Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > SlideShow > Tratamento Odontológico Integral em Pacientes que Necessitam Ser Submetidos a Transplante de Células Tronco Hematopoéticas (TCTH)
Início do conteúdo da página

Consoante com os Serviços de Oncologia e Hematologia a equipe da Divisão Odontológica vem participando e priorizando o tratamento odontológico integral, a pacientes que necessitam ser submetidos ao Transplante de Células Tronco Hematopoéticas – TCTH, também conhecido como transplante de medula óssea.

O cuidado com a saúde oral desses pacientes é de extrema relevância, nas diferentes fases do tratamento médico e tem objetivos diversos, conforme descritos a seguir.

Preparo Odontológico: é realizado antes do início da quimioterapia. Os cirurgiões-dentistas de diversas especialidades (Endodontia, Periodontia, Prótese, Dentísitica, Estomatologia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, etc) atuam removendo fatores traumáticos e eliminando focos de infecção de origem dentária, que possam se tornar complicações durante a quimioterapia. Isso evita eventuais interrupções no tratamento médico e objetiva manter, da melhor forma possível, as funções mastigatória, fonatória e estética do sistema estomatognático;

Laserterapia e Prevenção de Mucosite Oral: durante a quimioterapia, podem surgir feridas na boca e alterações de paladar, que dificultam a alimentação do paciente e levam à disfagia e consequente perda de peso. O efetivo da DOD/HFAG realiza diariamente laserterapia em todos os pacientes em tratamento quimioterápico no HFAG, atuando de forma a prevenir tais manifestações bucais; e,

Após o Transplante: é importante os cirurgiões-dentistas realizarem o diagnóstico e o monitoramento de lesões orais que possam representar outras formas de infecções oportunistas, além de definir o melhor momento para a retomada do tratamento dentário, conforme o estado de imunossupressão do paciente.

Em 23 FEV 2021, a Asp Of Dent Taísa Domingues ministrou palestra intitulada "Atendimento Odontológico ao Paciente Submetido a Transplante de Células Tronco Hematopoéticas", no Programa de Educação Continuada da Divisão Odontológica (PEC-DOD/HFAG). De acordo com o Ten Cel Dent Rolla, Chefe da DOD/HFAG, as palestras do PEC-DOD aliadas à intensa troca de conhecimento e experiências multidisciplinares, proporcionam treinamento e calibração dos Cirurgiões-dentistas das diversas especialidades odontológicas, no atendimento à pacientes de alta complexidade sistêmica como por exemplo, os de TCTH.

Os Oficiais Cirurgiões-dentistas da DOD/HFAG estão capacitados ao atendimento de pacientes de alta complexidade. A atuação especializada em Odontologia Hospitalar é uma das missões desta Divisão Odontológica contribuindo, assim, para o tratamento médico adequado e a qualidade de vida dos pacientes.

Fim do conteúdo da página