Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CATALOGAÇÃO

 

Catalogação é o conjunto de tarefas, normas e procedimentos necessários à obtenção de informações técnicas para a identificação única de um item de suprimento.

Os dados relativos às empresas que fabricam, especificam ou distribuem esses itens também são importantes para o processo de catalogação e ficam disponíveis na forma de catálogos, juntamente com as características físicas, químicas, de aplicabilidade, entre outras, do item.

Esses catálogos são acessados por todos os usuários do sistema de catalogação (SOC/SISMICAT) para fins de aquisição, acesso a normas de especificação, padronização, entre outras.

           

 

 

SISTEMAS DE CATALOGAÇÃO

      

O Sistema OTAN de Catalogação (SOC) e o Sistema Militar de Catalogação (SISMICAT) são sistemas utilizados para identificação, classificação e codificação de itens de suprimento, a fim de proporcionar a máxima eficiência no apoio logístico.

O SOC possui abrangência mundial e é constituído por países OTAN e Não-OTAN (Tier 2 e Tier 1), que celebram acordos de Patrocínio ou Bilateral. Já o SISMICAT é uma ferramenta utilizada no âmbito das Forças Armadas Brasileiras e demais Órgãos participantes.

 

 


            

Nas Forcas Armadas Brasileiras, os trabalhos operacionais de catalogação são gerenciados pelo Centro de Catalogação das Forças Armadas (CECAFA), localizado na cidade do Rio de Janeiro, que recebe e envia informações às Centrais de Operação e Arquivo (COA) da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Na Força Aérea Brasileira, a Central de Operação e Arquivo (COA) é representada pelo Centro de Catalogação da Aeronáutica (CECAT), localizado na Cidade de Guarulhos – SP, que é subordinado ao Comando Geral de Apoio (COMGAP).

O CECAT é o responsável pelo Sistema de Catalogação da Aeronáutica (SISCAE) e tem a missão de gerenciar as Seções de Catalogação (SCAT).

A NCCA é a Seção de Catalogação do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), que atua como executora do processo de catalogação de itens de suprimento nacionalizados. Entre suas atividades, a SCAT é responsável pela elaboração do esboço de catalogação, identificação, correção e depuração de grupos de dados de itens nacionalizados cadastrados no Sistema Integrado de Logística de Material e de Serviço da Força Aérea Brasileira (SILOMS).

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página