Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Tratamento Odontológico
Início do conteúdo da página

PREZADO USUÁRIO

A Divisão Odontológica do HFAG (DOD/HFAG) se dedica ao atendimento hospitalar de pacientes com alta complexidade sistêmica e ao efetivo do Hospital, para manter a condição de pronto emprego deste grupo de militares.

É definido como de alta complexidade o conjunto de procedimentos que, no contexto do SISAU, envolve alta tecnologia, alto custo, necessidade de Centro de Terapia Intensiva, equipe multidisciplinar especializada e integrada, objetivando propiciar aos usuários acesso a serviços qualificados, complementando os demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade).

O QUE É ODONTOLOGIA HOSPITALAR?

Entende-se por Odontologia Hospitalar (OH) a atuação da Odontologia no ambiente hospitalar, atendendo ao paciente que apresenta comprometimentos sistêmicos, adquiridos ou não, de qualquer origem.

A Odontologia Hospitalar (OH) se responsabiliza por um conjunto de ações preventivas, diagnósticas, terapêuticas e paliativas com foco no sistema estomatognático, executadas por uma equipe multidisciplinar no paciente comprometido sistemicamente, em consonância com a missão do Hospital de Força Aérea do Galeão.

QUE ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA TEM MAIOR RELEVÂNCIA NO CENÁRIO DA ODONTOLOGIA HOSPITALAR?

São áreas de atuação relevantes em OH: o atendimento aos traumas maxilo-faciais; a realização de cirurgias ortognáticas; cirurgias de cistos e tumores que acometem o complexo maxilofacial e sua reconstrução; cirurgias reabilitadoras que viabilizam a reabilitação oral; biópsias de lesões orais; a atenção a pacientes onco-hematológicos; e, o preparo odontológico pré-cirúrgico, como os realizados para cirurgias cardíacas, torácicas, bariátricas, ortopédicas, vasculares, neurológicas, dentre outras.

NO QUE CONSISTE A ATENÇÃO ODONTOLÓGICA A PACIENTES ONCO-HEMATOLÓGICOS?

A atenção a pacientes onco-hematológicos consiste no conjunto de procedimentos odontológicos especializados e necessários, a fim de acompanhar e manter as funções mastigatória, fonatória e estética, deixando o paciente em condições de saúde oral adequadas, para que este possa ser submetido a tratamento médico ambulatorial sistêmico (radioterapia, quimioterapia, etc).

O QUE É O PREPARO ODONTOLÓGICO PRÉ-CIRURGICO?

Entende-se como o preparo odontológico pré-cirúrgico, o conjunto de procedimentos odontológicos especializados necessários, a fim de manter as funções mastigatória, fonatória e estética, deixando o paciente em condições de saúde oral adequadas para que este possa ser submetido a procedimento médico-cirúrgico, com vistas à manutenção da segurança pré, trans e pós-operatória do mesmo.

QUE ESPECIALIDADES DA ODONTOLOGIA ATUAM EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO HFAG?

São especialidades odontológicas relevantes neste cenário hospitalar: Radiologia Odontológica e Imaginologia; Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais; Estomatologia; Periodontia; Endodontia; Dentística; Prótese Dentária; Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (em análise pela DOD/DIRSA); e, Prótese Bucomaxilofacial (em análise pela DOD/DIRSA).

COMO FUNCIONA O ACESSO AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO NA DOD/HFAG?

Em virtude da missão do HFAG no cuidado ao paciente com alta complexidade sistêmica, o acesso ao tratamento odontológico na DOD/HFAG é restrito a estes pacientes, que são encaminhados à DOD pelas clínicas médicas especializadas e, após avaliação criteriosa, pelos Oficiais Dentistas que atuam na Seção de Preparo, Acolhimento e Acompanhamento da DOD/HFAG.

Os pacientes que não se enquadrem nas condições elencadas deverão procurar os serviços de Odontologia disponíveis na Cidade do Rio de Janeiro (OASD, DOD/HCA e DOD/HAAF).

EMERGÊNCIA & URGÊNCIA ODONTOLÓGICA

Emergência odontológica é uma situação crítica ou um perigo iminente onde ocorre risco de vida. 

Urgência odontológica é uma situação que deve ser resolvida imediatamente, que não pode ser adiada, mas que não oferece risco iminente à vida.

São consideradas Emergências Odontológicas: Abscessos Dento Alveolares; Celulites faciais; e, Angina de Ludwig.

São consideradas Urgências Odontológicas: Dor de origem dentária (Odontogênica) Traumatismos Dentários (concussão, luxação intrusiva, luxação extrusiva, luxação lateral e avulsão); e, questões estéticas em dentes anteriores.

O Oficial “Dentista de Emergência” da DOD/HFAG está preparado para atender Emergências e Urgências odontológicas em todos os usuários do SISAU.

DIVISÃO ODONTOLÓGICA DO HFAG
(21) 2468-5141

Fim do conteúdo da página