Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CGNA realiza curso sobre Indicadores de Desempenho ATM
Início do conteúdo da página

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) promove, de 09/12 a 13/12, o curso sobre Indicadores de Desempenho ATM dirigido aos profissionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), de companhias aéreas e de aeroportos.

Segundo o Tenente-Coronel Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, da Divisão de Operações do CGNA, o curso tem o objetivo de promover a cultura da gestão por performance e harmonizar a metodologia de coleta e de interpretação dos indicadores de desempenho da área ATM. “Tem o intuito também de propiciar uma interação com o CGNA e uma participação ativa sobre a criação dos nossos produtos, visando a melhoria e a fluidez do tráfego aéreo”, destacou o oficial.

Ministrado por profissionais do SISCEAB, o curso faz parte de capacitação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. “Durante o treinamento são abordados conceitos referentes aos fundamentos, à classificação e às características dos indicadores de performance ATM. São apresentadas boas práticas sobre a coleta e o tratamento de dados, bem como a metodologia dos indicadores pelo DECEA”, ressaltou o Suboficial José Maurício da Conceição Rocha, da Subdivisão de Pós-Operações do CGNA.

Durante o treinamento, serão ministradas também instruções sobre os indicadores de performance ATM do Plano Global da Navegação Aérea da Organização da Aviação Civil Internacional. “Esses indicadores são promovidos pela OACI para o monitoramento de todos os sistemas de navegação aérea dos seus Estados Membros, geram informações e resultados das operações aéreas em todas as fases do voo”, explicou o chefe da Seção de Normas de Tráfego Aéreo do DECEA, Capitão Ricardo David Benedictis.

Para o diretor administrativo e financeiro da Norte da Amazonia Airports, Artur Costa, aperfeiçoar a cultura de gestão por performance e indicadores nos aeroportos da NOA Airports é a principal expectativa em relação ao curso. “Os setores aéreo e aeroportuário geram bastante dados, transformá-los em informação e conhecimento é o maior desafio para tomar as melhores decisões. Além disso, a realização da COP30, em Belém, irá demandar planejamento operacional e o curso converge para isso”, afirmou.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Luiz Perez
Revisão: Tenente Raphaela Martorano

 

Fim do conteúdo da página