Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cel Med Marcelo

 

Cel Med Marcelo

Promoções

Cursos Acadêmicos

Cursos Operacionais

Principais Cargos

Condecorações

 

Cel Med MARCELO SÁVIO DA SILVA MARTINS


Posto:

Coronel Médico

Naturalidade:

Niterói - RJ

Data de Nascimento:

06 de Dezembro de 1964

Data de Praça:

01 de Fevereiro de 1989

Promoções


Primeiro Tenente:

22 de Julho de 1996

Capitão:

31 de Agosto de 2004

Major:

31 de Agosto de 2011

Tenente Coronel:

31 de Agosto de 2016

Coronel:

31 de Agosto de 2020

 

 

 

 

Cursos Acadêmicos


Graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho - UGF (1988)

Residência em Cirurgia Cardíaca na Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência do Rio de Janeiro (1989/1991)

Pós-graduação em Cirurgia Cardíaca pelo Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas (1991/1994)

Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (1996)

Título de Especialista em Cirurgia Cardíaca pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (2005)

Título de Especialista em Cirurgia Cardio-Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (2005)

Curso de Aperfeiçoamento de Oficias da Aeronáutica (2006)

MBA – Gestão Pública – Universidade Federal Fluminense (2006)

Estágio em Cirurgia Cardíaca no Serviço de Cirurgia Cardíaca do Toronto General Hospital - Toronto - Canadá (2007)

Curso Superior de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (2017)

MBA - Gestão Hospitalar - Universidade Estácio de Sá (2017)

Cursos Operacionais


Curso de Medicina Aeroespacial, 1996

Advanced Trauma Life Support - American College of Surgeons, 2003

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2006

Curso de Comando e Estado-Maior Semipresencial - SAÚDE - CCEM-SP S, 2017

Principais Cargos


Assistente da Seção de Cirurgia Cardíaca do HFAG

Chefe da Seção de Avaliação e Planejamento da Divisão de Ensino e Pesquisa do HFAG

Chefe da Seção de Cirurgia Cardíaca do HFAG

Membro da Comissão de Ética e Pesquisa do HFAG

Membro da Comissão de Ética Médica do HFAG

Membro da Comissão de Residência Médica do HFAG

Membro da Comissão de Radioproteção do HFAG

Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do HFAG

Chefe da Divisão Médica do HFAG

Vice-Diretor do HFAG

Condecorações


Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau Cavaleiro

Medalha Militar de Ouro

Medalha Mérito Santos Dumont

O seu agendamento de consulta está com novidades.

 

 ATENÇÃO!
Informamos que o agendamento para a Clínica de Cardiologia via WhatsApp encontra-se temporariamente suspenso.
Os agendamentos de forma presencial seguem ocorrendo normalmente.
 
Título
 CONCORRÊNCIA 001CAE2023 (Utilizar preferencialmente o navegador Google Chrome atualizado)

 

Clique aqui e faça o seu elogio.

