De 05 a 09 de agosto de 2024, foi realizada a Vigésima Quarta Reunião do Grupo de Trabalho de Escrutínio (GTE) do Grupo Regional de Planejamento e Implementação do Caribe e da América do Sul (GREPECAS), no escritório regional da OACI na Cidade do México.
A Agência Regional de Monitoração do Caribe e da América do Sul (CARSAMMA) atuou como elemento central do evento, apresentou suas análises por meio de oito notas de estudo, bem como participou das discussões dos trabalhos apresentados pelos demais participantes. Assim como nas edições anteriores, esta reunião buscou harmonizar e aperfeiçoar os processos entre a CARSAMMA, instituições internacionais e os Estados da América do Sul e do Caribe, visando a segurança e o aprimoramento contínuo do espaço aéreo RVSM.
Os produtos que a CARSAMMA apresenta no GTE são o resultado do trabalho realizado ao longo do ano, abrangendo as trinta e quatro Regiões de Informação de Voo (FIR) das regiões CAR/SAM. Os resultados e indicadores desenvolvidos são fundamentais para o GTE, pois atuam na mitigação dos problemas apontados e no aprimoramento das medidas de segurança evidenciadas nas comunicações entre a CARSAMMA e as Autoridades de Aviação Civil (AAC), que tratam especialmente:
A) dos resultados do desempenho de manutenção de altitude (o cálculo do Erro do Sistema de Altimetria (ASE) de aeronaves);
B) da análise de risco SMS por meio dos reportes de Grandes Desvios de Altura (LHD);
C) da auditoria de aeronaves (não) aprovadas para operações RVSM; e
D) do Cálculo de Risco de Colisão vertical (CRM) nas Regiões de Informação de Voo CAR/SAM.
Dentre os principais assuntos da reunião, destacaram-se:
- As medidas mitigadoras dos Estados a fim de melhorar a Segurança Operacional no espaço aéreo RVSM, todas baseadas nos indicadores apresentados pela CARSAMMA;
- A atualização do Manual de Orientação para os Pontos de Contato acreditados a CARSAMMA; e
- As falhas mais ocorridas nas coordenações entre FIR adjacentes e a avalição do risco operacional feita pela CARSAMMA a respeito dessas falhas
1º Workshop de padronização de dados entre as Agências Regionais de Monitoramento (RMA) do Atlântico Sul (SATMA) e do Caribe e América do Sul (CARSAMMA)
Como parte integrante do Grupo de Trabalho e Escrutínio do GREPECAS, a ICAO juntamente com a FAA promoveu na semana anterior ao GTE, no período de 31 de julho a 02 de agosto, o Workshop SAT RMA. O evento teve como principal objetivo promover a harmonização e padronização na coleta de dados e na metodologia de avaliação de risco de colisão entre as Agências da CARSAMMA (RMA do Caribe e América do Sul), ARMA (RMA da África) e SATMA (RMA do Atlântico Sul).
O workshop também focou na otimização de relatórios de ocorrências de segurança inter-regionais, avaliação de grandes desvios de altitude (LHD) e práticas de coleta de dados entre as regiões CAR/SAM e SAT.
“Este workshop foi crucial para a nossa agência, CARSAMMA, ao proporcionar uma oportunidade valiosa para a padronização da coleta de dados e a harmonização do cálculo de colisão de risco nas regiões SAT e CAR SAM.
A participação da FAA foi especialmente significativa, pois ofereceu uma visão detalhada do cálculo de risco de colisão empregado na região do Atlântico Norte, o que representa uma grande contribuição para o aprimoramento das nossas práticas. As informações compartilhadas sobre o monitoramento do risco de desvio lateral (LLD) e erro longitudinal (LLE) servirão de lição aprendida para o Grupo ADHOC ACC-AO do Brasil – grupo responsável pela implementação do PBCS (Performance-Based Communication and Surveillance) no ACC Atlântico a partir de 2025.
