Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > SlideShow > A Odontologia Hospitalar do HFAG Realiza o I Simpósio de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Inaugura Novas Instalações
Início do conteúdo da página

 

A Divisão Odontológica (DOD) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), realizou, no dia 30 de novembro, o I Simpósio de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HFAG. Além da presença de Oficiais Dentistas do hospital, também participaram do evento Oficiais Dentistas da reserva que foram precursores desta especialidade na FAB, Oficiais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

Estiveram presentes ilustres personalidades do meio acadêmico, chefes e profissionais dos principais serviços de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) dos hospitais da rede pública e privada do Rio de Janeiro, além dos presidentes do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) e da Sociedade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF).

O evento foi aberto pela Diretora do HFAG, Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins que estava acompanhada do Chefe da Divisão Odontológica, Tenente-Coronel Dentista Marcelo Rolla de Souza e coordenado pelo Chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Tenente-Coronel Dentista Maurício S. Meirelles: “É um prazer e uma realização poder homenagear os precursores do Serviço onde passei minha vida profissional inteira. Era um dever mostrar essa gratidão”, afirmou o Oficial. O Simpósio realizou uma homenagem, in memorian, ao Cel Dent R/1 Luiz Francisco da Fontoura, fundador do serviço de CTBMF na FAB. Duas de suas filhas receberam a merecida homenagem.

Em seguida, o professor e cirurgião-dentista Dr. Jonathas Claus, apresentou o tema: “Cirurgia Ortognática minimamente invasiva”. Uma das participantes da palestra, a Diretora Geral de Odontologia do CBMERJ, Coronel Ellen Leão, relatou: “ Deixo aqui minha eterna gratidão à equipe de CTBMF do HFAG. Minha formação foi toda realizada nesta Instituição. Retornar nesse dia histórico orgulha-me muito. Parabéns pela iniciativa da unificação do serviço. Com certeza, os beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) ganharão muito.”

De acordo com o Coronel Dentista Pylyp Nakonechnyj, a ideia de comemorar a unificação da cirurgia maxilofacial com um Simpósio, associada à homenagem ao professor Fontoura foi excelente: “Parabéns a todos os envolvidos no evento, o professor Fontoura foi um profissional que ditou a criação da especialidade na FAB, só engrandeceu a história de todos que passaram por este grande hospital”, disse.

Após o evento, os participantes, juntamente com a Diretora do HFAG, inauguraram as novas instalações no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do hospital. O objetivo é trazer maior qualidade, tecnologia, conforto aos beneficiários do SISAU, ampliando sua capacidade operacional no que tange à Odontologia Hospitalar (OH).

 Para saber mais:

 A Odontologia Hospitalar (OH), por definição, é a atuação da Odontologia no ambiente hospitalar, atendendo ao paciente que apresenta comprometimentos sistêmicos, adquiridos ou não, de qualquer origem.

Os profissionais desta área são responsáveis por um conjunto de ações preventivas, diagnósticas, terapêuticas e paliativas, com foco no sistema estomatognático. Ações estas executadas por uma equipe multidisciplinar, no paciente comprometido sistemicamente.

O conceito praticado atualmente na Divisão Odontológica (DOD) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) é inédito no Brasil e amplia o cenário de atuação da OH, ofertando aos beneficiários do SISAU um tratamento odontológico integral e resolutivo, em um curto espaço de tempo, envolvendo o tratamento ambulatorial prioritário, com as diversas especialidades odontológicas, atendendo às necessidades médicas de cada paciente, de forma acolhedora, humanizada, com planejamento e controle. Este conceito prevê uma estreita relação multiprofissional entre a DOD/HFAG e as clínicas médicas, o encaminhamento dos pacientes para avaliação na DOD, pelos médicos, bem como a busca ativa de pacientes com o perfil de atendimento elencado no ambiente hospitalar.

São especialidades odontológicas relevantes neste cenário hospitalar integral: Radiologia Odontológica e Imaginologia; Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Estomatologia; Periodontia; Endodontia; Dentística; Prótese Dentária; Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (em análise pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica- DIRSA); e Prótese Bucomaxilofacial (especialidade a ser analisada pela DIRSA).

Dessa forma, o modus operandi em tela preconiza reservar as atividades odontológicas desenvolvidas na DOD/HFAG a pacientes com alta complexidade sistêmica encaminhados protocolarmente pelos médicos das clínicas médico/cirúrgicas; aos pacientes críticos internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI), no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e na Unidade de Pacientes Internados (UPI)- incluindo o atendimento diário a pacientes em cuidados paliativos, estabelecendo o conceito de odontologia hospitalar integral, alinhando ainda mais a DOD/HFAG à missão, visão e aos valores do hospital.

A centralização do serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial (CTBMF), no HFAG, é primordial, não somente pela vocação cirúrgica e de trauma, como também pela estreita relação da CTBMF com as demais clínicas cirúrgicas, tal qual a Cirurgia Geral, a Ortopedia, a Neurocirurgia, a Cirurgia Plástica, dentre outras.

A unificação dos serviços de CTBMF, da área Rio de Janeiro, no HFAG, sedimenta nos Oficiais Dentistas CBM a sensação de pertencimento à uma equipe da especialidade, o estabelecimento de protocolos que otimizam a propedêutica cirúrgica e que contemplam, com eficiência, o atendimento a pacientes de todo o SISAU. A atuação das equipes nas demandas locais de cirurgias ambulatoriais, mantêm todos os Oficiais Dentistas CBM aptos a atender em ambiente hospitalar em perfeita sintonia e propícios a executar todos os procedimentos previstos para esta especialidade.

FONTE: Chefe da Divisão Odontológica (DOD) do HFAG, por Ten Cel Dent Marcelo Rolla de Souza
EDIÇÃO: Seção de Comunicação Social do HFAG, por Ten Alessandra

Fim do conteúdo da página