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Equipes do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) se reuniram entre os dias 17 e 20 de junho em São José dos Campos para promover transferência de conhecimentos sobre a aplicação de técnicas de Mineração de Dados para o cálculo de Indicadores de Performance. Essa atividade está no escopo da parceria firmada entre o ICEA e o ITA em janeiro de 2022 para o fomento de pesquisas científicas aplicadas ao Gerenciamento de Tráfego Aéreo – todas de interesse do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Durante a reunião foi apresentado pela equipe do ITA o trabalho desenvolvido para o cálculo de Indicadores de Performance (KPI) do Plano Global de Navegação Aérea (GANP) que, conforme o Plano de Performance ATM do DECEA (PCA 100-3), serão monitorados pelo CGNA – por meio da Subdivisão de Pós-Operações – e analisados no âmbito da Comissão de Performance ATM (CP-ATM).

Os seguintes KPI, previstos também no manual Metodologia de Indicadores ATM do SISCEAB (MCA 100-22), foram calculados pela equipe do ITA:

  1. KPI04 – Extensão em rota de plano de voo apresentado
  2. KPI05 – Extensão real em rota
  3. KPI08 – Tempo adicional em Área Terminal
  4. KPI17 – Nivelamento em subida
  5. KPI18 – Nível limite durante o cruzeiro
  6. KPI19 – Nivelamento em descida

Para o Suboficial José Mauricio da Conceição Rocha, Encarregado da Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, “o trabalho desenvolvido na parceria entre ICEA e ITA permitirá ao CGNA monitorar e analisar os resultados de indicadores essenciais para a identificação de oportunidades de melhoria na eficiência das operações e para o aprimoramento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”.

Texto e fotos: Subdivisão de Pós-Operações do CGNA

 

Foi realizada no período de 10 a 14 de junho, nas dependências do ICEA, mais uma edição do Curso ATM047 – Indicadores de Desempenho ATM. Nesta segunda turma de 2024, 19 alunos, entre militares e civis, concluíram o curso com aproveitamento. Esses profissionais atuam, nos Órgãos Regionais e na NAV Brasil, em atividades diversas – incluindo o Controle de Tráfego Aéreo – e nas áreas de Doutrina Operacional e de Segurança Operacional.

A capacitação desses profissionais atende ao objetivo do DECEA de, com a realização do ATM047, promover a cultura de gestão por performance e harmonizar a metodologia de coleta e de interpretação dos indicadores de desempenho da área ATM dos diversos elos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Ainda em 2024, no período de 19 a 23 de agosto, o DECEA prevê a realização de mais uma turma no ICEA. O curso é coordenado pela Subdivisão de Pós-Operações do CGNA como parte do planejamento do Empreendimento sobre “Aprimoramento da Gestão Baseada em Desempenho”, do Programa SIRIUS Brasil. Assim, outros 20 profissionais poderão ser capacitados neste ano.

Além do Curso ATM047, o DECEA está preparando a terceira edição do Seminário de Performance ATM, que ocorrerá de 24 a 26 de setembro na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Para os que pretendam apresentar trabalhos durante o evento, o prazo para submissão de resumos vai até o dia 02 de agosto. Para os demais participantes, as inscrições estarão abertas a partir de 01 de julho pelo site do evento:  https://www.even3.com.br/seminarioperformance2024/.

“O Curso ATM047 e o Seminário de Performance ATM são fundamentais para fortalecer a gestão por performance no SISCEAB, pois proporcionam um diálogo profícuo entre profissionais que atuam no Gerenciamento de Tráfego Aéreo e pesquisadores que desenvolvem trabalhos acadêmicos sobre o tema, além de representantes da indústria”, afirmou o Suboficial José Mauricio da Conceição Rocha, Encarregado da Subdivisão de Pós Operações e Instrutor do ATM047.

 

A capacitação foi destinada exclusivamente ao público estrangeiro.

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) realizou em sua sede, no Rio de Janeiro, o curso de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM). Em parceria com o escritório regional de Lima, da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), a capacitação se destinou exclusivamente ao público estrangeiro.

