A Biblioteca Tenente-Brigadeiro Moreira Lima, do INCAER, teve origem em 30 de outubro de 1989 com a doação de parte da coleção do Tenente-Brigadeiro Nelson Freire Lavenère Wanderley, importante personalidade da Força Aérea Brasileira, e do Dr. Isaac Jackubowsky, funcionário civil da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), dando início a um braço muito importante do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, já previsto desde a sua criação. A partir de então, a biblioteca foi estruturando seu acervo através de doações feitas por militares e seus familiares. Inicialmente ocupou o andar térreo do prédio sede do Instituto e, posteriormente, em virtude de seu crescimento, foi deslocada para o andar superior.
Conforme Portaria INCAER nº 2/SECDIR, de 14 de abril de 2014, a Biblioteca passa a ser designada como Biblioteca Tenente-Brigadeiro Moreira Lima, publicada no Boletim Ostensivo nº 17, de 25 de abril de 2014.
Ao longo dos anos, a Biblioteca foi modernizada com a instalação de arquivos deslizantes, o que proporcionou maior proteção do acervo, otimização do espaço e padronização visual. Em 31 de julho de 2014, o espaço foi reinaugurado como homenagem ao ex- Diretor do Instituto e ex-Ministro da Aeronáutica, militar de grande vulto e responsável pela criação do INCAER.
Com um acervo de aproximadamente treze mil exemplares de obras, entre os quais livros, folhetos, opúsculos, CD’s, DVD's, fotografias, manuscritos, obras raras, especiais e de referência, bem como mais de três mil exemplares de periódicos, a Biblioteca do INCAER tornou-se uma referência, especializada no tema aeronáutico e guardiã de preciosidades da Força Aérea Brasileira.
Em razão de sua singularidade, atende a frequentes visitas de pesquisadores e de alunos interessados neste acervo de inestimável valor e de características tão peculiares.
No ano de 2020, passou a integrar a Rede BIA (Bibliotecas Integradas da Aeronáutica) e iniciou a migração de dados do antigo sistema SISBIBLIO, criado pela Seção de Tecnologia da Informação do INCAER, para o sistema SOPHIA, software gerenciador do acervo bibliográfico, que possibilita ao usuário realizar consultas, reservas e empréstimos, de forma mais clara e rápida, facilitando sobremaneira a preservação da história e a respectiva veiculação da informação.
Redes Sociais