italiano Francesco Lana Terzi na concepção dos seus engenhos revolucionários.

Ao final, o Prof. Adílio Jorge Marques recebeu um diploma e uma lembrança pela palestra proferida, das mãos do Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R1 Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.

 

O Ten Brig Vilarinho e o Professor Adílio JorgeMarques

com o diploma pela palestra ministradano INCAER.

 

215º ENCONTRO NO INCAER

A Escola de Aeronáutica no Campo dos Afonsos (1941-1973)

 

O 215º Encontro no INCAER, realizado dia 25 de julho no Auditório Ten Brig Deoclécio, contou com a palestra “A Escola de Aeronáutica no Campo dos Afonsos (1941 - 1973)” do 2º Ten QCOA HIS Tiago Starling de Mendonça. O palestrante fez um breve relato da trajetória da Escola de Aeronáutica, responsável pela formação de oficiais aviadores e intendentes entre as décadas de 1940 e 1970, ricamente ilustrado com fotografias de época. Diversos militares já na reserva ou reformados que compareceram ao evento, alguns de alta patente, se emocionaram ao rever cenas e lembrar histórias passadas na escola, criada no contexto da Segunda Guerra Mundial.

 

Segundo-Tenente Mendonça

 

Ao fim da palestra, o 2º Ten Mendonça recebeu diploma e uma lembrança do INCAER, oferecidos pelo diretor do instituto, Ten Brig do Ar R1 Paulo Roberto Cardoso Vilarinho. O tradicional Chá INCAER foi oferecido em seguida, proporcionando momentos de descontração e confraternização entre os convidados.

 

O Ten Brig Vilarinho e o 2º Ten Mendonça com o diploma pela
palestra proferida.

 

214º ENCONTRO NO INCAER

Os Balões de Augusto Severo

 

No dia 27 de junho de 2012, teve lugar, na Sala de Convenções Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello, do Clube de Aeronáutica, o 214º Encontro no INCAER, com a palestra “Os balões de Augusto Severo”, proferida pelo 2º Ten QCOA AQV Rodrigo Moura Visoni, do efetivo do INCAER.

 

O 2º Ten Visoni durante a leitura curricular de praxe feita pelo Cel Av R1
Marco Aurélio de Mattos.

 

O palestrante iniciou com um breve histórico da aerostação, passando em seguida a falar da vida e da obra do político e inventor norte-rio-grandense Augusto Severo de Albuquerque Maranhão [1864 – 1902], pioneiro dos dirigíveis semirrígidos e concorrente de Alberto Santos-Dumont na busca pela dirigibilidade dos balões. A apresentação contou com a exibição de fotografias inéditas relativas aos trabalhos do inventor, obtidas em acervos estrangeiros. Ao final, o palestrante recebeu um diploma e uma lembrança do Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R1 Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.

 

O 2º Ten Visoni recebendo diploma e um pequeno presente pela
palestra proferida, das mãos do Ten Brig Vilarinho, Diretor do INCAER.

 

Na sequência do evento, ocorreu uma tarde de autógrafos com o Cel Int Refm Lannes de Aguiar Garcia, autor do livro Bodas de Diamante, no pátio externo do INCAER.

 

O Cel Lannes autografando um exemplar do livro “Bodas de Diamante”.

 

213º ENCONTRO NO INCAER

Emprego da Aeronave P-3AM: primeiros resultados operacionais

 

"Emprego da aeronave P-3AM: primeiros resultados operacionais", foi o tema da palestra proferida pelo Brig Ar José Alberto de Mattos, Comandante da II Força Aérea, durante o 213º Encontro no INCAER, dia 30 de maio de 2012, no Salão Marechal Ivo Borges do Clube de Aeronáutica.

 

O Brig Mattos durante a palestra "Emprego 
da aeronave P-3AM: primeiros resultados operacionais"

 

O Lockheed P-3AM Orion, avião de patrulhamento marítimo de longo alcance, é a mais recente aeronave incorporada ao acervo da FAB. O Brig Mattos falou das tecnologias envolvidas, das capacidades do veículo e dos primeiros resultados práticos obtidos em exercícios militares.

O P-3AM possui sensores para detecção de alvos submersos, de superfície e aéreos. O sistema acústico oferece informações confiáveis e precisas sobre a localização e o acompanhamento de objetos submarinos, ainda que a aeronave patrulheira esteja a grande altitude e distância. Tais qualidades propiciam à FAB maior capacidade de fazer guerra antissubmarino, particularmente após a desativação das aeronaves Grumman P-16E Tracker. Uma vez que 95% do comércio exterior brasileiro é realizado por mar, pode-se estimar a grande importância desse fator para o País.

