Lançado em 30 de julho de 2024, em parceria com a Dataprev, a plataforma “Minha FAB” já recebeu 470 solicitações. Os pedidos variam desde revisão de proventos e pensões militares até habilitação à pensão, indenizações por licença especial e férias não usufruídas, além da solicitação de cópias de processos.
O aplicativo foi criado para revolucionar o atendimento aos veteranos e pensionistas da FAB, permitindo que eles façam seus pedidos de forma rápida e prática, diretamente pelo computador ou celular, e acompanhem todo o processo até a conclusão, sem a necessidade de ir até a Organização Militar de vinculação.
Maria Nícia Alves Lima, de 84 anos, foi a primeira a habilitar sua pensão militar por meio da plataforma “Minha FAB”. “Foi maravilhoso! A plataforma facilitou muito a minha vida, principalmente por estar em Rio Branco, no Acre. Se eu tivesse que ir até o Rio de Janeiro para resolver, seria extremamente complicado”, relatou. Ela conseguiu realizar todo o processo digitalmente, economizando tempo e evitando longos deslocamentos.
O pedido foi concluído em apenas 14 dias, superando as expectativas de Maria Nícia, que conheceu a “Minha FAB” ao contatar a Ouvidoria da Base de Recepção dos Veteranos (BREVET) e elogiou a eficiência do atendimento. Sua filha, Maria do Socorro Alves Carneiro destacou que, com os altos custos enfrentados por pessoas idosas, o benefício chegou em boa hora e será essencial para a qualidade de vida da mãe.
Com o aumento da aceitação dos serviços digitais, a “Minha FAB” se mostra um caminho promissor para a prestação de serviços administrativos na Força Aérea. O exemplo de Maria Nícia ilustra como a plataforma pode superar barreiras geográficas e melhorar a eficiência no atendimento. A digitalização, ao permitir que solicitações sejam feitas e acompanhadas remotamente, democratiza o acesso aos serviços e promove uma cultura de inovação contínua.
O Chefe da Divisão de Pensões da Subdiretoria de Veteranos e Pensionistas, Tenente-Coronel Intendente Romulo Nunes Carlos, destacou que a “Minha FAB” é uma solução tecnológica inovadora, que melhora a rapidez, transparência e eficiência, aumentando a satisfação dos usuários. “A adoção da plataforma reflete o alinhamento das ações de governança do Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica com a Concepção Estratégica da Força Aérea. Isso possibilita a desburocratização dos pedidos e a racionalização de recursos humanos, eliminando a necessidade de trâmites por organizações intermediárias”, pontuou.
A história de Maria Nícia Alves Lima reforça o sucesso da “Minha FAB” como uma ferramenta de inclusão digital e eficiência administrativa. Sua experiência positiva testemunha o compromisso da Força Aérea Brasileira em modernizar e adaptar seus serviços às necessidades dos usuários, facilitando a vida de quem precisa.
Fotos: Sargento Gabriele / DIRAP e Maria do Socorro Alves Carneiro
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