Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Tratamento Odontológico
Início do conteúdo da página

PREZADO BENEFICIÁRIO DO SISTEMA DE SAÚDE DA AERONÁUTICA

A Divisão Odontológica do HFAG (DOD/HFAG) se dedica, prioritariamente, ao atendimento hospitalar e ambulatorial de pacientes com alta complexidade sistêmica e ao efetivo do Hospital, para manter a condição de pronto emprego desta equipe de alta performance composta por de mais de 1000 (mil) militares.

É definido como de alta complexidade o conjunto de procedimentos que, no contexto do SISAU, envolve alta tecnologia, alto custo, necessidade de Centro de Terapia Intensiva, equipe multidisciplinar especializada e integrada, objetivando propiciar aos beneficiários acesso a serviços qualificados, complementando os demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade).

A atençao primária à saúde oral dos beneficiários do SISAU também faz parte do trabalho da DOD/HFAG. Com a reestruturação da saúde surgiu o CAIS Galeão, que é um Centro de Atenção Integral à Saúde, destinado à Guarnição do Galeão (GUARNACAE-GL) onde a saúde oral é um dos importantes eixos de atenção. Dessa forma, seguindo rigorosamente as diretrizes emanadas pelo Senhor Diretor de Saúde da Aeronáutica, a DOD/HFAG possui 03 (três) equipes com 06 (seis) Oficiais Dentistas atuando diariamente na DOD/HFAG e 01 (uma) equipe com outros 02 (dois) Oficiais Dentistas atuando diariamente na ES-GL (Esquadrilha de Saúde da Base Aérea do Galeão).

CONCEITO CAIS NA ODONTOLOGIA

Com o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), as possibilidades de acesso e de acolhimento ao beneficiário de saúde do SISAU não se esgotam. Sejam por consultas odontológicas propriamente ditas, por grupos educativos e temáticos, por programação das agendas e das atividades ou ainda, por Telessaúde (Teleorientação e Telemonitoramento).

Assim como todas as outras especialidades odontológicas caminham em direção à evolução e aperfeiçoamento de suas atividades, a Odontologia de Atenção Primária chega ao seu nível alto de especialização, onde o Cirurgião-dentista vai além da promoção e prevenção, girando seu olhar para fora da boca e dos dentes, passando a enxergar o porquê de determinadas afecções sistêmicas terem a capacidade de refletir em acometimentos também de ordem bucais.

Facilitar e humanizar o acesso ao tratamento odontológico passa a ser, então, uma busca incessante pelo conhecimento das condições de saúde dos beneficiários pertencentes à localidade, visto que cuidamos não só dos nossos irmãos de arma, mas também de seus dependentes.

COMO FUNCIONA A ODONTOLOGIA NO CAIS GALEÃO?

Os Oficiais Dentistas das equipes CAIS acolhem e cuidam da saúde oral dos beneficiários do SISAU, atuando como seu Cirurgião-dentista de referência. São realizados por estes Oficiais Dentistas, a nível de atenção primária, os seguintes procedimentos odontológicos: semiologia oral (anamnese + plano de tratamento); instrução de higiene oral; controle de placa bacteriana; controle de índices CPOD; profilaxia; aplicação de flúor; terapia básica periodontal; dentística restauradora (restaurações diretas provisórias e/ou definitivas que possam ser realizadas  no consultório, pelo Cirurgião-dentista e que não dependam de laboratório de prótese), exodontias de baixa complexidade e acesso endodôntico.

Em virtude da limitada capacidade física instalada na DOD/HFAG (12 consultórios) que prioritariamente atende aos pacientes de alta complexidade sistêmica, os pacientes considerados de baixa e de média complexidade sistêmicas receberão encaminhamento para tratamento odontológico nas especialidades de Periodontia, Endodontia, Prótese, Implantodontia, Disfunção Têmporo Mandibular, Ortodontia e Odontopediatria para as demais Organizações de Saúde da área Rio de Janeiro – RJ.

O QUE É ODONTOLOGIA HOSPITALAR?

Entende-se como o preparo odontológico pré-cirúrgico, o conjunto de procedimentos odontológicos especializados necessários, a fim de manter as funções mastigatória, fonatória e estética, deixando o paciente em condições de saúde oral adequadas para que este possa ser submetido a procedimento médico-cirúrgico, com vistas à manutenção da segurança pré, trans e pós-operatória do mesmo.

QUE ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA TEM MAIOR  RELEVÂNCIA NO CENÁRIO DA ODONTOLOGIA HOSPITALAR (OH)?

São áreas de atuação relevantes em OH: o atendimento aos traumas maxilo-faciais; a realização de cirurgias ortognáticas; cirurgias de cistos e tumores que acometem o complexo maxilofacial e  sua reconstrução; cirurgias reabilitadoras que viabilizam a reabilitação oral; biópsias de lesões orais; a atenção a pacientes onco-hematológicos; e, o preparo odontológico pré-cirúrgico, como os realizados para cirurgias cardíacas, torácicas, bariátricas, ortopédicas, vasculares, neurológicas, dentre outras.

