Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico

Em destaque

  • Prova de Vida
  • Declaração de Beneficiários
  • Contracheque
  • Benefícios em Vigor
  • LESP/Férias não gozadas
  • Guia Rápido
Início do conteúdo da página

        A Subdiretoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica (SDIP) foi criada por meio da Portaria nº 567/GM3, de 7 de julho de 1993, tendo como missão o planejamento, a orientação e a coordenação das atividades relacionadas à remuneração de militares inativos, civis aposentados e beneficiários de pensão militar e civil, em especial o trato com os assuntos relacionados aos proventos dos veteranos e dos civis aposentados, bem como à habilitação dos beneficiários das pensões militares, civis e especiais. Essas competências foram provenientes da Divisão de Inativos e Pensionistas da Subdiretoria de Encargos Especiais (SDEE).
         Àquela época a SDIP localizava-se no 6º andar do prédio do Comando da Aeronáutica, no Centro do Rio de Janeiro, e era subordinada à então Diretoria de Intendência da Aeronáutica (DIRINT), atualmente Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD).
         Vinte e três anos depois, a Subdiretoria foi transferida para a Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), em cumprimento à Portaria nº 1615/-T/GC3, de 8 de dezembro de 2016, e mudou-se para a Ponta do Galeão, na Ilha do Governador,  ainda no Rio de Janeiro.
         Como forma de “valorizar e reconhecer a contribuição de todos os integrantes da FAB que deixaram o serviço ativo, desde a sua criação até os dias atuais”, foi instituído pela Portaria nº 200/GC3, de 20 de fevereiro de 2020, o dia 16 de julho como o Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira, e homenageia o 16 de julho de 1945, data emblemática para a Força, “pois marca o retorno dos Veteranos que lutaram nos céus da Itália durante a 2º Guerra Mundial”.
         Ainda nesse sentimento, foi editada a Diretriz de efetivação do termo “Veterano” no âmbito do Comando da Aeronáutica (DCA 11-127), orientando as ações para que os militares os quais se encontram na situação de inatividade passem a ser tratados pelo termo “Veterano”. 
         Diante desse cenário, a SDIP transformou-se em SDVP (Subdiretoria de Veteranos e Pensionistas), criada a partir da reedição do Regulamento da Diretoria de Administração do Pessoal (ROCA 21-32), aprovado pela Portaria nº 820/GC3, de 4 de agosto de 2020, e estruturada com foco em atender as necessidades dos clientes relacionadas a dois macroprocessos: gestão de proventos de veteranos e gestão de pensões militares e especiais.
         A fim de preservar a história, mantemos um quadro virtual dos Ex-Subdiretores de Inativos e Pensionistas, e o quadro real encontra-se exposto na DIRAD.

Fim do conteúdo da página