O CGNA conta com a Central Nacional de Transplantes em seu Salão Operacional para gerenciar a logística de distribuição.
A Força Aérea Brasileira (FAB) desempenha um papel crucial na cadeia da doação de órgãos no Brasil, contribuindo para salvar vidas e oferecer esperança a pacientes em lista de espera por transplantes. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), organização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é responsável pela coordenação da distribuição dos órgãos para transplante no Brasil, por meio de transporte aéreo.
A unidade conta com uma posição da Central Nacional de Transplantes (CNT) em seu Salão Operacional, 24 horas por dia, para gerenciar a logística de distribuição. “O CGNA faz a coordenação com os aeroportos e companhias aéreas para que esses órgãos sejam transportados por meio aéreo, como a manutenção de um aeroporto aberto após o seu fechamento para receber esse órgão. Nós fazemos o gerenciamento do fluxo do tráfego aéreo, e assim temos a possibilidade de proporcionar mais fluidez e prioridade para que esses voos saiam da origem até o destino com rapidez e segurança”, explica o Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.
Logística do transporte de órgãos
A Central Nacional de Transplantes é responsável por gerenciar e articular com as Centrais Estaduais de Transplantes os processos referentes à distribuição, captação e transporte de equipes, órgãos e tecidos entre estados.
A CNT consulta as companhias aéreas para verificar a disponibilidade logística. Se houver voo compatível, os aviões comerciais recebem o órgão e levam ao destino. Quando necessário, a coordenação logística do translado de órgão e tecido fica a cargo da Força Aérea Brasileira.
“O transporte realizado pela FAB facilita o processo, tornando mais viável e ágil, em razão das aeronaves terem condições para pousar em pistas e aeroportos menores, possibilitando maior mobilidade fora das capitais”, destaca o Comandante do CGNA.
De janeiro de 2014 até julho de 2024, o total de itens transportados (órgãos, tecidos e outros materiais) em todo território nacional pelas companhias aéreas e pela FAB chegou a 42.164 itens, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Marina Cavalcanti, que recebeu um rim, descreveu a emoção em conhecer o trabalho realizado pela FAB. “É muito emocionante conhecer como é realizado o transporte do órgãos para o hospital. É um milagre da vida receber um órgão e sou muito grata por isso”.
Assista o vídeo aqui: http://www3.decea.intraer/noticias/wp-content/uploads/2024/09/Dia-Nacional-de-Doacao-de-ORGAOS-INTRAER.mp4
A Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Transplantes, Patrícia Freire, destaca a importância desse serviço. “O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea desempenha um papel crucial no apoio ao Ministério da Saúde. Com a centralização das operações logísticas da Central Nacional de Transplantes no CGNA, é possível acessar informações atualizadas e seguras sobre a malha aérea disponível. Essa estrutura facilita a escolha da melhor rota, garantindo que os órgãos cheguem ao seu destino de forma ágil e segura, contribuindo para salvar vidas em um sistema que opera sob pressão constante”, afirma.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Imagens: Aline Prete e Fábio Maciel
Vídeo: Telma Penteado e Marcelo Alves
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou, nesta quarta-feira (28/08), de uma reunião de coordenação sobre o emprego de meios aéreos pelas Forças de Segurança durante a Cúpula de Líderes do G20. O evento aconteceu de forma híbrida, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.
O encontro foi uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e contou com a presença de representantes do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SESP) e do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
“Essa reunião é importante para realizarmos a coordenação com os órgãos envolvidos, trocarmos informações e alinharmos as ações de planejamento para o evento”, pontuou o Coordenador-Adjunto de Organização e Logística da Presidência Brasileira do G20, João Montenegro.
O Plano de Coordenação do Espaço Aéreo foi detalhado pelo Chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Fábio da Silva Santos. Foram apresentadas as medidas que serão adotadas para manutenção de um fluxo de tráfego aéreo seguro e ordenado durante o G20. “É fundamental termos todas as Forças de Segurança integradas para agilizar a tomada de decisão e ter a consciência situacional da operação”, afirmou o Oficial.
