Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Heráldica
Início do conteúdo da página

EMBLEMA DO CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

Escudo português com o chefe diminuto em blau (azul-ultramar) contendo a sigla da Organização "CELOG", em prata (branco).

Campo fendido em banda com os lados voltados para a destra, em blau (azul cerúleo) e para a sinistra, em blau (azul-ultramar), lembrando o trabalho diuturno do Centro Logístico da Aeronáutica. A destra e abaixo do chefe aparece o gládio alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, em jalne (amarelo). Ao centro a bandeira do Estado de São Paulo em perspectiva e em seus esmaltes, berço e sede da Organização. À sinistra, também abaixo do chefe dois foguetes cruzados em "x", em prata (branco) e sable (preto), simbolizando a Indústria de Material de Defesa.

No coração destaca-se uma roda dentada em goles (vermelho) alusiva à engenharia, à indústria aeroespacial e ao preparo para o emprego. Sobre ela, próximo ao contrachefe, insere-se a palavra "NACIONALIZAÇÃO", em jalne (amarelo), contornado por sinopla (verde escuro), realçando o fiel compromisso com os deveres e aspirações nacionais. Por trás desta roda, pendem duas fitas, também em jalne (amarelo) e sinopla (verde escuro), certificando a qualidade e a segurança dos materiais aeroespaciais. Toda a roda dentada é envolta pelo símbolo de átomo, em prata (branco), significando a pesquisa aeroespacial de vanguarda.Contém no centro o globo terrestre em blau (azul-ultramar), com seus continentes em sinopla (verde claro), confirmando o apoio logístico do Centro à Força Aérea Brasileira, tanto no âmbito nacional pelo Depósito de Aeronáutica do Rio de Janeiro, quanto no âmbito internacional pelas Comissões Brasileiras de Aeronáutica em Londres e Washington.

Em contrachefe aparece um listel em jalne (amarelo), onde se insere o lema da OM: "VOANDO COM AS PRÓPRIAS ASAS", em sable (preto).

Contorna o escudo um filete em prata (branco ), evidenciando o nível do Comando da Organização: Oficial-General.

 

Fim do conteúdo da página