Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Laserterapia de baixa potência vem sendo largamente empregada como recurso preventivo/terapêutico e possui amplo espectro de aplicação na Odontologia Hospitalar. A DOD/HFAG conta com profissionais habilitados, capazes de executar protocolos, com o devido entendimento dos princípios físico-biológicos inerentes à irradiação laser e seu emprego em situações clínico-odontológicas, nos beneficiários do SISAU.

No desenvolvimento dos protocolos clínicos nossos Oficiais Dentistas utilizam dois equipamentos de laserterapia de última geração, capazes de operar no espectro eletromagnético da luz vermelha e infravermelha. Tais equipamentos entregam a chamada Terapia Laser de Baixa Potência (TLBP), também conhecida como Laser Terapia de Baixa Intensidade (LTBI), que utiliza irradiâncias de luz capazes de influenciar o comportamento celular. A irradiação emitida por estes aparelhos não é térmica. Portanto, os efeitos biológicos são causados a partir de ações fotofísicas, fotoquímicas e fotobiológicas nas células dos tecidos irradiados.

Bezinelli et al. (2013) mostraram que o atendimento odontológico, incluindo a LTBI, realizado durante o transplante de medula óssea (TMO), foi capaz de controlar a mucosite bucal, diminuindo 13 vezes a chance de o paciente apresentar níveis graves de mucosite bucal (MB). Dessa forma, a redução das comorbidades provenientes da MB gerou um impacto na qualidade de vida dos pacientes, menor tempo de internação e diminuição do uso de analgésicos opioides e também redução da necessidade de alimentação parenteral.

Na prática clínica diária da Seção de Lasererapia e Terapias Complementares da DOD (SLTC-DOD) a TLBP é largamente utilizada na prevenção e/ou no tratamento de mucosites da cavidade oral, herpes simples e outras estomatites virais, úlceras aftosas recorrentes (aftas), lesões de origem traumática, osteonecroses dos maxilares induzidas por medicamentos, dentre outras aplicações.

É importante salientar que os Oficiais Dentistas envolvidos nessa missão são treinados a atuar de forma humanizada e acolhedora atendendo pacientes a nível ambulatorial na DOD, mas também se desdobram, diariamente, para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), para a Clínica de Oncologia realizando laserterapia profilática nos pacientes onco/hematológicos que recebem quimioterapia e na Unidade de Pacientes Internados (UPI), atendendo pacientes acamados graves e/ou em cuidados paliativos.

É uma enorme satisfação para a Divisão Odontológica poder contar com esta importante ferramenta tecnológica e terapêutica de ponta, que nas hábeis mãos de nossos Oficiais Dentistas entregam qualidade de vida aos pacientes!

Fim do conteúdo da página