Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > SlideShow > Humanização e Acolhimento no Tratamento Odontológico de Pacientes em Cuidados Paliativos
Início do conteúdo da página

 

Os Cuidados Paliativos (CP) têm como finalidade oferecer um tratamento integral aos pacientes acometidos por doenças que ameaçam a continuidade de suas vidas, com o propósito de buscar qualidade de vida do indivíduo e de sua família. Trata-se de uma abordagem terapêutica que requer uma equipe interdisciplinar apta a cuidar dos sintomas que essas doenças graves trazem às vidas desses pacientes, nas esferas física, psicológica, espiritual, familiar e social.

Diante da crescente demanda por um cuidado integral aos pacientes e do aumento do número de pacientes acometidos por doenças graves com prognósticos desfavoráveis em tratamento em nosso hospital, foi criada a Comissão de Cuidados Paliativos do HFAG, com o intuito de orientar os atendimentos propostos a esses pacientes. A Comissão é constituída por oficiais da Medicina (Cap QOMED CLM Verônica), Psicologia (1° Ten QOCON PSI Dayse), Odontologia (1° Ten QODENT ROI Cesar Noce), Terapia Ocupacional (1° Ten QOCON TOC Cíntia Monteiro), Serviço Social (1° Ten QOCON SSO Adriana Assis), Fisioterapia (1° Ten QOCON FIS Maritza), Fonoaudiologia (1° Ten QOCON FON Fernanda Houtet), Enfermagem (2° Ten QOCON ENF Roberta Chaiber) e Nutrição (2° Ten QOCON NUT Roberta Luz).

Neste cenário, a equipe da Divisão Odontológica (DOD/HFAG), instituiu protocolos de abordagem humanizada voltada para esses pacientes, objetivando o alívio da dor e da xerostomia (boca seca), restabelecendo as funções mastigatória, fonatória, estética, culminando na saúde bucal. Essa abordagem promove a qualidade de vida neste momento tão delicado. Estes pacientes frequentemente apresentam uma redução gradual da capacidade funcional, promovida pelo agravamento da doença, podendo levar a dificuldades na manutenção da higiene oral, capaz de gerar infecções oportunistas e distúrbios na deglutição, ocasionando a disfagia. É parte importante dos protocolos instituídos pela DOD/HFAG ainda, ações educacionais junto aos cuidadores, familiares e outros profissionais envolvidos com o cuidado da saúde oral.

Tal ação é parte fundamental da missão da DOD, no atendimento odontológico a pacientes com alta complexidade sistêmica integrando cada vez mais a Odontologia, à equipe de saúde.

Fim do conteúdo da página