Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > SlideShow > Saiba mais...
Início do conteúdo da página

 

Em 22 de abril de 2021 foi realizada reunião entre a Divisão Odontológica e a Seção de Gastroenterologia. Além dos respectivos chefes destes setores e dos Oficiais Dentistas palestrantes houve a participação de oficiais médicos gastroenterologistas do HFAG, de médicos residentes e de acadêmicos de último ano (internos) de medicina. Esse evento faz parte de uma série de reuniões interdisciplinares organizadas pela Chefia da DOD/HFAG.

Nesta oportunidade foi ministrada a palestra intitulada “Odontologia na Alta Complexidade Sistêmica”. Os palestrantes foram o Ten Cel Dent Rolla, o 1º Ten Dent Cesar Noce e a 1º Ten Dent Roberta Imperial. O enfoque do evento foi na discussão de evidências científicas que demonstram a estreita relação entre ambos os campos de atuação. Nesse cenário foi abordada a importância da atenção à saúde oral para eliminação do H. pylori em tecido gengival, reduzindo o risco de recorrência desta importante infecção gastrointestinal. A doença de Crohn, a Colite Ulcerativa e sua relação com a saúde oral também foram retratadas. A partir desse contexto foram discutidas à luz de evidências científicas atuais, as doenças mais prevalentes na cavidade oral, como a doença cárie e doença periodontal observadas como disbioses, sua relação com mediadores e citocinas pró-inflamatórias sistêmicos e a importância da saúde oral no contexto da alta complexidade em gastroenterologia.

Não foi esquecida no debate a otimização do fluxo de atendimento aos pacientes, de forma a prover uma atenção integral e humanizada de ambos os setores aos beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).

A equipe da DOD/HFAG segue focada em cumprir a missão de cuidar da saúde oral de pacientes com alta complexidade sistêmica, com acolhimento, humanização e acompanhamento, objetivando a sua qualidade de vida. Nesse sentido quanto maior a integração técnico/ científica da DOD/HFAG, com a equipe de saúde do hospital, melhor para todos.

Fim do conteúdo da página