Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Toque no Acervo > Medalha Bronze Star
Início do conteúdo da página

\.o./ Toque no Acervo \.o./.

Medalha Bronze Star

Histórico

Medalha de bronze oferecida ao capitão Thomas Girdwood pelos méritos durante os serviços no período de 07 de outubro de 1944 a 02 de maio de 1945 pela Headquarters Twelfth Air Force.

Clique + fotos

A Estrela de Bronze é uma condecoração individual das Forças Armadas Americanas que pode ser designada por bravura, atos de mérito ou serviço de mérito. Quando ela é ganha por bravura, é a quarta condecoração mais alta das Forças Armadas Americanas e a nona maior em ordem de precedência (incluindo prêmios por combate e não combate) na ordem de importância nas Forças Armadas Americanas. Quando recebida por mérito em combate ao inimigo, é a quinta condecoração mais alta das Forças Armadas e a décima em ordem de precedência.

Este artigo tem por objetivo apresentar as características gerais desta condecoração, sobretudo no período de concessão da Segunda Guerra Mundial. Informações gerais a medalha é dada a qualquer membro das formas armadas que passou a servir no corpo armado dos EUA depois de 7 de dezembro de 1941 e se distingue por ações heroicas ou mérito de serviço. É necessário, no entanto, que exista engajamento contra o inimigo dos Estados Unidos.

A medalha também pode ser agraciada a forças aliadas que se engajaram com os Estados Unidos no combate ao inimigo comum. Alguns soldados da Força Expedicionária Brasileira foram elegíveis a Bronze Star durante a Campanha da Itália, entre setembro de 1944 e maio de 1945.

Logo, seus critérios são: Quando engajado em ação contra um inimigo dos Estados Unidos; Quando engajado em ações militares envolvendo conflitos com uma força beligerante; Ou quando engajado com forças aliadas, quando os Estados Unidos não são beligerantes, mas atuam ao lado das forças beligerantes como aliados.

Sua concessão é destinada aos atos de heroísmo menores que os necessários a concessão da Silver Star; os atos de mérito devem ser menores que os necessários a concessão da Legião do Mérito.

Para ser eleito a Estrela de Bronze é necessário que o militar tenha tido contato com fogo inimigo ou tenha passado por uma situação de grande risco frente ao inimigo.

A Estrela de Bronze é sempre referida pelo seu nome completo (Bronze Star Medal) para não ser confundida com as estrelas de bronze de serviço utilizadas nas barretas das medalhas de campanhas ou de prêmios de serviço. A partir de 11 de setembro de 2001, a Medalha de Mérito de Serviço pode ser concedida em substituição a Bronze Star pela realização de serviços meritórios no teatro de operações.

Descrições

Medalha em forma de estrela de 5 pontas, presa a uma fita nas cores vermelha, azul e branca. Anverso: Estrela de 5 pontas, tendo ao centro uma pequena estrela de 5 pontas em relevo. Recerso: Legenda : Heroic or meritorious Achievement. Capitão Thomas Girdwood.

Dimensões

3,5 cm x 7,2 cm

Bibliografia

Militaria e História, disponível em http://frontantiguidades.com/blog/medalhas-americanas/medalha-bronze-star/

 

 

Escolha o próximo toque !


Fim do conteúdo da página