Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Arquivo Histórico
Início do conteúdo da página

A constituição do Arquivo Histórico está relacionada com a criação do Museu Aeroespacial (1973) que tem como finalidade “preservar a memória da Aeronáutica brasileira por intermédio de seu acervo histórico”. Para cumprir essa missão, o arquivo possui documentos referentes à aviação civil e militar, a militares, a aviadores civis e a organizações militares.

Desse acervo, destacamos os negativos de vidro (1928-1960) e de celulose (1934-1950) pertencentes a antiga Escola de Aviação Militar (1919-1938) e Escola de Aeronáutica (1941), compostos por fotos aéreas tiradas pelo Serviço de Fotografia Aérea. As imagens retratam as atividades dessas instituições de ensino, perspectivas dos bairros do seu entorno e vistas das cidades do Brasil e suas transformações urbanísticas.



Também chama atenção os documentos do I Grupo de Aviação de Caça pertencente ao fundo da Força Aérea Brasileira. O Grupo foi organizado em 1943, com a finalidade de lutar na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ao lado dos aliados, e teve como comandante o brigadeiro Nero Moura (1910-1994). Abaixo imagens da caderneta de voo do brigadeiro no período em que esteve no teatro de operações.

As cadernetas de voo possuem o histórico dos voos realizados pelos pilotos e, essa especificamente, contém dados do período de outubro de 1943 até o mesmo mês em 1945. As páginas que estão digitalizadas são referentes ao mês de novembro de 1944 e contém dados sobre o tipo de avião usado, altitude, número de aterrisagens, tempo de serviço e natureza do serviço.

As consultas ao acervo do Arquivo Histórico precisam ser realizadas com agendamento prévio pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fim do conteúdo da página