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DEZEMBRO/2024

PLANILHA DAS LOCALIDADES CONTRATADAS - VERSÃO ONLINE

ATENÇÃO: A PLANILHA SERÁ ATUALIZADA ATÉ O QUINTO DIA ÚTIL DO MÊS DE REFERÊNCIA.

OBJETIVOS GERAIS

 

Possui como objetivo aprofundar o conhecimento e debater tópicos sobre contratação de bens e serviços nas Forças Armadas com foco no modelo centralizado de compras governamentais.

Com a exposição e discussão dos temas, o Centro Logístico da Aeronáutica pretende ampliar e equalizar conhecimentos, padronizar procedimentos na busca de melhores práticas de gestão e eficiência das compras públicas, além de buscar soluções nas dificuldades encontradas nas aquisições de Produtos Estratégicos de Defesa.

 

 

Dia 1

Palestra 1 – Compras Centralizadas no Comando da Aeronáutica: a experiência do CELOG na aquisição

Palestra 2 – Processo de Aquisição Centralizada no Comando Logístico do Exército (COLOG-DFPC)

Palestra 3 - O Recebimento e distribuição nas Compras Centralizadas da Marinha do Brasil (DAbM)

Palestra 4 - GoodYear

Palestra 5 - Contratação de Serviço de Suporte Logístico na FAB (GAL)

Palestra 6 - Nacionalização: aspectos estratégicos, peculiaridades e problemas na licitação (CELOG - NNAC)

Palestra 7 - Apresentação da FIESP

 

Dia 2

Palestra 8 – Processos de aplicação de sanções administrativas contratuais (ASSCOM), acompanhamento de contratos nas compras centralizadas

Palestra 9 – Visão da CJU - SP para as contratações centralizadas, no âmbito da Administração Pública Federal (CJU - SP)

Palestra 10 – Implementação de Processos Administrativos de Gestão em formato digital com assinatura eletrônica (GAP - GL)

Palestra 11 – SILOMS (Módulo Aquisição) – Status e Projetos (CCA - RJ)

Palestra 12 – Ministério da Defesa: aplicação da Lei 12.598, que estabelece normas especiais para as compras, as contratações e o desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa; dispõe sobre regras de incentivo à área estratégica de defesa; altera a Lei n o 12.249, de 11 de junho de 2010; e dá outras providências.

Palestra 13 - Logística de Distribuição de Querosene de Aviação (QAV-1) no Brasil (PETROBRAS DISTRIBUIDORA)

 

 

 

 

    COMISSÃO AERONÁUTICA BRASILEIRA EM WASHINGTON

                                   http://www2.fab.mil.br/cabw

 

  COMISSÃO AERONÁUTICA BRASILEIRA NA EUROPA

                                     http://www2.fab.mil.br/cabe

 

      CENTRO DE TRANSPORTE LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA

                                     Informações

Encontram-se vigentes os contratos  n° 040/CABW/2021, n° 041/CABW/2021 e o n° 042/CABW/2021 celebrados, respectivamente, com as empresas World Fuel, AEG Fuels e AVFUEL Corporation. Nesse sentido, cabe salientar uma importante diferença das presentes contratações, em relação às anteriores, relacionada à abrangência de atuação de cada fornecedor, que foi modificada de áreas e continentes para localidades de abastecimento.

 

Por esse motivo, caso haja necessidade especial de fornecimento de combustível de aviação em localidades não discriminadas, caberá aos operadores a motivação tempestiva à CABW, por intermédio do Maj Maximiliano, pelo email [email protected] ou pelo telefone +1 (202) 438-1430, para verificação da viabilidade e coordenações estipuladas nos contratos em tela.

 


 Planilha Localidades Contratadas:

 Localidades Contratadas

 

Links relacionados aos contratos  :

AEG Fuel

AV Fuel

Wolrd Fuel

 

 

Nacionalização Aeronáutica

 

Engenharia

O apoio de suprimento é um dos mais importantes fatores contribuintes para a disponibilidade e a prontidão operacionais de uma frota de aeronaves. A qualidade desse apoio, por sua vez, pode ser fortemente deteriorada por eventuais dificuldades na obtenção de peças, fechamentos de linhas de produção, custos elevados de compra e prazos prolongados de entrega.

