Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Toque no Acervo > Uniforme do Danilo Moura - 2º Ten. Aviador Convocado
Início do conteúdo da página

\.o./ Toque no Acervo \.o./ .

Uniforme do Danilo Moura - 2º Ten. Aviador Convocado

Histórico

Uniforme e equipamentos Os pilotos usavam camiseta de lã, cueca e meias pretas, ceroulas de lã e meias de lã, camisa "caqui", calça "caqui" e botinas de sola de borracha, macacão de voo, blusão, luvas e botas de couro, todos forrados com pele de carneiro, óculos de voo, capacete e máscara de oxigênio. Todos também usavam as famosas "Dog-Tag" (placas de identificação) penduradas no pescoço. No macacão os pilotos levavam caneta, lápis, balas, chicletes, pacote de emergência em forma de cantil. Para o caso de evasão eles levavam: bolsa de dinheiro e mapas, cartas geográficas, bolsa de medicamentos. Levava-se também três fotografias em trajes civis para documentos falsos em caso de evasão. Todo piloto levava também o inseparável "Mae-west", paraquedas com bote de borracha e estavam armados com uma pistola Colt a tiracolo. Era proibido levar durante os voos qualquer documento, aliança, fotografias de familiares ou cartas.1

Óculos de voo pertencente ao Tenente Danilo Moura. Nascido em 30 de junho de 1916, na cidade de Cachoeira do Sul, teve seu treinamento realizado no Panamá, em Suffolk e na Itália. Piloto de combate, acumulou a função de chefe da garagem de veículos durante a guerra. Em 04 de fevereiro de 1945, ao cumprir sua 11a missão de guerra, foi abatido pela artilharia antiaérea inimiga, a sudoeste da cidade de Treviso, na Itália. Saltou de paraquedas, a baixíssima altura, tendo tocado o solo segundos após a abertura do velame. Caiu sentado e na violência do impacto mordeu sua língua, o que lhe provocou dificuldades para a fala. Foi socorrido e escondido por simpatizantes italianos. Cansado da vida no esconderijo, resolveu tentar regressar, atravessando as linhas inimigas. Contrariando todas as instruções quanto à fuga, conseguiu retornar às linhas amigas, andando a pé mais de 140 km, utilizando a luz do dia e as estradas principais. Sua história tem sido narrada muitas vezes em livros e revistas, tendo inspirado a famosa paródia chamada “Ópera do Danilo”, cantada em todas as reuniões de caçadores pelos pilotos do 1o Grupo de Caça. Danilo era o irmão caçula do comandante Nero Moura. Ao retornar a Pisa, continuou na sua função de chefe da garagem, porém não pode efetuar mais nenhuma missão de guerra, pois se fosse novamente abatido e feito prisioneiro, poderia ser considerado pelo inimigo como sendo um espião e certamente seria fuzilado. Foi promovido a segundo-tenente em 25 de outubro de 1944. Condecorações: Cruz de Sangue Cruz da Aviação "fita A" Air Medal com 4 palmas (EUA); Campanha da Itália; Presidential Unit Citation (EUA) Após a guerra, ao regressar ao Brasil, pediu baixa da FAB e ingressou como piloto civil na Panair do Brasil, onde serviu como piloto por muitos anos, tendo chegado ao posto de "Master Pilot", voando como comandante de aeronave Constellation. Com a extinção da Panair, radicou-se como fazendeiro da região de Coioêre, Paraná. Foi casado com a Sra Maria Isolina Krieger, tendo 5 filhos. Faleceu no dia 14 de maio se 1990, na cidade do Rio de Janeiro, RJ. 2

Peças do uniforme utilizadas pelo Ten. Danilo Moura ao ser abatido no teatro de operações na Itália.

 

Fonte: 1 - http://sitetropasdeelite.t15.org/FAB-1GAVC.htm 2 - livro “A História do 1o Grupo de Caça” John W. Buyers

CAPACETE DE VOO DE COURO DOS PILOTOS DO 1º GAC NA SEGUNDA GUERRA

Descrição

Capacete de voo feito em Couro da Força Aérea Americana da Segunda Guerra Mundial modelo utilizado pelos pilotos brasileiros da FAB com fone de ouvido da Western Eletric ANB-H-1 - World War II US Army Air Force A-11 Flight Helmet w/ Western Electric ANB-H-1 Earphones.

Coleção

DANILO MOURA

Origem

E.U.A.

Aquisição

DOAÇÃO

Época

SEC. XX - década de 40

Dimensões

39 x 26 cm

ÓCULOS DE VOO

Descrição

Óculos de voo utilizado pelos pilotos da FAB na Segunda Guerra Mundial. lentes em plástico fumê com armação em borracha. Alças formadas por tira em lona caqui com passador em metal.

Coleção

DANILO MOURA

Origem

E.U.A.

Aquisição

DOAÇÃO

Época

CERCA DE 1944

Dimensões

8,5 x 21 x 2,5 cm

JAQUETA "SENTA PUÁ"

Descrição

Jaqueta de voo usada pelos pilotos da FAB na Segunda Guerra mundial. Em tecido verde, com ziper e dois bolsos na parte inferior frontal, um de cada lado. o nome do piloto sobre o símbolo do esquadrão do lado esquerdo na altura do peito. Toda forrada internamente com tecido sintético felpudo e com a gola forrada com pelo de animal.

Coleção

DANILO MOURA

Origem

E.U.A.

Aquisição

DOAÇÃO

Época

SEC. XX - década de 40

Dimensões

68 x 64 cm

CALÇA MODELO A-9

Descrição

Calça de brim com forro de feltro.Detalhes: Possui Dois bolsos embutidos em cada lateral lateral na perna direita; Cinco botões da barriguilha e quatro na cintura. Dois bolsos fechados com botão na parte de trás.bolso na frontal na perna direita. dois remendos um na parte inferior e outro na superior.

Coleção

DANILO MOURA

Origem

E.U.A.

Procedência

EMPRESA MBDA

Aquisição

DOAÇÃO

Época

CERCA DE 1940

Dimensões

107 x 47 cm

 

Escolha o próximo toque !


Fim do conteúdo da página