O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.
256º ENCONTRO NO INCAER
"DÓ, RÉ, MI, FAB - Nas Asas do Universo Musical"
O “256º Encontro no INCAER”, realizado na tarde do dia 29 de novembro de 2017, emocionou a plateia presente com apresentações de três pequenos grupos musicais formados por integrantes das Bandas de Música sediadas na Base Aérea dos Afonsos e nas Alas 11 e 12.
No já tradicional evento, que encerrou, simbolicamente, o calendário cultural do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) no ano de 2017, foram interpretadas músicas populares brasileiras conhecidas pelos públicos interno e externo, bem como obras internacionais, enriquecidas pela execução até mesmo de instrumentos musicais não previstos nas estruturas funcionais das Bandas de Música da Força Aérea Brasileira, como é o caso do “acordeão”, tocado pelo 1º Ten QOEA MUS Paulo Maurício Gomes, da Ala 11.
Propiciando um repertório eclético à audiência, os grupos executaram, dentre outras, as obras: “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso, que contou com o solo de violão do Maj Brig Ar Refm Wilson Freitas do Valle e com o Ten Cel Esp Com Refm Francisco Eugênio Ribeiro na percussão; “ Fibra de Herói”, letra de Teófilo Barros Filho e música de César Guerra Peixe, excepcionalmente em ritmo de rock; a clássica canção italiana “Con Te Partiró”, letra de Lúcio Quarantotto e música de Francisco Sartori, cujo solista, 1º Sgt Rafael Bezerra de Souza, da Banda de Música da Base Aérea de Santa Cruz, foi aplaudido de pé; a famosa “Luíza”, de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim; “Vida de Viajante”, do genial instrumentista e sofisticado criador de melodias e harmonias Luiz Gonzaga do Nascimento; e “Jura”, composta por José Barbosa da Silva, o “Sinhô do Samba”.
Para abrilhantar ainda mais o Encontro, a equipe de Museologia do INCAER providenciou uma exposição alusiva à atividade musical, contendo diversos instrumentos musicais, equipamentos antigos que eram utilizados para a confecção de partituras musicais, assim como “banners” e fotografias contando a história deste importante elemento difusor de cultura denominado Banda de Música.
Na mesma oportunidade, foi lançado o opúsculo intitulado “DÓ, RÉ, MI, FAB – Nas Asas do Universo Musical”, com tarde de autógrafos da 1º Ten QOCon Tec (HIS) Bruna Melo dos Santos, do efetivo do INCAER e autora do compêndio.
255º ENCONTRO NO INCAER
"O Centro de Operações Espaciais"
O Coronel Aviador Marcelo Vellozo Magalhães proferiu a palestra “O Centro de Operações Espaciais (COPE)”, no 255º Encontro no INCAER, realizado no dia 25 de outubro de 2017, familiarizando a audiência sobre as especificidades do COPE.
Organização militar subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o COPE está incumbido de preparar operadores de satélites, integrar as operações aéreas da Força Aérea Brasileira com as operações espaciais, sendo também, responsável pela capacitação dos profissionais envolvidos na operação e monitoramento do primeiro satélite brasileiro, o SGDC, Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações.
O SGDC dará mais segurança à transmissão de informações estratégicas do país, sendo sua execução realizada de forma compartilhada entre o Ministério da Defesa e a Empresa de Telecomunicações Brasileiras (TELEBRAS). Os militares são os responsáveis pela operação da banda X, frequência destinada exclusivamente ao uso do Ministério da Defesa. Já a banda Ka, que irá ampliar a oferta de banda larga, será operada pelos técnicos da TELEBRAS.
Durante o debate, foram explanadas excelentes questões acerca das operações realizadas pelo SGDC, elucidando as dúvidas da plateia.
254º ENCONTRO NO INCAER
"O Superior Tribunal Militar"
O 254º Encontro no INCAER, realizado no dia 27 de setembro de 2017, teve como tema “O Superior Tribunal Militar”. A palestra foi apresentada pelo Exmo. Sr. Ten Brig Ar Refm William de Oliveira Barros, Ministro do Superior Tribunal Militar (STM).