DATA ELOGIO
11/11/2024 Ao setor de Acolhimento
31/10/2024 A diversos profissionais da saúde do HFAG
14/10/2024 À SO R1 Eliete
11/09/2024 A diversos profissionais do setor de Laboratório de Análises Clínicas
30/08/2024 À Ten Julie
14/08/2024 Ao Ten Cel Duque e ao Cap Igor Pontes
14/08/2024 À 1S Gisele Paiva
08/08/2024 À 1S Gisele Paiva
11/07/2024 À Ten Marcelle Gonçalves Garcia Falleiro
10/07/2024 Aos Militares do Setor de Imagem
10/07/2024 Ao S2 Antony
08/07/2024 A diversos Médicos, enfermeiros e nutricionistas
05/07/2024 À ASP Med Livia Pinto Almeida Rubi
02/07/2024 À Ten Clara Pettersen Soares da Rocha
12/06/2024 Para Ten Raphael, Ten Juliana, Asp Louvem, Asp Dutra, Asp Cortez, 2S Camila, 2S Dayana, 2S Jéssica Mota, 2S Nathalia Bongo
08/06/2024 Ao CB F. Neto, S1 Ladeira e S2 Vitor Batista
29/05/2024 A diversos Médicos, enfermeiros e nutricionistas
15/05/2024 À equipe de Neurocirurgia, à equipe de enfermeiros e da Fonoaudiologia
11/05/2024 À Lorrayne Holanda Mondorte Oliveira
24/04/2024 À SO Fernanda Lemos
08/03/2024 Ao Diretor Cel Marcelo e à toda clínica de Ortopedia, em especial, ao Dr. Igor e ao Cap Delocco
06/03/2024 À Maj Med Priscila e ao setor de Oncologia
05/03/2024 Aos intergrantes do efetivo do HFAG
08/02/2024 Ao Soldado Vitor da Recepção da Oncologia
23/01/2024 Ao Dr. Estevão da Cirugia Cardíaca e toda sua equipe
10/01/2024 À Ten Luciana Silva
03/10/2024 A Diversos profissionais de Saúde do Hospital
25/09/2023 Ao S1 Lucas Guimarães
14/09/2023 À Psicóloga Rosilene Camerini e à Seção de Psicologia
04/09/2023 Ao Dr. Segetti (CAIS)
01/09/2023 Ao efetivo do HFAG
24/08/2023 À Ten Diniz e à Dra. Mariana
22/08/2023 À Dra. Erica da DOD
17/07/2023 À Ten Med Sue Hellen Vasques
10/07/2023 Ao SGT Corrêa, à SGT Thaís e ao SD Guimarães
22/05/2023 À Brig Carla Lyrio Martins, Cel Marcelo Sávio e Ten Renan Maia
16/05/2023 À SGT Vanessa da GAB
16/05/2023 Ao SGT Silas , SGT D.Gloria , SGT Dina , SGT Ana , civil Margaret , SGT Bramns, Residente Lucas, Cel Fonseca do CTQ, a civil assistente social Bernardete
08/05/2023 Ao Cap Med Bruno Caldas  e de sua equipe, Cirurgião Auxiliar Residente Frederick, e o Cap Med Xavier
04/05/2023 À equipe de vacinação do HFAG
29/03/2023 À 2S Joziane Nascimento de Almeida
23/01/2023 À toda equipe do HFAG
22/12/2022 À Cap Med Carla Olveira Monteiro da Silva
15/03/2022 A diversos funcionarios e médicos do HFAG
04/03/2022 A diversos funcionários e médicos do HFAG
11/02/2022 Às Ten Roberta Imperial e Ten Milla da equipe de Odontologia do HFAG 
06/02/2022 À equipe de Odontologia do HFAG
05/02/2022 Ao Dr. Rolfer
17/01/2022 Ao serviço médico-hospitalar do HFAG
04/11/2021 À civil Lúcia Cristina (Oncologia)
09/06/2021 A diversos profissionais de saúde do HFAG pelo tratamento da COVID-19
08/04/2021 À equipe da limpeza, corpo de enfermagem e médicos de urologia
 22/03/2021 À equipe de Cirurgia Torácica, equipe do CTI e equipe de Enfermagem
 16/03/2021 Aos médicos e enfermeiros
 23/12/2020 À equipe de emergência
 18/12/2020 Ao SGT Luiz Otavio da Silva Bernardo
25/11/2020 Ao funcionário Alexandre
16/11/2020 À Ouvidoria
07/11/2020 Ao Brig Med Maia e à equipe do setor de Gastroenterologia
03/11/2020 Ao Setor de Gestoria
27/10/2020 Da Força Aérea Angolana
20/10/2020 Aos setores de Clínica Médica, Gastroenterologia, Cardiologia e Fisioterapia
09/06/2020 Ao Setor de Ortopedia
08/01/2020 Ao Setor de Emergência

O seu agendamento de consulta está com novidades.