NO QUE CONSISTE A ATENÇÃO ODONTOLÓGICA A PACIENTES ONCO- HEMATOLÓGICOS?

A atenção a pacientes onco-hematológicos consiste no conjunto de procedimentos odontológicos especializados e necessários, a fim de acompanhar e manter as funções mastigatória, fonatória e estética, deixando o paciente em condições de saúde oral adequadas, para que este possa ser submetido a tratamento médico ambulatorial sistêmico (radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, etc) e, inclusive, transplantes de medula óssea

O QUE É O PREPARO ODONTOLÓGICO PRÉ-CIRÚRGICO?

Entende-se como o preparo odontológico pré-cirúrgico, o conjunto de procedimentos odontológicos especializados necessários, a fim de manter as funções mastigatória, fonatória e estética, deixando o paciente em condições de saúde oral adequadas para que este possa ser submetido a procedimento médico-cirúrgico, com vistas à manutenção da segurança pré, trans e pós-operatória do mesmo.

QUE ESPECIALIDADES DA ODONTOLOGIA ATUAM EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO HFAG?

São especialidades odontológicas relevantes neste cenário hospitalar: Radiologia Odontológica e Imaginologia; Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais; Estomatologia; Periodontia; Endodontia; Dentística; e Prótese Dentária.

COMO FUNCIONA O ACESSO AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO NA DOD/HFAG?

As equipes CAIS de Odontologia da GUARNAE-GL, na DOD/HFAG estão prontas a acolher e cuidar da saúde oral dos beneficiários do SISAU.

Dessa forma, a porta de entrada (acesso) do tratamento odontológico na DOD/HFAG é o CAIS odontológico.

Na recepção da DOD, todo beneficiário que comparecer com qualquer demanda relativa ao cuidado em Saúde Bucal será recebido, escutado e avaliado pela Equipe de Saúde Bucal, no consultório odontológico, preferencialmente no mesmo turno, a fim de que a necessidade e a resposta terapêutica inerentes ao caso possam ser identificadas, tais como:

  • a) consulta odontológica imediata com a realização dos procedimentos clínicos (sempre que possível), para a melhor resolutividade do caso;

  • b) avaliação e programação do tratamento com previsão do número de consultas e agendamento inicial, buscando adequar o melhor horário para o beneficiário;

  • c) outras modalidades do Cuidado em Saúde Bucal, como prescrições e/ou orientações requeridas pelo caso;

  • d) avaliar a necessidade de encaminhamento para atendimento especializado em Saúde Bucal em outro nível de Atenção (Endodontia, Periodontia, Prótese, etc.); e,

  • e) nos casos em que a resolução do caso seja feita na mesma consulta, instituir a terapia básica, com instruções de higiene oral.

Há ainda uma equipe CAIS odontológica na BAGL, especialmente treinada para acolher e cuidar da saúde oral dos militares da GUARNAE-GL, que deverão dar preferência à essa equipe.

Cabe ressaltar que, em virtude da visão do HFAG focada no cuidado ao paciente com alta complexidade sistêmica, o acesso ao tratamento odontológico especializado na DOD/HFAG é priorizado a estes pacientes, que são encaminhados à DOD pelas clínicas médicas especializadas e, após avaliação criteriosa   pelos Oficiais Dentistas que atuam na Seção de Preparo, Acolhimento e Acompanhamento da DOD/HFAG.

Os pacientes que não se enquadrem nas condições de alta complexidade sistêmica elencadas pelas equipes CAIS da GUARNAE-GL e necessitarem de atendimento odontológico especializado (Endodontia, Periodontia, Prótese, Implantodontia, Dentística (restaurações indiretas), Ortodontia, Odontopediatria, Disfunção Temporo Mandibular) receberão encaminhamento gerado pelo Dentista do CAIS, no AGHUSE e serão orientados a procurar os serviços de Odontologia disponíveis na Cidade do Rio de Janeiro (OASD, DOD/HCA e DOD/HAAF).

EMERGÊNCIA & URGÊNCIA ODONTOLÓGICA

Emergência odontológica é uma situação crítica ou um perigo iminente onde ocorre risco de vida.

Urgência odontológica é uma situação que deve ser resolvida imediatamente, que não pode ser adiada, mas que não oferece risco iminente à vida.

São consideradas Emergências Odontológicas: Abscessos Dento Alveolares; Celulites faciais; e, Angina de Ludwig.

São consideradas Urgências Odontológicas: Dor de origem dentária (Odontogênica) Traumatismos Dentários (concussão, luxação intrusiva, luxação extrusiva, luxação lateral e avulsão); e, questões estéticas em dentes anteriores.

O Oficial “Dentista de Emergência” da DOD/HFAG está preparado para atender Emergências e Urgências odontológicas em todos os usuários do SISAU.

DIVISÃO ODONTOLÓGICA DO HFAG
(21) 2468-5141

Fim do conteúdo da página