O Ten Brig William explanou sobre a história e a organização da Justiça Militar da União, passando por suas competências e funcionamento. Delineou temas que se encontram em pauta atualmente no STM, como a atualização do Código Penal Militar e do Código Processual Penal Militar, finalizando com as perspectivas da JMU para 2018.
Durante o painel, exemplificou a atuação da Justiça Militar por meio de casos ocorridos, atuais ou do passado recente.
Pela primeira vez o novo Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, teve a oportunidade de atuar como anfitrião do evento.
Como de costume, a apresentação contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER.
253º ENCONTRO NO INCAER
"Concepção de Emprego de Reconhecimento Aéreo e as capacidades dos sensores do 1º/10º GAv"
“Concepção de Emprego de Reconhecimento Aéreo e as capacidades dos sensores do 1º/10º GAv”, foi o tema do 253º Encontro no INCAER, realizado no dia 30 de agosto de 2107, que teve como palestrante o Major Aviador Murilo Grassi Salvatti, Adjunto da Divisão de Preparo Operacional do Comando de Preparo (COMPREP).
O Maj Salvatti nos trouxe informações relevantes sobre as grandes transformações na estrutura organizacional da Força Aérea Brasileira através do COMPREP, órgão responsável pelo planejamento e controle das atividades permanentes e rotineiras de preparo, e o seu emprego por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
“Na área operacional, a Força Aérea Brasileira vive um momento de transformação, que envolve o desenvolvimento e a aquisição de aeronaves e equipamentos bélicos, processos de modernização, planejamento baseado em capacidades, além do desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para organizar e sistematizar as atividades de preparo da FAB”, assim elucidou o Maj Salvatti.
Nesse contexto, a FAB se consolida como referência em missões de reconhecimento tático, e o 1/10º Grupo de Aviação, subordinado à ALA 4, detém a expertise no emprego do reconhecimento aéreo, fornecendo informações atualizadas produzidas através do reconhecimento visual, fotográfico, meteorológico, eletro-óptico e infravermelho, o que nos coloca em posição de destaque no cenário internacional.
Ao fim da palestra, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Ailton dos Santos Pohlmann, entregou diploma e lembrança do Instituto ao palestrante.
252º ENCONTRO NO INCAER
"O Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP)"
No dia 26 de julho de 2017, aconteceu o 252º Encontro no INCAER, quando o Coronel Aviador José Virgílio Guedes de Avellar, Diretor do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP), realizou uma apresentação sobre essa organização subordinada ao Comando de Preparo (COMPREP).
O Cel Avellar nos proporcionou uma interessante palestra sobre o IAOP, Instituto de referência no Brasil e no exterior, reconhecido pela excelência de sua contribuição técnico-científica aplicada às atividades operacionais, geração de conhecimento e apoio à decisão.
A unidade, também, concentra profissionais qualificados para realizar avaliações operacionais e soluções para questões nas áreas de Guerra Eletrônica, Comando e Controle e Sistemas de Armas, visando a contribuir para o adequado preparo e o correto emprego da Força Aérea Brasileira.
Após a palestra, houve a abertura da mostra filatélica “A vida de Santos-Dumont na Filatelia” organizada pelo Capitão de Mar-e-Guerra Reformado Fernando Antônio Borges Fortes de Athayde Bohrer, membro associado à Federação Brasileira de Filatelia. A Mostra conta, através dos selos, um pouco sobre a gloriosa trajetória do Pai da Aviação.
251º ENCONTRO NO INCAER
"O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)"
O Coronel Aviador César Augusto O’Donnell Alvan, Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), foi o palestrante do 251º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 28 de junho de 2017.
O IFI, uma “organização de referência internacional para o fomento do complexo científico-tecnológico aeroespacial”, foi o tema explanado, com propriedade, pelo Cel O’Donnell. O Instituto, único órgão qualificador de pessoal da América Latina e responsável por coordenar toda atividade de tecnologia industrial básica da FAB, tem como missão realizar e implementar soluções eficientes para garantia do desempenho, da segurança e da disponibilidade de produtos e sistemas aeroespaciais do interesse do Comando da Aeronáutica. Presta também, serviços com rigor científico, nas áreas de normalização, metrologia, certificação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, como também, na coordenação industrial, com vistas ao alcance da eficácia no cumprimento da missão.