Esse conhecimento não só nos permitirá alinhar nossas práticas com os padrões internacionais, mas também fortalecerá nossa capacidade de garantir a segurança e eficiência do espaço aéreo regional.” - Destacou a Cap Charlene Roberta da Silva Moreira Aieta, atual Chefe da CARSAMMA.
Ao final da reunião, a participação da CARSAMMA nas reuniões do GTE e do Workshop SAT RMA mostrou-se mais uma vez fundamental, pois todas as discussões giraram em torno das atividades da Agência. Encerrando o evento, os oficiais da OACI de Lima e da Cidade do México, respectivamente, Roberto Sosa e Eddian Méndez, agradeceram o excelente trabalho desenvolvido pela CARSAMMA e reiteraram a importância da manutenção dos níveis aceitáveis de Segurança no Espaço Aéreo RVSM nas regiões do Caribe e da América do Sul.
Este documento oferece uma análise das tendências recentes e do desempenho do setor aeronáutico ao longo do mês.
? Movimentos nos Aeródromos
Em julho, os 50 principais aeródromos brasileiros registraram um recorde de movimentos, totalizando 202.698 operações no mês; esse número representa um crescimento de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2023. A aviação comercial internacional se destacou com um resultado expressivo de 12.719 movimentos e um crescimento de 19,8%, refletindo o aumento significativo da demanda durante o período de férias.
Por outro lado, embora tenha apresentado um aumento nas movimentações característico do mês de férias em relação aos meses anteriores, a aviação comercial doméstica registrou uma queda de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2023.
? Desempenho dos Principais Aeródromos
No ranking dos principais aeródromos do Brasil, apenas dois dos dez primeiros colocados ficaram abaixo dos resultados de 2023: Congonhas (SBSP), com -2,6%, e Santos Dumont (SBRJ), com -42,3%. Em destaque temos os seguintes aeroportos:
- Aeroporto do Galeão: +100,2%
- Aeroporto de Confins: +16,3%
- Aeroporto de Guarulhos: +6,7%
- Aeroporto de Brasília: +3,7%
- Aeroporto de Salvador: +3,0%
- Aeroporto de Campinas: +2,8%
- Aeroporto de Recife: +1,0%
- Aeroporto de Goiânia: +0,4%
? Para mais informações:
A versão completa do Relatório Comparativo de Movimentos de Maio de 2024 está disponível para acesso no Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos e no site de Performance. Este documento, elaborado pela Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, oferece uma visão abrangente e detalhada do desempenho da aviação durante o mês, fornecendo insights para os stakeholders do setor.
Equipes do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) se reuniram entre os dias 17 e 20 de junho em São José dos Campos para promover transferência de conhecimentos sobre a aplicação de técnicas de Mineração de Dados para o cálculo de Indicadores de Performance. Essa atividade está no escopo da parceria firmada entre o ICEA e o ITA em janeiro de 2022 para o fomento de pesquisas científicas aplicadas ao Gerenciamento de Tráfego Aéreo – todas de interesse do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Durante a reunião foi apresentado pela equipe do ITA o trabalho desenvolvido para o cálculo de Indicadores de Performance (KPI) do Plano Global de Navegação Aérea (GANP) que, conforme o Plano de Performance ATM do DECEA (PCA 100-3), serão monitorados pelo CGNA – por meio da Subdivisão de Pós-Operações – e analisados no âmbito da Comissão de Performance ATM (CP-ATM).
Os seguintes KPI, previstos também no manual Metodologia de Indicadores ATM do SISCEAB (MCA 100-22), foram calculados pela equipe do ITA:
- KPI04 – Extensão em rota de plano de voo apresentado
- KPI05 – Extensão real em rota
- KPI08 – Tempo adicional em Área Terminal
- KPI17 – Nivelamento em subida
- KPI18 – Nível limite durante o cruzeiro
- KPI19 – Nivelamento em descida
Para o Suboficial José Mauricio da Conceição Rocha, Encarregado da Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, “o trabalho desenvolvido na parceria entre ICEA e ITA permitirá ao CGNA monitorar e analisar os resultados de indicadores essenciais para a identificação de oportunidades de melhoria na eficiência das operações e para o aprimoramento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”.
