XIV CONGRESSO FIDEHAE
O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), membro da Federação Internacional de Estudos Históricos, Aeronáuticos e Espaciais (FIDEHAE), representou o Brasil no XIV Congresso da Federação, que ocorreu entre os dias 16 e 20 de junho, em Buenos Aires, Argentina. Criada em 1995, com o objetivo de promover a interação acadêmica e congraçar estudiosos dos inventos, feitos e fatos da história aeronáutica e aeroespacial ibero-americana, a FIDEHAE assumiu uma nova dimensão, agora internacional, passando a admitir integrantes de todos os países.
Neste ano, em que se comemora o centenário de morte de Jorge Alejandro Newbery, fundador e Patrono da Aeronáutica Civil e Militar da Argentina, o congresso foi organizado pelo Ministério da Cultura da Argentina, por meio do Instituto Nacional Newberiano. A cerimônia de abertura ocorreu na sede do Ministério das Relações Exteriores do governo argentino, no Palácio San Martín, e as palestras foram celebradas no prédio da chancelaria. Ao todo, foram apresentadas 20 conferências sobre os mais diversos temas da cultura aeronáutica por estudiosos da Argentina, Brasil, Chile, INCAER participa do XIV Congresso FIDEHAE Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Peru, Portugal e Uruguai. Pesquisadores do INCAER levaram ao congresso os temas: “Eduardo Pacheco e Chaves”, proferido pelo Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Refm Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, e “o lendário Campo dos Afonsos: Berço do Correio Aéreo”, proferido pelo Coronel Aviador Refm Reginaldo dos Santos Guimarães. A Fundação Santos Dumont, com sede em São Paulo e participante da delegação do Brasil, apresentou o tema “Bartolomeu de Gusmão”, proferido pelo professor Ricardo Magalhães.
Diretor do INCAER profere palestra sobre Eduardo Chave
Além das sessões acadêmicas, os congressistas realizaram uma viagem ao município de Saladillo, província de Buenos Aires, onde assistiram a um show aéreo, participaram da proclamação da cidade como a Capital Nacional do Helicóptero e de uma homenagem ao seu ilustre filho, Augusto Ulderico Cicaré. Aos onze anos, Cicaré montou, sozinho, seu primeiro motor e, aos 21, construiu e voou seu primeiro helicóptero, sem qualquer aporte financeiro de grupo privado ou governamental. Desde então, há mais de 50 anos à frente da Cicaré S/A, Augusto Cicaré desenvolveu mais de 14 modelos de helicópteros e simuladores, contribuindo para a projeção internacional da indústria aeronáutica argentina.
Momento da palestra do Cel Av Refm Reginaldo durante o XIV
Congresso da Federação, na Argentina
No último dia dos trabalhos, os integrantes da delegação brasileira acompanharam as homenagens ao Patrono da Aeronáutica Argentina, Jorge Newbery, realizando visita ao seu túmulo, no cemitério La Charita, e ao Convento de Santo Domingo, onde foi celebrada uma missa. Nessa mesma data, participaram dos eventos em memória do general Manoel Belgrano, criador da bandeira da nação argentina, que viveu entre 1770 e 1820, tendo destacada participação nas campanhas militares de independência daquele país.
Homenagens
Por Portaria nº R-863/GC4, de 3 de setembro de 2005, o Exmº Sr Comandante da Aeronáutica designou, para cumprir a Missão PLAMTAX/2005 do INCAER, os militares Ten Brig do Ar RR OCTÁVIO JÚLIO MOREIRA LIMA, Diretor, e Cel Av R1 MANUEL CAMBESES JÚNIOR, Chefe da Divisão de Estudos e Pesquisa, para viajarem a Buenos Aires - Argentina a fim de participarem do IX Congresso da FIDEHAE.
A conferência foi proferida pelo Cel Av R1 MANUEL CAMBESES JÚNIOR sob o título: "A ativação do Projeto SIVAM e sua importante contribuição para o desenvolvimento da Navegação Aérea e do Poder Aeroespacial na Amazônia Brasileira.
Redes Sociais