O evento contou com a participação de representantes da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ao longo de três semanas, os alunos estrangeiros realizaram atividades relacionadas com as fases estratégica, pré-tática e tática do ciclo ATFM, além de realizar análises pós-operações.

Estou certo de que as senhoras e os senhores voltarão para seus países com uma nova perspectiva do ATFM a nível regional e que poderão apresentar propostas para melhorar a prestação do serviço estabelecido”, afirmou o Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.

Ministrado por profissionais do CGNA, o curso contou com apoio do Projeto Regional RLA06/901 a fim de fortalecer e/ou consolidar a implantação do Serviço ATFM, de modo que as administrações de cada Estado participante possam abordar, em conjunto com a indústria e demais partes interessadas, as medidas adequadas para o gerenciamento de situações de desbalanceamento ou limitação de capacidade.

 

Texto: Suboficial C. Rocha
Imagem: Luiz Perez/ASCOM

 

O Relatório Comparativo dos 50 Aeródromos referente ao mês de maio já está disponível. Este documento oferece uma análise das tendências recentes e do desempenho do setor aeronáutico ao longo do mês. 

🛫 Movimentação nos Aeródromos Brasileiros em maio de 2024:

 Total de Movimentos:

No mês de maio deste ano, o Total de Movimentos nos aeródromos brasileiros apresentou uma redução de 3,2%, em comparação com o mesmo período de 2023.

 Aviação Comercial Doméstica:

A aviação comercial doméstica foi a principal responsável pela diminuição, registrando seu segundo menor total mensal do ano de 2024. Foram contabilizados 112.171 movimentos, representando uma queda de -7,2% em relação ao ano anterior.

Aviação Geral:

Em contrapartida, a Aviação Geral continua em ascensão, registrando seu sexto mês consecutivo de crescimento nos movimentos. Desde o início da pandemia, esse segmento tem desempenhado um papel importante na sustentação da demanda.

 

Movimentos da Aviação Geral

🌎 Desempenho dos Aeródromos:

Entre os 10 primeiros colocados no ranking de aeródromos, apenas cinco apresentaram resultados superiores aos de 2023. Galeão, Recife, Confins, Salvador e Guarulhos se destacam, com aumentos de 88,9%, 11,2%, 9,6%, 3,5% e 3,1%, respectivamente.

Ranking de Aeroportos

📉 Desafios Enfrentados:

Devido às fortes chuvas em Porto Alegre, o Aeroporto Salgado Filho teve suas operações suspensas a partir do dia 4 de maio. Isso resultou em uma redução de -91,7% quando comparado ao ano anterior, com um total de 524 movimentos mensais.

Movimentos mensais SBPA 

📚 Para mais informações:

A versão completa do Relatório Comparativo de Movimentos de Maio de 2024 está disponível para acesso no Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos e no site de Performance. Este documento, elaborado pela Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, oferece uma visão abrangente e detalhada do desempenho da aviação durante o mês, fornecendo insights para os stakeholders do setor.

 

 

No início do mês de abril, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), lançou seu Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo para 50 Aeródromos, fornecendo uma visão abrangente das operações aéreas em todo o país durante o mês de março.

Os dados coletados e analisados pelo CGNA mostram que, ao considerar pousos e decolagens em cinquenta localidades, o total de movimentos aéreos foi de 187.793, o maior para o ano de 2024. Com -2,3%, foi observada uma variação negativa, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Total de Movimentos

Por outro lado, um destaque positivo foi o desempenho da aviação Comercial Internacional, que registrou 11.554 movimentos. Isso representou uma variação positiva de 17% em relação a março de 2023, sugerindo um crescimento substancial no setor em nível internacional, mantendo-se no patamar dos meses anteriores.

Movimentos da Aviação Comercial Internacional

A Aviação Geral alcançou 46.849 movimentos, registrando também seu maior total de movimentos do ano de 2024 até o momento. Com um total de 36.002 movimentos para aeronaves de asa fixa e 10.847 para asa rotativa, este segmento contribuiu para o expressivo total de movimentos no cenário dos movimentos aéreos nacionais.