Texto e fotos: Subdivisão de Pós-Operações do CGNA
Foi realizada no período de 10 a 14 de junho, nas dependências do ICEA, mais uma edição do Curso ATM047 – Indicadores de Desempenho ATM. Nesta segunda turma de 2024, 19 alunos, entre militares e civis, concluíram o curso com aproveitamento. Esses profissionais atuam, nos Órgãos Regionais e na NAV Brasil, em atividades diversas – incluindo o Controle de Tráfego Aéreo – e nas áreas de Doutrina Operacional e de Segurança Operacional.
A capacitação desses profissionais atende ao objetivo do DECEA de, com a realização do ATM047, promover a cultura de gestão por performance e harmonizar a metodologia de coleta e de interpretação dos indicadores de desempenho da área ATM dos diversos elos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
Ainda em 2024, no período de 19 a 23 de agosto, o DECEA prevê a realização de mais uma turma no ICEA. O curso é coordenado pela Subdivisão de Pós-Operações do CGNA como parte do planejamento do Empreendimento sobre “Aprimoramento da Gestão Baseada em Desempenho”, do Programa SIRIUS Brasil. Assim, outros 20 profissionais poderão ser capacitados neste ano.
Além do Curso ATM047, o DECEA está preparando a terceira edição do Seminário de Performance ATM, que ocorrerá de 24 a 26 de setembro na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Para os que pretendam apresentar trabalhos durante o evento, o prazo para submissão de resumos vai até o dia 02 de agosto. Para os demais participantes, as inscrições estarão abertas a partir de 01 de julho pelo site do evento: https://www.even3.com.br/seminarioperformance2024/.
“O Curso ATM047 e o Seminário de Performance ATM são fundamentais para fortalecer a gestão por performance no SISCEAB, pois proporcionam um diálogo profícuo entre profissionais que atuam no Gerenciamento de Tráfego Aéreo e pesquisadores que desenvolvem trabalhos acadêmicos sobre o tema, além de representantes da indústria”, afirmou o Suboficial José Mauricio da Conceição Rocha, Encarregado da Subdivisão de Pós Operações e Instrutor do ATM047.
O Relatório Comparativo dos 50 Aeródromos referente ao mês de maio já está disponível. Este documento oferece uma análise das tendências recentes e do desempenho do setor aeronáutico ao longo do mês.
? Movimentação nos Aeródromos Brasileiros em maio de 2024:
Total de Movimentos:
No mês de maio deste ano, o Total de Movimentos nos aeródromos brasileiros apresentou uma redução de 3,2%, em comparação com o mesmo período de 2023.
Aviação Comercial Doméstica:
A aviação comercial doméstica foi a principal responsável pela diminuição, registrando seu segundo menor total mensal do ano de 2024. Foram contabilizados 112.171 movimentos, representando uma queda de -7,2% em relação ao ano anterior.
Aviação Geral:
Em contrapartida, a Aviação Geral continua em ascensão, registrando seu sexto mês consecutivo de crescimento nos movimentos. Desde o início da pandemia, esse segmento tem desempenhado um papel importante na sustentação da demanda.
Movimentos da Aviação Geral
? Desempenho dos Aeródromos:
Entre os 10 primeiros colocados no ranking de aeródromos, apenas cinco apresentaram resultados superiores aos de 2023. Galeão, Recife, Confins, Salvador e Guarulhos se destacam, com aumentos de 88,9%, 11,2%, 9,6%, 3,5% e 3,1%, respectivamente.
Ranking de Aeroportos
? Desafios Enfrentados:
Devido às fortes chuvas em Porto Alegre, o Aeroporto Salgado Filho teve suas operações suspensas a partir do dia 4 de maio. Isso resultou em uma redução de -91,7% quando comparado ao ano anterior, com um total de 524 movimentos mensais.