Ao final da palestra, o Subdiretor de Cultura do INCAER, Maj Brig Ar José Roberto Scheer, representando o Diretor, Ten Brig Ar Aílton dos Santos Pohlmann, realizou os agradecimentos e entregou ao palestrante diploma e lembrança do Instituto.
Realiza, também, “ensaios em voo”, pesquisa aplicada e formação de pessoal especializado, com excelência, rigor científico e segurança.
Tivemos ainda, a sessão de autógrafos do livro “A Criação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA”, de autoria do Maj Brig Ar Refm Irineu Rodrigues Neto.
O livro relata episódios envolvendo a transição da antiga Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo para o atual Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
250º ENCONTRO NO INCAER
"O Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV)"
O 250º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 31 de maio de 2017, contou com a presença do Coronel Aviador Silvio Lúcio Cunha Bastos, Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
O Coronel Lúcio nos brindou com interessante apresentação sobre o IPEV, cuja finalidade é a de efetuar atividades de instrumentação de aeronaves e telemetria de dados, para apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à certificação de produtos aeronáuticos, visando à validação do projeto e à segurança da operação. Além disso, o IPEV tem como atribuições testar, em voo, tais produtos, a fim de garantir o fiel cumprimento operacional da missão.
Realiza, também, “ensaios em voo”, pesquisa aplicada e formação de pessoal especializado, com excelência, rigor científico e segurança.
O evento foi abrilhantado pela exposição “Asas Pioneiras”, composta por acervo de quadros e aquarelas sobre aviação, pertencentes ao Museu Aeroespacial, retratando aeronaves antigas voadas no Brasil.
Logo após a palestra, houve sessão de autógrafos do livro “Reminiscências de Aviador – Histórias de um Piloto da Força Aérea Brasileira”, do Coronel Aviador Raul Galbarro Vianna. O livro conta, de forma poética, relatos sobre situações vividas pelo autor, como Piloto da Força Aérea Brasileira.
249º ENCONTRO NO INCAER
"As Revoltas de Jacareacanga e de Aragarças"
O Coronel de Infantaria da FAB João Rafael Mallorca Natal, oficial da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, proferiu a palestra “As Revoltas de Jacareacanga e de Aragarças”, no 249º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 26 de abril de 2017.
Durante a explanação, o Cel Rafael detalhou os principais eventos ligados às revoltas de Jacareacanga, ocorrida em 1956, e de Aragarças, em 1959, explanando o clima de insatisfação que existia na Caserna, o que acarretou no surgimento de tais movimentos revolucionários. As manifestações visaram a afastar do poder grupos que controlavam, naquela época, o governo brasileiro, acusados de corrupção e de malversação de recursos públicos.
Após a apresentação, houve sessão de autógrafos do livro CONTATO - Aviação e Arte, de Mauro José de Godoy Moreira, Mestre Brasileiro da Aviation Art e fundador e primeiro Presidente da Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial (ABRARTA).
248º ENCONTRO NO INCAER
"Voando na Grande Guerra: os aviadores brasileiros na 1ª Guerra Mundial"
“Voando na Grande Guerra: os aviadores brasileiros na 1ª Guerra Mundial” foi o tema da palestra ministrada pelo Cel Carlos Roberto Carvalho Daróz no 248º Encontro no INCAER, realizado no dia 29 de março de 2017. Mestre em Operações Militares e Oficial de Artilharia da Reserva do Exército Brasileiro, o Cel Daróz é, ainda, membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e pesquisador associado do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro.
A apresentação discorreu sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a participação de pilotos militares brasileiros no conflito, formados, em sua maioria, pela recém-criada Escola de Aviação Naval (1916).
Após a palestra, o Cel Daróz procedeu a uma sessão de autógrafos do livro O Brasil na Primeira Guerra Mundial – A longa travessia. Na obra, o Cel Daróz narra a presença brasileira na guerra e mostra qual foi a real contribuição do Brasil para os Aliados no conflito e as consequências disso para o país.
Redes Sociais