                                                                                                                                              Movimentos da Aviação Geral

A versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo pode ser acessada pelo Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos,  ou pelo site de Performance, em Produtos.

 

O Relatório Comparativo de 50 Aeródromos do mês de abril está disponível. Este documento contém informações das tendências recentes e do desempenho no setor aeronáutico durante o mês.

 

Capa abril✈️ Início da Temporada Summer 24

Abril marcou o início da temporada Summer 24, e os números impressionam. Com um aumento significativo de 6,5% no total de movimentos, o mês se destacou por registrar a maior atividade aérea do ano, trazendo uma projeção de otimismo que se espera manter ao longo do ano.

                                                                                                                                                                                                                        

 🛫 Detalhes do Desempenho:

Aviação Comercial Doméstica: Registrou um aumento de 4,1%, demonstrando uma forte demanda por voos internos. 

Aviação Comercial Internacional: Embora o crescimento tenha sido estável, houve um aumento expressivo de 13,5% em relação a 2023, evidenciando uma recuperação contínua no tráfego aéreo internacional.

Aviação Geral e Militar: Estes segmentos mostraram um desempenho notável, com aumentos de 9,1% e 12,3%, respectivamente, contribuindo significativamente para o volume total de movimentos.  

 

 🌎 Destaques dos Aeroportos:

Vários aeroportos superaram suas performances de 2023, com o Aeroporto Internacional do Galeão (SBGL) à frente, apresentando um impressionante aumento de 78,6%. Outros aeroportos como Recife (SBRF), Confins (SBCF), Fortaleza (SBFZ), Campo de Marte (SBMT), Congonhas (SBSP) e Guarulhos (SBGR) também tiveram resultados notáveis.

 

📉 Desafios Enfrentados:

Alguns aeroportos enfrentaram desafios, como o Santos Dumont (SBRJ), que viu uma redução de 39,7% em seus movimentos, e o Aeroporto de Campinas (SBKP), com uma leve queda de 3,9%.

 

📚 Para mais informações:

A versão completa do Relatório Comparativo de Movimentos de Abril de 2024 está disponível para acesso no Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos e no site de Performance. Este documento, elaborado pela Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, oferece uma visão abrangente e detalhada do desempenho da aviação durante o mês, fornecendo insights para os stakeholders do setor.

Com este produto, visamos não apenas informar, mas também inspirar confiança e interesse em relação aos desafios e oportunidades que o espaço aéreo nos reserva. Que abril seja apenas o começo de um ano de sucesso e inovação no céu!

 

Texto: Subdivisão de Pós-Operações

 

 

No dia 8 de março, a primeira edição do Curso de Indicadores de Desempenho ATM (ATM047) de 2024 foi concluída com êxito. Realizado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), esta edição contou com 20 participantes, militares (16) e civis (4), de diferentes organizações: DECEA, CGNA, CINDACTA I, CINDACTA II, CINDACTA III, CRCEA-SE e NAV Brasil.

O curso teve como principal objetivo capacitar profissionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB), transmitindo os conhecimentos necessários para utilizar ferramentas e produzir resultados que auxiliem na tomada de decisões por meio de indicadores de performance.

O público-alvo do curso é formado por profissionais que desempenham funções na coleta, tratamento e análise de dados e indicadores. Essa diversidade de experiências promove uma troca enriquecedora, resultando na máxima eficácia da utilização das ferramentas de produção e interpretação de resultados de indicadores de desempenho nas unidades do SISCEAB. Isso é fundamental para a elaboração de relatórios pós-operações, relatórios de performance e análises de risco operacional.

Para o Major R1 Gilmar Gueiros da Silva, Chefe da Seção de Normas ATM do CRCEA-SE, que participou como aluno, o curso ATM-47 é essencial no programa de capacitação do DECEA para promover a gestão por performance e unificar a abordagem dos indicadores de desempenho na área ATM. Ele destacou a valiosa troca de experiências entre os alunos e instrutores, que gerou diversas discussões ao longo da semana, enriquecendo o aprendizado e fortalecendo a integração entre os profissionais do SISCEAB.

 

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