Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico

Em destaque

  • Pesquisa de Satisfação SAVPAR
  • Prova de Vida
  • Declaração de Beneficiários
  • Contracheque
  • Benefícios legais
  • LESP/Férias não gozadas
  • SAÚDE FAB
Início do conteúdo da página

      A Subdiretoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica (SDIP) foi estabelecida por intermédio da Portaria nº 567/GM3, de 7 de julho de 1993, com a missão de planejar, orientar e coordenar as atividades relacionadas à remuneração de militares inativos, civis aposentados e beneficiários de pensão militar e civil. Inicialmente localizada no 6º andar do prédio do Comando da Aeronáutica, no Centro do Rio de Janeiro, a SDIP era subordinada à então Diretoria de Intendência da Aeronáutica (DIRINT), hoje Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD).

      Especial atenção foi dada aos assuntos relacionados aos proventos dos veteranos e civis aposentados, bem como à habilitação dos beneficiários das pensões militares, civis e especiais. Essas atribuições foram transferidas da Divisão de Inativos e Pensionistas da antiga Subdiretoria de Encargos Especiais (SDEE), à época também pertencente à DIRINT.

      Após 23 anos de sua criação, a Subdiretoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica foi transferida para a Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), conforme estabelecido pela Portaria nº 1615/-T/GC3, de 8 de dezembro de 2016, e mudou-se para a Ponta do Galeão, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

      No dia 17 de fevereiro de 2020, a Diretriz do Comando da Aeronáutica, DCA 11-127, efetivou o termo "Veterano", no âmbito do Comando da Aeronáutica, orientando a utilização desse termo como forma de valorizar e reconhecer a contribuição de todos os integrantes da FAB que deixaram o serviço ativo, desde a sua criação até os dias atuais.

      Com base no reconhecimento à significativa contribuição dos veteranos da Força Aérea Brasileira, o dia 16 de julho foi oficialmente instituído como o Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira pela Portaria nº 200/GC3, de 20 de fevereiro de 2020. Essa data especial é uma homenagem ao retorno dos Veteranos que bravamente lutaram nos céus da Itália durante a 2ª Guerra Mundial.

      Diante desses acontecimentos, a SDIP passou por uma transformação organizacional significativa, tornando-se a Subdiretoria de Veteranos e Pensionistas (SDVP), conforme estabelecido pela reedição do Regulamento da Diretoria de Administração do Pessoal (ROCA 21-32), aprovado pela Portaria nº 820/GC3, de 4 de agosto de 2020. A criação da SDVP refletiu a necessidade de adaptar a estrutura organizacional para melhor atender às demandas dos clientes, com foco específico em dois macroprocessos: a gestão de proventos de veteranos e a gestão de pensões militares e especiais.

      Para manter viva nossa história, mantemos um registro virtual dos Subdiretores de Inativos e Pensionistas, ao passo que o registro físico se encontra em exposição na DIRAD.

Fim do conteúdo da página