 

 ATENÇÃO!
Informamos que o agendamento para a Clínica de Cardiologia via WhatsApp encontra-se temporariamente suspenso.
Os agendamentos de forma presencial seguem ocorrendo normalmente.
 

HISTÓRICO

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) foi criado através da portaria nº 01/DEP, de 16 de junho de 2008 e publicado em Boletim nº 123, de 30 de junho de 2008, tendo sido aprovado e registrado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) mediante o Ofício nº 2268/CNS/GM/MS de 05 de outubro de 2009.

FINALIDADE

O CEP é um colegiado multidisciplinar e multiprofissional, composto por representantes de diferentes categorias profissionais além dos representantes dos usuários, cuja finalidade é avaliar os aspectos éticos em pesquisas realizadas em seres humanos de forma a garantir a segurança dos participantes da pesquisa segundo os benefícios individuais e coletivos, atuais e potenciais, se estão explícitos e se justificam o projeto de pesquisa - PRINCÍPIO DA BENEFICÊNCIA. E ainda, avaliar se todos os riscos da pesquisa estão explicitados, se a responsabilidade de cada parte está explicitada, se há condições da pesquisa seguir seu curso previsto (infraestrutura e financiamento quando for o caso), se há previsão de medidas de proteção - PRINCÍPIO DA NÃO MALEFICÊNCIA.

FUNCIONAMENTO

As reuniões do CEP ocorrerão, ordinariamente, uma vez por mês, totalizando 12 reuniões ao ano, e extraordinariamente, quando convocado pelo coordenador, ou a requerimento de maioria de seus membros.

O CEP tem trinta dias para emitir o parecer após a submissão do projeto de pesquisa. O parecer emitido é disponibilizado em até 24h após a reunião.

O atendimento ao público e aos pesquisadores será realizado de segunda-feira à sexta-feira de 8:00h às 12:00h.

CONTATOS:

Comitê de Ética em Pesquisa HFAG

Coordenador: CAP QOMED MARIANA FARAGE MARTINS
Secretária: TEN QOCON CAROLINE CHRISPIM FIGUEIREDO
Tel: (21) 2468-5357 / 5358
Email:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
End.: Estrada do Galeão 4101 - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-353.
Local: Seção de Biblioteca
Horário: 2ª feira a 6ª feira de 8h às 12h

Todo o processo de apreciação do protocolo de pesquisa é realizado através do site da Plataforma Brasil www.http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf.

O pesquisador deve acessá-lo para cadastrar-se e cadastrar sua pesquisa.

Para submeter ao CEP são obrigatórios os seguintes documentos:

A) Folha de Rosto:

  • Título principal
  • Título público
  • Pesquisador responsável
  • Instituição proponente
  • Data
  • Assinatura do pesquisador
  • Assinatura do Diretor da Instituição

B) Carta de apresentação, assinada pelo pesquisador responsável e por todos os outros pesquisadores, registrando conhecimento do conteúdo do protocolo de pesquisa

C) Declaração da Instituição Coparticipante (Termo de Anuência);

D) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE);

E) Cronograma atualizado com duração total e diferentes etapas da pesquisa, iniciada somente a partir da aprovação pelo CEP (CNS Norma Operacional n. 001/2013, item 3.3.f);

F) Orçamento financeiro detalhado (quando houver);

G) Em estudos multicêntricos deve ser incluída a lista de centros e pesquisadores envolvidos.

Recomenda-se a leitura dos seguintes documentos:

  1. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012:
    http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
  2. CNS Norma Operacional n. 001/2013, de 30 de setembro de 2013:
    http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/aquivos/CNS%20%20Norma%20Operacional%20001%20-%20conep%20finalizada%2030-09.pdf.
  3. Manual Operacional para Comitês de Ética em Pesquisa: http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/aquivos/materialeducativo/Manual_ceps_v2.pdf.
  4. Resolução nº 580, de 22 de março de 2018. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso580.pdf

Mais informações no endereço eletrônico do Conselho Nacional de Saúde: http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html.

 

Fim do conteúdo da página