Foi explicado também como funcionará a ativação das áreas de exclusão, classificadas como reservada, restrita e proibida. Durante o período de ativação das áreas, as aeronaves que desrespeitarem as restrições e proibições estarão sujeitas à intervenção, persuasão e detenção previstas nas Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.
As particularidades das Operações das Forças de Segurança foram abordadas durante a reunião, envolvendo as bases de operações, as aeronaves empregadas, o uso de código transponder (equipamento de identificação para tráfego) e a coordenação das aeronaves com a Sala Master de Comando e Controle.
Militares da FAB, representantes de órgãos governamentais e entidade do setor de aviação estarão reunidos no CGNA, localizado no Rio de Janeiro, para coordenar as ações relativas ao controle e defesa do espaço aéreo.
“As medidas adotadas visam garantir a segurança dos chefes de estado e de governo presentes ao evento, além de reduzir os impactos operacionais para os usuários do espaço aéreo”, declarou o Tenente-Coronel Fábio.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Luiz Perez
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues
O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), celebra neste sábado (31/08) seu 17º aniversário.
O trabalho do CGNA visa à harmonização do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo e das demais atividades relacionadas à navegação aérea, proporcionando a gestão operacional das ações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a efetiva supervisão de todos os serviços prestados.
Atuando estrategicamente na fase de planejamento dos voos regulares e taticamente durante as operações diárias, a unidade busca minimizar impactos decorrentes da flutuação do equilíbrio entre capacidade e demanda, a fim de garantir a segurança das operações, a regularidade e a pontualidade dos voos.
Assim, executa ações de gerenciamento de tráfego aéreo e de infraestrutura relacionada, visando à qualidade dos serviços prestados no âmbito do controle do espaço aéreo, em tempo real e a partir das intenções de voo.
O Centro é responsável também pela coordenação da distribuição dos órgãos para transplante no Brasil, por meio de transporte aéreo. Conta com uma posição da Central Nacional de Transplantes em seu Salão Operacional, 24 horas por dia, para gerenciar a logística de distribuição.
O CGNA tem implementado diversas ações junto à Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), além da parceria com o Instituto de Cartografia Aeronáutica, o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro e os órgãos operacionais regionais do SISCEAB, no apoio à implementação de melhorias em rotas aéreas, a exemplo das “Rotas Diretas” nas Regiões de Informação de Voo de Brasília e Curitiba, procedimentos de navegação e melhorias nos aeroportos.
A atuação do CGNA, nos últimos dez anos, é marcada por grande êxito na participação de grandes eventos no Brasil. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), em 2012, a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016, e a Copa América, em 2019, possibilitaram que a Força Aérea Brasileira (FAB) desenvolvesse uma doutrina de Comando e Controle de excelência, colocando-se como referência no cenário internacional.
Durante a Reunião de Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, em novembro deste ano, serão também realizadas ações de gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo e defesa aérea com a ativação da Sala Master de Comando e Controle.
“Somos uma Organização que se destaca por sua complexidade e dinamismo, que demonstra um compromisso inabalável com o profissionalismo e a dedicação necessários para cumprir nossas responsabilidades”, destaca o Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.
Parabéns ao CGNA pela trajetória de grandes conquistas e avanços alcançados com o empenho e comprometimento de seu efetivo.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Imagens: Fábio Maciel, Luiz Perez e Filipe Bastos
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues
Entre os dias 14 e 16 de agosto de 2024, Belo Horizonte sediou a Conferência Nacional Slots Winter 2024, realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o apoio do BH Airport. O evento teve como objetivo planejar a malha aérea de todo o Brasil para a temporada Winter 2024, que corresponde ao período de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025.
Durante o encontro, que aconteceu na administração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), no Centro da capital mineira, representantes da ANAC, do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), dos aeroportos de todo o país e das empresas aéreas se reuniram para planejar os slots, que são os horários de pouso e decolagem das operações aéreas.
Neste contexto, o CGNA desempenhou papel de grande importância na divulgação do Processo de Aprovação da Capacidade Operacional e Regras de Alocação de Pista no R60, R15 e R05. Este processo é parte integrante da Declaração de Capacidade Aeroportuária, a qual inicia o calendário de atividades da ANAC a cada temporada.
