Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.

294º ENCONTRO NO INCAER

“Emprego Militar do Espaço”

 

Em seu tradicional Encontro, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, na tarde do dia 29 de novembro de 2023, o Tenente-Coronel Aviador Luis Felipe de Moura Nohra, Chefe da Divisão de Controle do Centro de Operações Espaciais, organização subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), para palestrar na sua 294ª edição.

O evento, ocorrido no Centro Cultural da Força Aérea (CCFAB), contou com as presenças dos membros do Conselho Superior do Instituto, dos Oficiais-Generais e Superiores do efetivo e demais militares e civis da área do Rio de Janeiro e marcou o término das atividades culturais do Instituto para o ano de 2023.

Com o tema “Emprego Militar do Espaço” o palestrante tratou de temas como características, militarização e cenário da área espacial com o objetivo de apresentar à audiência o conceito de Operações Espaciais e de prospectar o Teatro de Operações Espaciais.

No Encerramento, o Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brigadeiro do Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, proferiu algumas palavras acerca da produção cultural realizada pelo Instituto no ano de 2023 e teceu suas observações acerca dos desafios e do futuro promissor esperado para o Instituto para o próximo ano. Em seguida, realizou os agradecimentos ao Tenente Coronel Nohra, entregando-lhe o diploma de participação e a lembrança do Instituto.

  

 

293º ENCONTRO NO INCAER

“O sistema de saúde da Aeronáutica – Desafios e Perspectivas ”

 



Na tarde do último dia 25 de outubro de 2023, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu o Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação à Assistência Médico Hospitalar da Diretoria de Saúde, Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, para palestrar no 293º Encontro no INCAER.

A reunião ocorreu no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio. Espaço esse localizado no Centro Cultural da Força Aérea (CCFAB), contando com as presenças dos membros do Conselho Superior do Instituto, dos Oficiais Generais e Superiores do efetivo e demais militares e civis da área do Rio de Janeiro.

O Encontro desse mês tratou de um assunto diferente, mas não menos importante para a comunidade da Força Aérea Brasileira. Com o tema “O sistema de saúde da Aeronáutica – desafios e perspectivas”, o Brigadeiro Laerte abordou questões referentes às principais mudanças e melhorias ocorridas no Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), sobretudo, nos seguintes hospitais: Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) e Hospital da Aeronáutica dos Afonsos (HAAF).

 O palestrante tratou, também, das últimas aquisições de materiais e equipamentos de última geração, bem como dos projetos, a saber: aquisição de sistema de cirurgia robótica para o HFAG, implantação do Centro de Atenção Integrado à Saúde - CAIS/Barra e implantação da Unidade de Saúde Mental.

Para concluir, o Brigadeiro Laerte traçou um paralelo entre o SISAU e os Planos de Saúde. Também teceu suas observações acerca dos desafios a serem superados e do futuro promissor esperado pela Diretoria de Saúde.



No Encerramento, o Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, convidou o Brigadeiro do Ar Refm Clóvis de Athayde Bohrer, Conselheiro do Instituto, para realizar os agradecimentos ao Brigadeiro Laerte, entregando-lhe o diploma de participação e a lembrança do Instituto.

 

292º ENCONTRO NO INCAER

“A Implantação do F-39 no Primeiro Grupo de Defesa Aérea ”

 



Em evento realizado no auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no dia 27 de setembro de 2023, o Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, Comandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea - 1º GDA - e um dos primeiros brasileiros a voar em um Gripen, para palestrar no 292º Encontro no INCAER.

Tradicional reunião entre os amantes dos temas aeronáuticos, o Encontro desse mês contou com a presença de militares e civis da área do Rio de Janeiro que se entusiasmaram com o tema “A implantação do F-39 no Primeiro Grupo de Defesa Aérea”.

Após um vídeo de apresentação da aeronave, O Tenente-Coronel Pascotto iniciou sua explanação apresentando o F-39 Gripen que é um caça multiuso fabricado pela empresa aeroespacial Saab, da Suécia, sendo, atualmente, a mais moderna aeronave de combate do nosso continente.

O palestrante seguiu abordando a rotina do esquadrão e dos pilotos, bem como os treinamentos que estão acontecendo para que a implementação operacional do F-39 seja a mais eficiente possível no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB). Pelas perspectivas atuais, essas aeronaves serão o modelo padrão na aviação de caça que assim, entra em uma nova fase, com uma aeronave moderna para atender todas as demandas necessárias na aérea da defesa aérea.

O conferencista destacou, ainda, a parceria entre a FAB e a Saab, que representou grande transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia.

Para concluir, o Tenente-Coronel Pascotto teceu suas observações acerca do F-39 e do futuro promissor esperado para a Base Aérea de Anápolis.

No encerramento da sessão, o Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER, Brigadeiro do Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez convidou o Conselheiro do Instituto e ex- Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro do Ar Refm Marcio Bhering Cardoso para realizar os agradecimentos ao palestrante e entregar-lhe o diploma de participação e a lembrança do Instituto.

