Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Realizou-se, nesta 4ª feira, dia 21/10/2020, palestra de militares da Divisão Odontológica do Hospital de Força Aérea do Galeão (DOD/HFAG) para o efetivo das Seções de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca deste hospital. A palestra foi proferida pelo Ten Cel QODENT Rolla, chefe da DOD/HFAG, e pelo 1º Ten QODENT Cesar Noce, chefe da Seção de Odontologia Hospitalar, sendo intitulada “Atendimento Odontológico em um contexto de Alta Complexidade”.

O intuito da referida reunião foi alinhar esforços para a atuação destas especialidades, de modo a aprimorar a atenção a estes pacientes, sendo parte dos esforços da DOD/HFAG em prover, em ambiente hospitalar, atendimento odontológico a pacientes cardiopatas.

Tal interrelação é de alta relevância, uma vez que bactérias bucais, em grande medida, colaboram para a formação de ateromas, povoam válvulas cardíacas e próteses cardíacas, podendo levar a endocardite bacteriana e risco aumentado de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral.

Foram definidos protocolos de encaminhamento e atendimento, de modo dar prioridade à atenção oral destes pacientes, reduzindo a população bacteriana em cavidade bucal, contribuindo para o melhor controle e acompanhamento médico e, em última instância, aprimorando a qualidade de vida como um todo.

Fim do conteúdo da página