 

A entrega do diploma de palestrante ao Brig Mattos, feita pelo
Maj Brig Terroso, Subdiretor de Divulgação do INCAER

 

Ao fim da palestra, o Brig Mattos recebeu um diploma e um brinde do INCAER das mãos do Maj Brig Ar R1 Wilmar Terroso Freitas, Subdiretor de Divulgação do instituto, marcando sua passagem no Encontro, que trouxe novas informações sobre a aviação de patrulha

Em seguida, teve início a sessão de autógrafos do livro Ozires Silva, Um Líder da Inovação - Biografia do criador da EMBRAER, de Decio Fischetti. O evento contou com a presença do ilustre biografado, que também é Conselheiro do INCAER, e da imprensa

 

Decio Fischetti e Ozires Silva, autografando exemplares do livro
"Ozires Silva, Um Líder da Inovação - Biografia do criador da EMBRAER"

 

Maj Brig Ar R1 Wilmar Terroso Freitas, Ten Cel Av Refm Ozires Silva
e Ten Brig Ar Refm Carlos de Almeida Baptista, durante a sessão de
autógrafos do livro "Ozires Silva, Um Líder da Inovação - Biografia do
criador da EMBRAER"

 

212º ENCONTRO NO INCAER

A Defesa Aérea na Amazônia: O Esquadrão Pacau e a operação do F-5M em Ponta Pelada

No dia 25 de abril, foi realizado o 212º Encontro do INCAER, na Sala de Convenções Marechal-do-Ar Márcio de Souza e Mello. O público presente assistiu à palestra “A Defesa Aérea na Amazônia: o Esquadrão Pacau e a operação do F-5M em Ponta Pelada”, do Brig Ar Paulo Érico Santos de Oliveira, Comandante da III Força Aérea.

 

 

O Brig Ar Paulo Érico falando da importância da Amazônia.

 

O Brig Paulo Érico falou sobre a importância da defesa aérea na Amazônia, área equivalente a 60% do País, o Sistema de Vigilância da Amazônia (o SIVAM), a atuação do esquadrão Pacau no policiamento do espaço aéreo amazonense, com as aeronaves F-5M do 1º/4º Grupamento de Aviação, e a infra-estrutura que está sendo implantada em Manaus.

 

O Diretor do INCAER, Ten Brig Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho,
faz a entrega do Diploma ao Brig Ar Paulo Érico Santos de Oliveira,
pela palestra proferida

 

Ao fim da palestra, houve sessão de autógrafos do livro Tempos de Gloster e Catalina, do Brig Ar Refm Marion de Oliveira Peixoto. O livro faz parte da Série História Setorial da Aeronáutica Brasileira, do Clube do Livro, do INCAER.

 

Brig Marion de Oliveira Peixoto, autor do livro
"Tempos de Gloster e Catalina".

 

211º ENCONTRO NO INCAER

Transporte aéreo: visão histórica e atual

 

No dia 28 de março de 2012, no Salão Marechal-do-Ar Ivo Borges, do Clube de Aeronáutica, realizou-se o 211º Encontro no INCAER, com a palestra "Transporte aéreo: visão histórica e atual", ministrada pelo Maj Brig Ar R1 Carlos Sérgio de Sant'Anna César.

O palestrante iniciou com um resumo histórico do transporte aéreo, desde as primeiras ascensões em balões, ocorridas no ano de 1783, até a invenção dos dirigíveis e aviões. Falou do surgimento das empresas aéreas, dos eventos internacionais organizados para a regulamentação da aviação civil, dos acordos firmados e das entidades nacionais e internacionais criadas para a normatização e a fiscalização do aerotransporte.

 

O Ten Brig Ar R1 Vilarinho, Diretor do INCAER, entrega o Diploma
de participação ao Maj Brig Ar R1 Carlos Sérgio de Sant'Anna César.

 

Em seguimento à palestra, ocorreu a posse do Exmo. Sr. Brig Ar Refm Clóvis de Athayde Bohrer da Cadeira nº 4 do Conselho Superior do INCAER, cujo patrono é Eduardo Pacheco e Chaves, pioneiro do reide Rio de Janeiro-Buenos Aires. Ao fim da cerimônia, foram tiradas fotografias do Brig Athayde com os familiares, os conselheiros e a turma de 1970 do Centro de Formação dos Pilotos Militares, em momentos de grande emoção para o novo conselheiro.

 

Discurso de posse do Brig Ar Refm Clóvis de Athayde Bohrer

 

Congraçamento entre o novo conselheiro e o Ten Brig Ar Vilarinho

 

Maj Brig Scheer e Brig Athayde

 

O Brigadeiro Athayde recebe um abraço emocionado

 

Ao final, o escritor convidado Cosme Degenar Drumond procedeu a uma sessão de autógrafos do seu mais novo livro, O Brigadeiro Eduardo Gomes, trajetória de um herói.

 

O escritor Cosme Degenar Drumond autografando
o livro "O Brigadeiro Eduardo Gomes, trajetória de um herói".
Fim do conteúdo da página