Movimentos mensais SBPA
? Para mais informações:
A versão completa do Relatório Comparativo de Movimentos de Maio de 2024 está disponível para acesso no Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos e no site de Performance. Este documento, elaborado pela Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, oferece uma visão abrangente e detalhada do desempenho da aviação durante o mês, fornecendo insights para os stakeholders do setor.
O Relatório Comparativo de 50 Aeródromos do mês de abril está disponível. Este documento contém informações das tendências recentes e do desempenho no setor aeronáutico durante o mês.
✈️ Início da Temporada Summer 24
Abril marcou o início da temporada Summer 24, e os números impressionam. Com um aumento significativo de 6,5% no total de movimentos, o mês se destacou por registrar a maior atividade aérea do ano, trazendo uma projeção de otimismo que se espera manter ao longo do ano.
? Detalhes do Desempenho:
Aviação Comercial Doméstica: Registrou um aumento de 4,1%, demonstrando uma forte demanda por voos internos.
Aviação Comercial Internacional: Embora o crescimento tenha sido estável, houve um aumento expressivo de 13,5% em relação a 2023, evidenciando uma recuperação contínua no tráfego aéreo internacional.
Aviação Geral e Militar: Estes segmentos mostraram um desempenho notável, com aumentos de 9,1% e 12,3%, respectivamente, contribuindo significativamente para o volume total de movimentos.
? Destaques dos Aeroportos:
Vários aeroportos superaram suas performances de 2023, com o Aeroporto Internacional do Galeão (SBGL) à frente, apresentando um impressionante aumento de 78,6%. Outros aeroportos como Recife (SBRF), Confins (SBCF), Fortaleza (SBFZ), Campo de Marte (SBMT), Congonhas (SBSP) e Guarulhos (SBGR) também tiveram resultados notáveis.
? Desafios Enfrentados:
Alguns aeroportos enfrentaram desafios, como o Santos Dumont (SBRJ), que viu uma redução de 39,7% em seus movimentos, e o Aeroporto de Campinas (SBKP), com uma leve queda de 3,9%.
? Para mais informações:
A versão completa do Relatório Comparativo de Movimentos de Abril de 2024 está disponível para acesso no Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos e no site de Performance. Este documento, elaborado pela Subdivisão de Pós-Operações do CGNA, oferece uma visão abrangente e detalhada do desempenho da aviação durante o mês, fornecendo insights para os stakeholders do setor.
Com este produto, visamos não apenas informar, mas também inspirar confiança e interesse em relação aos desafios e oportunidades que o espaço aéreo nos reserva. Que abril seja apenas o começo de um ano de sucesso e inovação no céu!
Texto: Subdivisão de Pós-Operações
A capacitação foi destinada exclusivamente ao público estrangeiro.
O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) realizou em sua sede, no Rio de Janeiro, o curso de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM). Em parceria com o escritório regional de Lima, da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), a capacitação se destinou exclusivamente ao público estrangeiro.
O evento contou com a participação de representantes da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ao longo de três semanas, os alunos estrangeiros realizaram atividades relacionadas com as fases estratégica, pré-tática e tática do ciclo ATFM, além de realizar análises pós-operações.
“Estou certo de que as senhoras e os senhores voltarão para seus países com uma nova perspectiva do ATFM a nível regional e que poderão apresentar propostas para melhorar a prestação do serviço estabelecido”, afirmou o Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.
Ministrado por profissionais do CGNA, o curso contou com apoio do Projeto Regional RLA06/901 a fim de fortalecer e/ou consolidar a implantação do Serviço ATFM, de modo que as administrações de cada Estado participante possam abordar, em conjunto com a indústria e demais partes interessadas, as medidas adequadas para o gerenciamento de situações de desbalanceamento ou limitação de capacidade.
Texto: Suboficial C. Rocha
Imagem: Luiz Perez/ASCOM
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