Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

 

O final de semana foi intenso e pleno de entretenimento e disseminação de cultura para mais de 22 mil pessoas que visitaram o Museu Aeroespacial (MUSAL), no Campo dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A festa marcou a comemoração do Dia Internacional de Museus, ocorrido no dia 18 de maio, dentro das atividades previstas na 16ª edição da Semana Nacional de Museus. O MUSAL promoveu atrações especiais aos visitantes que puderam presenciar shows aéreos e demonstrações operacionais, apresentações musicais, além de conhecer salas de exposições e o interior de diversas aeronaves históricas pertencentes ao acervo do MUSAL, dentro de uma programação especial para a família.

 

A partir de terça-feira, 15, o Museu Aeroespacial (MUSAL), participa da 16ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Durante toda a semana, os visitantes poderão conhecer o interior de diversas aeronaves históricas e participar de uma programação especial.

 
Na manhã da última terça-feira, 13, o Museu Aeroespacial (MUSAL) recebeu a visita da Chefe da Representação Regional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no Rio de Janeiro, Vera Lúcia Mangas da Silva e do diretor do Museu Histórico Nacional, Paulo Knauss de Mendonça.

 
Na manhã da última quinta-feira (22), o Museu Aeroespacial (MUSAL) recebeu a visita do Chefe da 4º Subchefia do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER), Major Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço.

 

Na última segunda-feira, 16, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Museu Aeroespacial (CIPA/MUSAL) promoveu um curso de noções básicas de Primeiros Socorros. O curso foi ministrado pela Tenente Enfermeira Janaína de Oliveira, com o auxílio do Suboficial Fábio Teixeira de Azevedo.

 
No último 1º de março, aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, foi lançado o livro “Rio pelo Alto 2: panoramas da cidade do Rio de Janeiro 1910 – 1920”, na Livraria Argumento, no bairro do Leblon. A edição foi organizada por Patrícia Pamplona e contou com textos da Tenente Fabiana Dias e do Suboficial Jefferson Machado, historiadores do Museu Aeroespacial (MUSAL).

No fundo da sala figura uma imagem de três aviadoras posando agachadas na asa de um Tucano A-29B, na Base Aérea de Natal (BANT), a primeira turma com aspirantes mulheres da Força Aérea Brasileira (FAB). O painel está na exposição “A Mulher na Aviação” do Museu Aeroespacial (MUSAL), celebrando a primeira geração de mulheres a ingressar na Academia da Força Aérea (AFA), no ano de 2003 e, integrar o Quadro de Oficiais Aviadores, em 2006.

Fim do conteúdo da página