 

 

291º ENCONTRO NO INCAER

“Aviatrix ”


Na tarde do dia 30 de agosto, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio, o Coronel (EB) Carlos Roberto Dairós para palestrar no seu no 291º Encontro no INCAER.

O conferencista, que é especialista em história militar e, entre outras atribuições, é membro Instituto de Geografia e História Militar do Brasil; do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e pesquisador-chefe da Seção de Memória Institucional e História Oral do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro; discursou acerca do tema “Aviatrix: a saga das mulheres que ousaram desafiar o céu”

A palestra teve como objetivo narrar a fantástica saga da aviação no universo feminino, contando as histórias das primeiras aviadoras que enfrentaram tudo para realizarem os seus sonhos de voar.

O coronel Dairós expôs, também, a trajetória da primeira aviadora, Aída de Acosta, aluna de Santos Dumont, passando pela brasileiras Thereza di Marzo e Anésia Pinheiro Machado até a lendária e famosa Amelia Earhart.

Após a explanação e os debates, foi apresentado o livro “AVIATRIX - A saga das mulheres que ousaram desafiar o céu”, de autoria de Carlos e Elaine Daróz. Em seguida, o palestrante permaneceu à disposição dos presentes para autógrafos.

O evento contou com as presenças de oficiais da ativa e da reserva da Força Aérea Brasileira da área do Rio de Janeiro, de membros do Conselho Superior do INCAER e demais militares e civis convidados.

 



Ao final, o Diretor do INCAER, Tenente Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, convidou o Brigadeiro do Ar Refm Clóvis deAthayde Bohrer, membro do Conselho Superior, para passar às mãos do Coronel Dairós o diploma e a lembrança do Instituto, como forma de agradecimento pela instrutiva e estimulante explanação realizada.

 

 

290º ENCONTRO NO INCAER

“150 anos de Santos Dumont”

 



No dia 26 de julho de 2023, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) promoveu, no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio, localizado no Centro Cultural da Força Aérea Brasileira (CCFAB), o 290º Encontro no INCAER.

Como parte das comemorações ao Sesquicentenário do Pai da Aviação, o INCAER convidou a Tenente-Coronel Museóloga R/1 Sahara Burity Fernandez Cyrino, Chefe da Assessoria de Difusão Cultural do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) para apresentar a palestra “Santos Dumont – Vida e Obra através da lupa do CENDOC”.

A exposição teve como objetivo contextualizar a vida e a obra de Santos Dumont sob a óptica do CENDOC e ressaltar os principais fatos que contribuíram no processo de construção da sua memória. Assim, a palestrante discorreu sobre a história deste genial inventor transpassando suas relações pessoais, suas invenções e premiações até a chegada do seu último e derradeiro “vôo”, ocorrido em 23 de julho de 1932, quando faleceu em São Paulo.

A Tenente-Coronel Sahara também abordou temas como a Fazenda Cabangu - onde Santos-Dumont nasceu - e o acervo do CENDOC, ressaltando a existência do “Fundo Santos Dumont” cujo conjunto foi doado pela sobrinha-neta do Pai da Aviação. Constituído de fotografias inéditas, cartas e recortes de jornais de inúmeros países que, datados a partir de 1899, foram colecionados pelo próprio inventor e constitui fonte inestimável para a história nacional.

Em seguida, o Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, destacou que o objetivo desse Encontro foi oferecer ao público um contato com o legado do Pai da Aviação. "É gratificante e motivo de muito orgulho para o INCAER, juntamente com o Museu Aeroespacial, fazer parte das comemorações dos 150 anos do Marechal do Ar Santos Dumont e ter a oportunidade de compartilhar com a sociedade um pouco da história desse grande visionário, cujos sonhos afetam, até hoje, o nosso cotidiano", afirmou.

No encerramento da sessão, o Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brigadeiro do Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, expressou palavras de agradecimento a todos pela presença bem como à palestrante, entregando-lhe, em seguida, o diploma de participação e a lembrança do Instituto.

 

 

289º ENCONTRO NO INCAER

“O Emprego do KC-30 na FAB”



No último dia 28 de junho de 2023, aconteceu, no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio, o 289º Encontro no INCAER. O evento a instrutiva palestra “O emprego do KC-30 na FAB”, ministrada pelo Tenente-Coronel Aviador Marcos Fassarella Olivieri, Comandante do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte – 2º/2º GT.

Após um vídeo de apresentação da aeronave, o Coronel Olivieri passou a abordar temas como a aquisição do modelo Airbus A330-200, que está sendo convertido em Multi Role Tanker Transport - MRTT -, capacidades e emprego da aeronave.

Ao longo do encontro, o palestrante explicou que com o MRTT, a Força Aérea Brasileira aumenta sua capacidade em ações estratégicas, como reabastecimento em voo, apoio logístico e ações humanitárias. Explicou, também, sobre as dimensões e a autonomia do KC-30, que ostenta 59 metros de comprimento e pode transportar até 238 passageiros, bem como pode carregar 45 toneladas de cargas e voar a uma distância de 14,5 mil quilômetros. Tudo isso, no objetivo de identificar as principais características do emprego do KC-30 no âmbito da Força Aérea Brasileira, a maior aeronave que a Força Aérea já operou.