De 05 a 09 de agosto de 2024, foi realizada a Vigésima Quarta Reunião do Grupo de Trabalho de Escrutínio (GTE) do Grupo Regional de Planejamento e Implementação do Caribe e da América do Sul (GREPECAS), no escritório regional da OACI na Cidade do México.
A Agência Regional de Monitoração do Caribe e da América do Sul (CARSAMMA) atuou como elemento central do evento, apresentou suas análises por meio de oito notas de estudo, bem como participou das discussões dos trabalhos apresentados pelos demais participantes. Assim como nas edições anteriores, esta reunião buscou harmonizar e aperfeiçoar os processos entre a CARSAMMA, instituições internacionais e os Estados da América do Sul e do Caribe, visando a segurança e o aprimoramento contínuo do espaço aéreo RVSM.
Os produtos que a CARSAMMA apresenta no GTE são o resultado do trabalho realizado ao longo do ano, abrangendo as trinta e quatro Regiões de Informação de Voo (FIR) das regiões CAR/SAM. Os resultados e indicadores desenvolvidos são fundamentais para o GTE, pois atuam na mitigação dos problemas apontados e no aprimoramento das medidas de segurança evidenciadas nas comunicações entre a CARSAMMA e as Autoridades de Aviação Civil (AAC), que tratam especialmente:
A) dos resultados do desempenho de manutenção de altitude (o cálculo do Erro do Sistema de Altimetria (ASE) de aeronaves);
B) da análise de risco SMS por meio dos reportes de Grandes Desvios de Altura (LHD);
C) da auditoria de aeronaves (não) aprovadas para operações RVSM; e
D) do Cálculo de Risco de Colisão vertical (CRM) nas Regiões de Informação de Voo CAR/SAM.
Dentre os principais assuntos da reunião, destacaram-se:
- As medidas mitigadoras dos Estados a fim de melhorar a Segurança Operacional no espaço aéreo RVSM, todas baseadas nos indicadores apresentados pela CARSAMMA;
- A atualização do Manual de Orientação para os Pontos de Contato acreditados a CARSAMMA; e
- As falhas mais ocorridas nas coordenações entre FIR adjacentes e a avalição do risco operacional feita pela CARSAMMA a respeito dessas falhas
1º Workshop de padronização de dados entre as Agências Regionais de Monitoramento (RMA) do Atlântico Sul (SATMA) e do Caribe e América do Sul (CARSAMMA)
Como parte integrante do Grupo de Trabalho e Escrutínio do GREPECAS, a ICAO juntamente com a FAA promoveu na semana anterior ao GTE, no período de 31 de julho a 02 de agosto, o Workshop SAT RMA. O evento teve como principal objetivo promover a harmonização e padronização na coleta de dados e na metodologia de avaliação de risco de colisão entre as Agências da CARSAMMA (RMA do Caribe e América do Sul), ARMA (RMA da África) e SATMA (RMA do Atlântico Sul).
O workshop também focou na otimização de relatórios de ocorrências de segurança inter-regionais, avaliação de grandes desvios de altitude (LHD) e práticas de coleta de dados entre as regiões CAR/SAM e SAT.
“Este workshop foi crucial para a nossa agência, CARSAMMA, ao proporcionar uma oportunidade valiosa para a padronização da coleta de dados e a harmonização do cálculo de colisão de risco nas regiões SAT e CAR SAM.
A participação da FAA foi especialmente significativa, pois ofereceu uma visão detalhada do cálculo de risco de colisão empregado na região do Atlântico Norte, o que representa uma grande contribuição para o aprimoramento das nossas práticas. As informações compartilhadas sobre o monitoramento do risco de desvio lateral (LLD) e erro longitudinal (LLE) servirão de lição aprendida para o Grupo ADHOC ACC-AO do Brasil – grupo responsável pela implementação do PBCS (Performance-Based Communication and Surveillance) no ACC Atlântico a partir de 2025.
