Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Como parte das comemorações relativas à 17ª Semana Nacional de Museus, independentemente das condições meteorológicas adversas durante todo o dia 18 de maio – Dia Internacional de Museus, o Museu Aeroespacial (MUSAL) manteve a maior parte da sua programação especial.

Ontem, infelizmente, a chuva, que não deu trégua o dia inteiro, fez com que boa parcela do público esperado não comparecesse e as demonstrações aéreas tenham sido canceladas. Contudo, a maioria da programação foi mantida, uma vez que foi planejada e realizada em áreas cobertas.

Aproximadamente 4000 visitantes se deliciaram com as exposições do Acervo Histórico do MUSAL, visitação a várias aeronaves como Electra, C-130 Hércules, Mirage 2000 e outras, além da criança ter se divertido muito em diversas oficinas infantis, shows artísticos e parque de diversões.

Um dos pontos altos do dia de ontem foi o show com o cantor Leoni que nos brindou com quase 2 horas de músicas de excelente qualidade. O artista embalou o público com canções marcantes como “Por que não eu” e “Garotos”, juntamente com outras belas canções novas.

Após dias com chuvas constantes, a previsão é de um domingo lindo com Sol e temperaturas agradáveis. Assim, convidamos todos a estarem conosco e para aproveitarem todas as atividades programadas. Acesse www.fab.mil.br/musal

Como parte da Visita Oficial da Comitiva da Força Aérea Nacional Angolana ao Brasil, no dia 17 de abril próximo passado, o Museu Aeroespacial recebeu o Brigadeiro Médico Pedro Jorge de Lara e Albuquerque, o Coronel Médico Edgar Adolfo Boro Florindo e o Capitão de Fragata Engenheiro Ernesto Zango Raúl.

A visitação, que foi guiada pela Ten Mota, militar do efetivo do MUSAL, percorreu as instalações e as aeronaves em exposição, proporcionando a oportunidade de conhecerem parte da História da Aviação e, em particular, da Força Aérea Brasileira.

Segundo a mediadora, durante toda a visita, as expressões de deslumbramento e admiração pelo acervo histórico foram notórios, sendo unânime que todos da Comitiva ficaram encantados com tudo que viram e ouviram ao longo daquela oportunidade.

 

Museu Aeroespacial recebeu a visita de parte do efetivo da ESAO - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro na manhã do dia 03 de maio de 2019.

O grupo formado por 2 Sargentos do EB e pelos novos Soldados daquela Organização Militar tinha o objetivo de ampliar a cultura dos militares, proporcionando a oportunidade de conhecerem parte da História da Aviação e, em particular, da Força Aérea Brasileira.

A visitação foi guiada por um dos monitores do MUSAL que pode percorrer as instalações, bem como as aeronaves em exposição.

Como forma de agradecimento, aquela Escola ofereceu um diploma de agradecimento pela gentileza da visita e por essa importante interação entre as Forças Armadas Brasileiras.

  

Clique aqui para mais informações

 

Na manhã quente e ensolarada do dia 27 de abril de 2019, o Museu Aeroespacial recebeu a visita muito especial de um menino chamado Miguel D’Oliveira (11 anos), que chegou ao MUSAL com um lindo sorriso aberto. O motivo de tanta alegria? A expectativa de um passeio diferente, mas ele não imaginava o que realmente estava por vir.

Em 2015, Miguel foi diagnosticado com Leucemia Mielóide Aguda M3, uma doença rara em crianças. Nascido no Pará, o menino encontrou tratamento no Rio de Janeiro, onde mora atualmente. Após vários estágios da doença, Miguel conseguiu um transplante de medula em agosto de 2018. No entanto, continua tomando vários medicamentos e fazendo acompanhamentos no Instituto Nacional do Câncer – INCA, a cada três meses.

Toda criança possui um sonho e, com este menino, não seria diferente. Apaixonado pela História das Grandes Guerras, Miguel tinha o desejo de conhecer mais sobre esses períodos históricos e gostaria de ganhar um notebook para se entreter com jogos de estratégia. Assim, sua família recorreu à “Make a Wish® Brasil!”, Organização Não Governamental que atua no país há quase 10 anos, proporcionando apoio a crianças e adolescentes, tornando sonhos em realidade.

Durante o passeio, Miguel pôde viver e conhecer um pouco da magia da Aviação, visitando exposições nos diversos ambientes do Museu, mas principalmente as aeronaves do acervo histórico. Entretanto, o ápice da visita ficou reservado para um dos protagonistas da II Guerra Mundial, o P-47 Thunderbolt. Ao se aproximar do avião, Miguel ficou super empolgado e, ao saber que entraria na cabine do mesmo, quase não se conteve de tanta alegria.

Envolvido por tanta emoção, já acomodado como um verdadeiro piloto no interior do P-47, nem percebeu que seu pedido inicial, o Notebook, se encontrava bem ali, no banco onde ele estava sentado. Este foi mais um dos momentos de muita emoção para todos os presentes.

Rosanne Echebarrena, mãe de Miguel, muito emocionada, agradeceu a todos os envolvidos na visita: “Vocês foram maravilhosos! Foi emocionante!”.

A visitação ao MUSAL está aberta a todo público em geral, contudo, especialmente nesta ocasião, atendendo a uma solicitação da Make a Wish® Brasil e, cumprindo suas responsabilidades sociais, a Direção do Museu viabilizou um roteiro especial para a realização do sonho do nosso pequeno grande Guerreiro Miguel D’Oliviera.

Nesta oportunidade, além do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) que acompanhou toda a visita e divulgou em seu Twitter (https://twitter.com/portalfab/status/1122490768663379968?s=12), a Band TV também esteve presente realizando a cobertura do evento e expôs matéria em um de seus jornais televisivos conforme link: https://bandrio.band.uol.com.br/jornaldorio/videos/16642459/cuidados-paliativos-contribuem-para-cura-de-pacientes-com-doencas-graves

 

Clique para ver todas as fotos.

Fim do conteúdo da página