 

288º ENCONTRO NO INCAER

“A FAB e o Helicóptero: 70 anos de História”

 

No dia 31 de maio de 2023, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica realizou, no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio, a 288ª edição do Encontro no INCAER.

O evento contou com a presença do prestigiado Coronel Aviador R/1 Gilberto Evandro Machado Vieira, assessor do Instituto, que proferiu a palestra “A FAB e o Helicóptero: 70 anos de História”.

A exposição teve como objetivo demonstrar a evolução dessas aeronaves iniciada em 1953, com a incorporação dos H-13D, até os dias atuais. O Coronel Vieira discursou, também, sobre a atuação dessas aeronaves responsáveis, dentre outras, por salvar vidas, realizar missões de defesa de áreas estratégicas e transporte aerologístico. 

O palestrante também explicou temas como: emprego e tiro armado e defesa aérea, bem como abordou as características dos novos helicópteros, mais modernos e melhores equipados, que trouxeram novas possibilidades de atuação, como a utilização de óculos de visão noturna (NVG).

 

 

287º ENCONTRO NO INCAER

“Marechal Rondon”

 

 

Na tarde do dia 26 de abril, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no Clube de Aeronáutica, o Professor Doutor Maurício Melo de Meneses para palestrar no seu no 287º Encontro no INCAER.

O conferencista que entre outras atribuições, é membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie, integrante do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e escritor e biógrafo de Marechal Rondon; discursou acerca do tema “Marechal Rondon: vida, obra, valores e sua importância na história brasileira”.

A palestra teve como objetivo descrever a importância e um pouco da trajetória do Mal. Cândido Rondon, que nasceu no interior do Mato Grosso e se tornou uma figura de grande importância para a História do Brasil participando, ativamente, de acontecimentos grandiosos como a Proclamação da República e a Abolição da Escravidão.

Diplomado professor primário aos 16 anos, o Marechal Rondon ingressou, em seguida, na carreira militar; onde atuou na integração do oeste e norte do Brasil. Lá, engajou-se na implantação de linhas telegráficas que melhorassem a comunicação dessas regiões do país. Além disso, empenhou-se na defesa dos povos indígenas, sendo o mais importante dos sertanistas, estabelecendo relações respeitosas e desmistificando a rotulagem agressiva atribuída aos índios.

Após a explanação e os debates, foi apresentado o livro “Rondon, o Marechal da Paz – a vida de um heroi nacional contada por meio da Filatelia”, de autoria do Dr. Maurício, que ficou à disposição dos presentes para autógrafos.

O evento contou com as presenças de oficiais da ativa e da reserva da Força Aérea Brasileira da área do Rio de Janeiro, de membros do Conselho Superior do INCAER e demais militares e civis convidados.

Ao final, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar Rafael Rodrigues Filho, passou às mãos do Senhor Maurício o diploma e a lembrança do Instituto, como forma de agradecimento pela instrutiva e estimulante explanação realizada.

 

 

 

286º ENCONTRO NO INCAER

“ASOCEA - Missão e Perspectivas Futuras”

 

 

Iniciando o ano cultural de 2023, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no dia 29 de abril, o Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, Chefe da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), para palestrar no 286º Encontro no INCAER.

Criada a partir do Decreto nº 6.834, de 30 de abri de 2009, a ASOCEA é um órgão de assessoria direta e imediata ao Comandante da Aeronáutica e tem a missão de assessorá-lo nos assuntos relacionados à supervisão da segurança do Serviço de Navegação Aérea.

O Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, abriu o evento com uma breve explanação acerca das atividades relacionadas à Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo e ao Serviço de Navegação Aérea. Discorreu, também, acerca da importância da ASOCEA e pontuou que “ao longo dos seus 14 anos de atividade, a Unidade vem desenvolvendo avançados e eficazes processos de vistorias que resultam no contínuo aumento da segurança operacional”.

Com objetivo de apresentar as atividades da Unidade ao público presente, o palestrante discursou sobre a criação, a missão, a área de atuação e sobre os processos de inspeção, assim como as perspectivas futuras da Organização.

O Coronel Ivan também exibiu os excelentes resultados da ASOCEA, explicando que a Unidade vem acompanhando a evolução da vigilância em segurança operacional preconizada pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e que sua experiência decorre das mais de 800 inspeções realizadas. Em seguida, agradeceu ao Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER, o Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez, o convite para palestrar no Instituto, destacando que “a participação em eventos da natureza do Encontro no INCAER é uma oportunidade de levar ao público externo a relevância do processo de inspeção realizado pela ASOCEA e o contexto das atividades de vigilância desenvolvidas no Sistema do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”.

 O evento, ocorrido no Clube de Aeronáutica, contou com as presenças de oficiais da ativa e da reserva da FAB da área do Rio de Janeiro, de membros do Conselho Superior do INCAER e demais militares e civis convidados.

No encerramento, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar Rafael Rodrigues Filho, passou às mãos do Cel Ivan o diploma e a lembrança do Instituto, como forma de agradecimento pela instrutiva e esclarecedora explanação realizada.

 

Fim do conteúdo da página