O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou, nesta quarta-feira (28/08), de uma reunião de coordenação sobre o emprego de meios aéreos pelas Forças de Segurança durante a Cúpula de Líderes do G20. O evento aconteceu de forma híbrida, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.
O encontro foi uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e contou com a presença de representantes do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SESP) e do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
“Essa reunião é importante para realizarmos a coordenação com os órgãos envolvidos, trocarmos informações e alinharmos as ações de planejamento para o evento”, pontuou o Coordenador-Adjunto de Organização e Logística da Presidência Brasileira do G20, João Montenegro.
O Plano de Coordenação do Espaço Aéreo foi detalhado pelo Chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Fábio da Silva Santos. Foram apresentadas as medidas que serão adotadas para manutenção de um fluxo de tráfego aéreo seguro e ordenado durante o G20. “É fundamental termos todas as Forças de Segurança integradas para agilizar a tomada de decisão e ter a consciência situacional da operação”, afirmou o Oficial.
Foi explicado também como funcionará a ativação das áreas de exclusão, classificadas como reservada, restrita e proibida. Durante o período de ativação das áreas, as aeronaves que desrespeitarem as restrições e proibições estarão sujeitas à intervenção, persuasão e detenção previstas nas Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.
As particularidades das Operações das Forças de Segurança foram abordadas durante a reunião, envolvendo as bases de operações, as aeronaves empregadas, o uso de código transponder (equipamento de identificação para tráfego) e a coordenação das aeronaves com a Sala Master de Comando e Controle.
Militares da FAB, representantes de órgãos governamentais e entidade do setor de aviação estarão reunidos no CGNA, localizado no Rio de Janeiro, para coordenar as ações relativas ao controle e defesa do espaço aéreo.
“As medidas adotadas visam garantir a segurança dos chefes de estado e de governo presentes ao evento, além de reduzir os impactos operacionais para os usuários do espaço aéreo”, declarou o Tenente-Coronel Fábio.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Luiz Perez
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues
Redes Sociais