Esse conhecimento não só nos permitirá alinhar nossas práticas com os padrões internacionais, mas também fortalecerá nossa capacidade de garantir a segurança e eficiência do espaço aéreo regional.” - Destacou a Cap Charlene Roberta da Silva Moreira Aieta, atual Chefe da CARSAMMA.
Ao final da reunião, a participação da CARSAMMA nas reuniões do GTE e do Workshop SAT RMA mostrou-se mais uma vez fundamental, pois todas as discussões giraram em torno das atividades da Agência. Encerrando o evento, os oficiais da OACI de Lima e da Cidade do México, respectivamente, Roberto Sosa e Eddian Méndez, agradeceram o excelente trabalho desenvolvido pela CARSAMMA e reiteraram a importância da manutenção dos níveis aceitáveis de Segurança no Espaço Aéreo RVSM nas regiões do Caribe e da América do Sul.
Este documento oferece uma análise das tendências recentes e do desempenho do setor aeronáutico ao longo do mês.
? Movimentos nos Aeródromos
Em julho, os 50 principais aeródromos brasileiros registraram um recorde de movimentos, totalizando 202.698 operações no mês; esse número representa um crescimento de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2023. A aviação comercial internacional se destacou com um resultado expressivo de 12.719 movimentos e um crescimento de 19,8%, refletindo o aumento significativo da demanda durante o período de férias.
Por outro lado, embora tenha apresentado um aumento nas movimentações característico do mês de férias em relação aos meses anteriores, a aviação comercial doméstica registrou uma queda de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2023.
? Desempenho dos Principais Aeródromos
No ranking dos principais aeródromos do Brasil, apenas dois dos dez primeiros colocados ficaram abaixo dos resultados de 2023: Congonhas (SBSP), com -2,6%, e Santos Dumont (SBRJ), com -42,3%. Em destaque temos os seguintes aeroportos:
- Aeroporto do Galeão: +100,2%
- Aeroporto de Confins: +16,3%
- Aeroporto de Guarulhos: +6,7%
- Aeroporto de Brasília: +3,7%
- Aeroporto de Salvador: +3,0%
- Aeroporto de Campinas: +2,8%
- Aeroporto de Recife: +1,0%
- Aeroporto de Goiânia: +0,4%
? Para mais informações:
A versão completa do Relatório Comparativo de Movimentos de Maio de 2024 está disponível para acesso no Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos e no site de Performance. Este documento, elaborado pela Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, oferece uma visão abrangente e detalhada do desempenho da aviação durante o mês, fornecendo insights para os stakeholders do setor.
Equipes do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) se reuniram entre os dias 17 e 20 de junho em São José dos Campos para promover transferência de conhecimentos sobre a aplicação de técnicas de Mineração de Dados para o cálculo de Indicadores de Performance. Essa atividade está no escopo da parceria firmada entre o ICEA e o ITA em janeiro de 2022 para o fomento de pesquisas científicas aplicadas ao Gerenciamento de Tráfego Aéreo – todas de interesse do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Durante a reunião foi apresentado pela equipe do ITA o trabalho desenvolvido para o cálculo de Indicadores de Performance (KPI) do Plano Global de Navegação Aérea (GANP) que, conforme o Plano de Performance ATM do DECEA (PCA 100-3), serão monitorados pelo CGNA – por meio da Subdivisão de Pós-Operações – e analisados no âmbito da Comissão de Performance ATM (CP-ATM).
Os seguintes KPI, previstos também no manual Metodologia de Indicadores ATM do SISCEAB (MCA 100-22), foram calculados pela equipe do ITA:
- KPI04 – Extensão em rota de plano de voo apresentado
- KPI05 – Extensão real em rota
- KPI08 – Tempo adicional em Área Terminal
- KPI17 – Nivelamento em subida
- KPI18 – Nível limite durante o cruzeiro
- KPI19 – Nivelamento em descida
Para o Suboficial José Mauricio da Conceição Rocha, Encarregado da Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, “o trabalho desenvolvido na parceria entre ICEA e ITA permitirá ao CGNA monitorar e analisar os resultados de indicadores essenciais para a identificação de oportunidades de melhoria na eficiência das operações e para o aprimoramento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”.
Texto e fotos: Subdivisão de Pós-Operações do CGNA
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