AEROPORTO COORDENADO – Aeroporto monitorado cuja expectativa de demanda de tráfego aéreo é superior à capacidade adotada, tendo, portanto, todas as suas operações de pouso e decolagem condicionadas à obtenção de "SLOT" ATC.
Nota: Qualquer aeroporto poderá passar à condição de coordenado em função de uma demanda sazonal atípica.
AEROPORTO MONITORADO – Aeroporto cuja expectativa de demanda de tráfego aéreo atinja 80% da capacidade adotada, sendo, portanto, condicionadas à obtenção de "SLOT" ATC todas as intenções de vôos regulares de passageiros e/ou carga assim como da rede postal.
BALANCEAMENTO – Relação de equilíbrio entre a expectativa de demanda de tráfego aéreo e a capacidade praticada.
CAPACIDADE ADOTADA – Valor máximo atribuído à capacidade de um aeroporto resultante das capacidades ATC e aeroportuária.
CAPACIDADE AEROPORTUÁRIA – Representa a medida de habilidade da administração aeroportuária em prover serviços adequados às aeronaves que estão operando, em condições normais, no aeroporto. Essa capacidade é expressa como o número máximo de operações aéreas suportadas em um determinado aeroporto, em um dado período de tempo, levando em conta a infra-estrutura aeroportuária instalada.
CAPACIDADE ATC – Representa a medida de habilidade do órgão ATC ou de suas posições operacionais em prover serviço, em condições normais, para as aeronaves. Essa capacidade é expressa como o número de aeronaves entrando em determinada porção de espaço aéreo, em um dado período de tempo, levando em conta as condições meteorológicas, a configuração do órgão ATC, o pessoal e os equipamentos disponíveis, bem como quaisquer outros fatores que possam afetar a carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo responsável pelo espaço aéreo. Também poderá ser expressa como o número máximo de aeronaves simultâneas sob jurisdição de uma posição de controle de um órgão ATC, suportado pela infra-estrutura aeronáutica instalada.
CAPACIDADE PRATICADA – Valor atribuído à capacidade de um aeroporto ou de um setor ATC em função da disponibilidade de elementos de suas infra-estruturas instaladas por um período de tempo especificado.
CAPACIDADE SUSTENTÁVEL – Número máximo de operações praticáveis em um aeroporto ou setor de controle, continuamente, por um período de tempo especificado.
DESBALANCEAMENTO – Situação em que a expectativa de demanda de tráfego aéreo, em um determinado intervalo de tempo, é superior à capacidade praticada.
EXPECTATIVA DE DEMANDA DE TRÁFEGO AÉREO – Número total de operações pretendidas em um aeroporto ou setor de controle, por um período de tempo especificado.
INFRAESTRUTURA AERONÁUTICA – É o conjunto de órgãos, instalalções ou estruturas de apoio à navegação aérea para promover-lhe a segurança, regularidade e eficiência.
INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA – É o conjunto de instalações, em um aeroporto, constituído pela Área de Movimento e terminais de passageiros.
INTENÇÃO DE VOO – É o conjunto de informações relativas a um voo programado, transmitido ou não a um órgão ATS.
MEDIDAS DE GERENCIAMENTO DE FLUXO DE TRÁFEGO AÉREO – São ações estabelecidas através de decisões colaborativas, envolvendo CGNA, autoridades aeroportuárias, órgãos ATS e exploradores/operadores para serem aplicadas em situações de desbalanceamento.
"SLOT" ATC – Horário estimado para a passagem sobre um Fixo de Posição ou para operação de pouso ou decolagem.
"SLOT" DE OPORTUNIDADE – "SLOT" ATC destinado à operação de decolagem ou pouso de uma aerovane em aeroporto coordenado que, em razão de sua não utilização, pode ser atrubuído à outra aeronave. O Slot de oportunidade também poderá ser criado pela otimização do fluxo por um órgão ATC.
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