As atividades de nacionalização se tornaram essenciais para o apoio de suprimento a forca aérea brasileira. O centro logístico da aeronáutica é a organização do COMAER que concentra as atividades de nacionalização e de aquisição de material aeronáutico.

Cabe ressaltar que nacionalizar não consiste apenas na substituição de um item importado por outro item similar fabricado no Brasil. É um processo dinâmico e freqüentemente complexo, que envolve engenharia reversa e grande interação com o parque industrial nacional, resultando em uma serie de etapas bem delineadas, estudo de viabilidade técnico-economica de fabricação no Brasil, projeto de fabricação, analise do material original, identificação dos possíveis fabricantes nacionais, assessoramento na fabricação, controle de qualidade de produto, aprovação na implementação no sistema de suprimento da aeronáutica, certificação dos fabricantes e catalogação no sistema OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

As atividades realizadas em cada uma dessas etapas exigem habilidades especificas, relacionadas tanto as praticas técnicas quanto ao conhecimento do parque industrial brasileiro. O aprimoramento dessas habilidades somente ocorre com longo tempo de pratica e a conseqüente experiência. Atualmente o corpo de engenharia do CELOG é formado por profissionais experientes da área de mecânica aeronáutica, mecânica, mecatrônica, metalurgia, química e elétrica.

 

Subseção de especificação técnica

 

O CELOG executa seus serviços na atividade de elaboração de desenho por meios de equipamentos e softwares CAD adequados e de ultima geração.

Considerando a enorme variedade de pecas para nacionalização, a complexidade para modelamento em 3D é constante. Para item de superfície complexa, a MM3C (maquina de medir 3 coordenadas) é a grande aliada na captura de pontos. Os desenhos criados pelo setor atendem as normas da ABNT pertinentes.

A subseção de especificação técnica conta com um corpo técnico de desenhistas com comprovada experiência na aérea de computação gráfica incluindo desenho mecânico, arquitetônico e desenho artístico. O setor possui ainda scanner e impressora para grandes formatos auxiliando os trabalhos desenvolvidos.

Ensaios destrutivos

 

O laboratório de ensaios destrutivos, com equipamento de 30000. 2000 e 200 KG possibilitam a realização de ensaios de tração, compressão e cisalhamento, alem de verificação de fragilização por hidrogênio. Fundamental na certificação e comprovação da qualidade do produto nacionalizado, a maquina de fadiga possibilita a realização de ensaios de resistência a esforços cíclico, garantindo a vida em serviço do item.

 

Ensaios não destrutivos

Ensaios não-destrutivos são realizados nos produtos para garantir sua sanidade interna e superficial. Possíveis descontinuidades internas são detectadas por ultra-som e raio-x. Os métodos de ensaio por correntes parasitas, partículas magnéticas e liquido penetrante são utilizados para verificação de defeitos superficiais, com trincas e dobras. A homogeneidade dos lotes de materiais não ferrosos é garantida com ensaios de condutividade elétrica em 100% das pecas. Todos os ensaios são realizados por pessoal treinado e qualificado com normas militares especificas para o produto aeronáutico.

 

Medição tridimensional

Peças complexas são medidas ou digitalizadas no CELOG com um moderno equipamento de medição tridimensional CNC, ZEISS modelo PRISMO 7 MPS. Equipada com cabeçotes VAST GOLD e RDS e com softwares CALYPSO, UMESS e HOLOS, este equipamento executa levantamento dimensional de pecas a serem nacionalizadas e controle de qualidade das peças produzidas, tornando-se ferramenta indispensável no processo de engenharia reversa.

As características técnicas construtivas possibilitam a este equipamento geração de programas de medição por CNC, movimentos por scanning, com uma incerteza de medição referente a 2um. Essa configuração acida a capacitação técnica, treinamentos específicos e larga experiência dos operadores e engenheiros responsáveis, faz desse equipamento uma ferramenta indispensável na nacionalização aeronáutica.

