No dia 20 de junho, a Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) realizou a última reunião, para definição dos ajustes finais, antes do lançamento da plataforma de atendimento "Minha FAB". O encontro, ocorrido na sala de conferências da DIRAP, foi conduzido pelo Diretor de Administração do Pessoal, Major Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, e contou com a presença de representantes da Dataprev e de militares envolvidos no projeto.
A plataforma de atendimentos "Minha FAB" é uma das iniciativas no âmbito da DIRAP alinhadas com o projeto de transformação digital dos processos e serviços geridos pela Diretoria e será o primeiro produto fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Dataprev e o Comando da Aeronáutica (COMAER), em novembro de 2022, parceria que viabilizou a troca de experiências e conhecimentos entre as duas Instituições, na busca por soluções tecnológicas e inovadoras para os diversos procedimentos administrativos.
Por intermédio desta nova ferramenta, a ser disponibilizada nos formatos Website e Aplicativo para celular, o interessado poderá solicitar diversos tipos de serviços digitalmente, sem necessidade de comparecimento às Organizações Militares, ou, ainda, agendar um atendimento presencial. Além do protocolo eletrônico de requerimentos, a plataforma possibilitará a tramitação dos pedidos entre diferentes áreas, o acompanhamento do status dos processos pelos requerentes, o gerenciamento das filas, o monitoramento da produtividade dos profissionais e a integração com outros sistemas e bases de dados, trazendo ganhos expressivos não só para os usuários, mas para a Administração do COMAER, em termos de gestão e governança.
Em suas palavras iniciais, o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Magarão, enfatizou a escolha estratégica da Dataprev devido à sua notória expertise em tecnologia, em manejo de informações governamentais e em desenvolvimento de produtos. Ele sublinhou que a nova ferramenta garantirá um aumento da eficiência e segurança administrativa, bem como proporcionará uma maior comodidade para os usuários, ressaltando a possibilidade de seu uso ser expandido futuramente para outros serviços, além daqueles prestados no âmbito do Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica (SAVPAR). "O 'Minha FAB' propiciará maior agilidade e praticidade, refletindo nosso compromisso com os valores cultuados na DIRAP, como a celeridade e a inovação", declarou o Oficial General.
Já o Subdiretor de Veteranos e Pensionistas, Brigadeiro Intendente Marcelo Tenório de Carvalho, destacou as expectativas quanto à implementação deste aplicativo, o qual facilitará a vida de muitos militares e seus familiares: “O lançamento está previsto para o dia 16 de julho, Dia dos Veteranos da Força Aérea Brasileira. Escolhemos esta data porque acreditamos que esta aplicação será um presente significativo para aqueles que tanto contribuíram com a história da nossa FAB, nossos veteranos”.
Após a definição dos ajustes necessários para a homologação final da plataforma, o encerramento da reunião foi marcado pela confirmação de que o projeto trará inúmeros benefícios aos diversos stakeholders. Para a FAB, haverá uma redução considerável nos procedimentos administrativos manuais, aumentando a agilidade no atendimento das solicitações e garantindo maior segurança na análise e no processamento de dados.
“ A parceria entre a Dataprev e a FAB é estratégica no processo de transformação digital do governo brasileiro, viabilizando a integração à Infraestrutura Nacional de Dados, assim como na oferta de serviços aos veteranos e ativos da aeronáutica, de forma simples e ágil. Temos agora nesta primeira fase de implantação, o início de um processo contínuo de ativação de serviços que rapidamente poderá abranger diversas atividades na gestão de pessoas da Aeronáutica”, afirmou Alan do Nascimento Santos, Diretor de Relacionamento e Negócio da empresa.
Redação: 2T Teodora (ACS DIRAP)
Revisão: CL Plaza (SDVP DIRAP)
Fotos: 1S Rocha (ACS DIRAP)
Redes Sociais