Os Cuidados Paliativos (CP) têm como finalidade oferecer um tratamento integral aos pacientes acometidos por doenças que ameaçam a continuidade de suas vidas, com o propósito de buscar qualidade de vida do indivíduo e de sua família. Trata-se de uma abordagem terapêutica que requer uma equipe interdisciplinar apta a cuidar dos sintomas que essas doenças graves trazem às vidas desses pacientes, nas esferas física, psicológica, espiritual, familiar e social.
Diante da crescente demanda por um cuidado integral aos pacientes e do aumento do número de pacientes acometidos por doenças graves com prognósticos desfavoráveis em tratamento em nosso hospital, foi criada a Comissão de Cuidados Paliativos do HFAG, com o intuito de orientar os atendimentos propostos a esses pacientes. A Comissão é constituída por oficiais da Medicina (Cap QOMED CLM Verônica), Psicologia (1° Ten QOCON PSI Dayse), Odontologia (1° Ten QODENT ROI Cesar Noce), Terapia Ocupacional (1° Ten QOCON TOC Cíntia Monteiro), Serviço Social (1° Ten QOCON SSO Adriana Assis), Fisioterapia (1° Ten QOCON FIS Maritza), Fonoaudiologia (1° Ten QOCON FON Fernanda Houtet), Enfermagem (2° Ten QOCON ENF Roberta Chaiber) e Nutrição (2° Ten QOCON NUT Roberta Luz).
Neste cenário, a equipe da Divisão Odontológica (DOD/HFAG), instituiu protocolos de abordagem humanizada voltada para esses pacientes, objetivando o alívio da dor e da xerostomia (boca seca), restabelecendo as funções mastigatória, fonatória, estética, culminando na saúde bucal. Essa abordagem promove a qualidade de vida neste momento tão delicado. Estes pacientes frequentemente apresentam uma redução gradual da capacidade funcional, promovida pelo agravamento da doença, podendo levar a dificuldades na manutenção da higiene oral, capaz de gerar infecções oportunistas e distúrbios na deglutição, ocasionando a disfagia. É parte importante dos protocolos instituídos pela DOD/HFAG ainda, ações educacionais junto aos cuidadores, familiares e outros profissionais envolvidos com o cuidado da saúde oral.
Tal ação é parte fundamental da missão da DOD, no atendimento odontológico a pacientes com alta complexidade sistêmica integrando cada vez mais a Odontologia, à equipe de saúde.
Redes Sociais