 

Analise de materiais metálicos

O CELOG dispõe de complexo laboratório para analise de materiais metálicos. Para especificação dos materiais e a comprovação da qualidade dos produtos, são realizados ensaios de metalografia, dureza e microdureza, verificação da proteção superficial e do processo de produção, entre outros. A identificação das ligas é efetuada no espectrômetro de emissão Otica, configurado para analise de ligas de alumínio, cobre, níquel, titânio, magnésio, cobalto, alem de aços e ferros fundidos.

O laboratório também executa testes de corrosão acelerada em nevoa salina (salt-spray), para garantir a resistência do produto durante seu ciclo de vida.

 

Identificação e caracterização de polímeros

O CELOG possui um moderno laboratório para identificação e caracterização dos materiais poliméricos. Para garantir o desempenho do produto nacionalizado são utilizados as técnicas de espectroscopia no infra vermelho por transformada de Fourier (FT-IR), a analise termo gravimétrica (TGA), a calorimetria exploratória diferencial (DSC), a analise dinâmico-mecanica (DMA) e a cromatografia gasosa (GC). Ensaios de envelhecimento, de deformação permanente e de flamabilidade complementam as técnicas anteriores no processo de engenharia reversa e na verificação da qualidade das pecas nacionalizadas.

 

Atividades de certificação e de garantia da qualidade atribuídas ao CELOG

 

Certificação de projeto, certificação de produto nacionalizado, certificação de modificação, certificação de tipo e validação de itens empregados em aeronaves e em equipamentos de apoio no solo da FAB.

Certificação de Organização Fornecedores para executar desenvolvimento, produção e modificação de produtos nacionalizados para emprego em aeronaves e em equipamentos de apoio no solo da FAB.

Verificação da Qualidade de produtos nacionalizados e produtos normatizados para emprego em aeronaves, em armamentos e em equipamentos de apoio no solo da FAB.

Para mais informações: Cadastro de Fornecedores e Contatos.

CATALOGAÇÃO

 

Catalogação é o conjunto de tarefas, normas e procedimentos necessários à obtenção de informações técnicas para a identificação única de um item de suprimento.

Os dados relativos às empresas que fabricam, especificam ou distribuem esses itens também são importantes para o processo de catalogação e ficam disponíveis na forma de catálogos, juntamente com as características físicas, químicas, de aplicabilidade, entre outras, do item.

Esses catálogos são acessados por todos os usuários do sistema de catalogação (SOC/SISMICAT) para fins de aquisição, acesso a normas de especificação, padronização, entre outras.

           

 

 

SISTEMAS DE CATALOGAÇÃO

      

O Sistema OTAN de Catalogação (SOC) e o Sistema Militar de Catalogação (SISMICAT) são sistemas utilizados para identificação, classificação e codificação de itens de suprimento, a fim de proporcionar a máxima eficiência no apoio logístico.

O SOC possui abrangência mundial e é constituído por países OTAN e Não-OTAN (Tier 2 e Tier 1), que celebram acordos de Patrocínio ou Bilateral. Já o SISMICAT é uma ferramenta utilizada no âmbito das Forças Armadas Brasileiras e demais Órgãos participantes.

 

 


            

Nas Forcas Armadas Brasileiras, os trabalhos operacionais de catalogação são gerenciados pelo Centro de Catalogação das Forças Armadas (CECAFA), localizado na cidade do Rio de Janeiro, que recebe e envia informações às Centrais de Operação e Arquivo (COA) da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Na Força Aérea Brasileira, a Central de Operação e Arquivo (COA) é representada pelo Centro de Catalogação da Aeronáutica (CECAT), localizado na Cidade de Guarulhos – SP, que é subordinado ao Comando Geral de Apoio (COMGAP).

O CECAT é o responsável pelo Sistema de Catalogação da Aeronáutica (SISCAE) e tem a missão de gerenciar as Seções de Catalogação (SCAT).

A NCCA é a Seção de Catalogação do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), que atua como executora do processo de catalogação de itens de suprimento nacionalizados. Entre suas atividades, a SCAT é responsável pela elaboração do esboço de catalogação, identificação, correção e depuração de grupos de dados de itens nacionalizados cadastrados no Sistema Integrado de Logística de Material e de Serviço da Força Aérea Brasileira (SILOMS).

 

 

 

 

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