Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Toque no Acervo > Computadores de Navegação
Início do conteúdo da página

\.o./ Toque no Acervo \.o./ .

Computadores de Navegação

O que é ?

O computador de voo é um instrumento que resolve os principais cálculos de navegação aérea. Os modelos mais difundidos são: de régua e circular. Este tipo de instrumento nada mais é do que uma régua de cálculo usada em engenharia, ajustada para resolver problemas de navegação.

As duas faces ou lados que possui são chamadas de face "A" ou "de cálculo" e face "B" ou "do vento". A face "A" possui um círculo móvel que tem em sua periferia uma escala graduada de 10 a 100, além de janelas com diversas finalidades. O círculo externo é igualmente graduado. A face "do vento" possui uma Rosa dos Ventos móvel e, quando os cálculos forem efetuados neste lado, para o caso do computador ser o "de régua", esta deverá estar inserida no computador.

Os computadores de voo atuais são eletrônicos, facilitando os cálculos e minimizando as possibilidades de erro.

O computador de voo é uma ferramenta fundamental para pilotos de aeronaves e seu conhecimento é indispensável por parte deles, pois com ela é possível otimizar o tempo com cálculos tipo Multiplicações Divisões,Proporções,Regra de Três,Componentes de Vento,Ângulos de Correção,Conversões Diversas unidades de medida.

COMPUTADOR DE NAVEGAÇÃO - DALTON DEAD RECKONING MODELO E-6B

Histórico

Os Computadores de Navegação do tipo Dalton Dead Reckoning foram desenvolvidos pelo então Tenente da Marinha Americana Philip Dalton em 1933, o modelo em questão (E-6B) foi desenvolvido no ano de 1938, tendo sido introduzido no Exército Americano no ano de 1941, mostrando-se um grande facilitador dos cálculos dos pilotos durante as missões de voo na II Guerra Mundial.

Este computador facilita a execução de cálculos correspondentes a altitude, velocidade, temperatura e pressão, além do calculo da posição geográfica.

Descrição

Computador de navegação tipo régua, formado por uma régua de formato retangular com as pontas arredondadas, acoplada a uma segunda régua de formato circular que se movimenta verticalmente sobre a régua retangular. A régua retangular é graduada com diversas marcações na cor verde formando uma trama quadriculada, destacada por alguns números. A régua circular apresenta na parte frontal uma escala graduada que acompanha seu perímetro. De forma concêntrica, existe uma outra régua circular com diâmetro menor, possuindo três escalas graduadas que gira sobre a régua circular maior.

Parte posterior da régua circular com uma janela em plástico transparente permite a visualização da régua retangular abaixo, além de possuir uma escala graduada com os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

Origem

ESTADOS UNIDOS-MARYLAND-ANNAPOLIS

Fabricante

WEEMS SYSTEM OF NAVIGATION

Época

SÉC XX - Década de 1940

Dimensões

1,0 x 12,5 x 24,5 cm

Bibliografia

Pratt, Jeremy M. (2003). The Private Pilots License Course: Navigation & Meteorology. Airplan Flight Equipment Ltd.

COMPUTADOR DE NAVEGAÇÃO - CROSS-COUNTRY (X-C)

Histórico

Criado na Década de 1940, este computador de navegação tipo régua se diferencia dos modelos anteriores por apresentar apenas um lado de medição, com a parte posterior lisa, contendo apenas dois suportes de borracha na cor preta com formato semicircular côncavo, junto com duas fitas de tecido, tal aparato possibilita a fixação do computador na perna do piloto, ajudando o manuseio do equipamento durante as missões de voo.

Descrição

Computador de navegação tipo régua, com formato semelhante a um retângulo com a lateral inferior arredondada. O instrumento é formado por uma régua em plástico na cor cinza de formato retangular com a lateral inferior arredondada, tendo na parte frontal, próximo a lateral superior a inscrição "ERDMANN - DALTON / CROSS - COUNTRY (X-Y) COMPUTER / WEENS SYSTEM OF NAVIGATION, ANNAPOLIS, MD.", na cor preta, tendo abaixo uma tabela com seis colunas designadas para as seguintes variáveis: "CHECK POINTS", "MILES", "ETA", "ATA", "MH" e "G.S." da esquerda para a direita respectivamente, e dez linhas, com a primeira linha contendo as inscrições acima citadas. Abaixo da tabela, escala circular. De forma concêntrica a esta escala, encontra-se acoplada uma nova régua, de formato circular, que gira sobre a régua anterior.

Esta régua circular apresenta uma escala também circular que acompanha todo o seu perímetro, localizada de forma que suas marcações coincidam com as marcações da escala localizada na régua retangular, conforme a régua circular gira. Parte posterior com dois suportes em plástico preto, com fitas de tecido verde presas a estes suportes. As fitas localizadas no lado esquerdo possuem ponta de metal, enquanto as ditas localizadas no lado direito terminam em uma presilha de metal.

Origem

ESTADOS UNIDOS-MARYLAND-ANNAPOLIS

Época

SÉC XX - Década de 1940

Dimensões

2,0 x 59 x 26 cm

COMPUTADOR DE NAVEGAÇÃO DALTON DEAD RECKONING MODEL G

Histórico

Os Computadores de Navegação do tipo Dalton Dead Reckoning foram desenvolvidos pelo então Tenente da Marinha Americana Philip Dalton em 1933, o modelo em questão (E-6B) foi desenvolvido no ano de 1938, tendo sido introduzido no Exército Americano no ano de 1941, mostrando-se um grande facilitador dos cálculos dos pilotos durante as missões de voo na II Guerra Mundial. Este computador facilita a execução de cálculos correspondentes a altitude, velocidade, temperatura e pressão, além do calculo da posição geográfica. O modelo em questão possui um suporte para ser acoplado à coxa do piloto, permitindo que o mesmo mantenha as duas mão livres para o manuseio tanto do aparelho quanto da aeronave. Tal detalhe se mostrou um imenso avanço, sobretudo para o voo solo.

Descrição

Computador de navegação feito em metal, de formato semelhante ao de um prisma retangular. Parte superior formada por uma tampa articulada em metal prateado, tendo disco móvel graduado preso por um eixo ao centro, que interage com uma escala de formato circular gravada na tampa. Abaixo do disco encontra-se a inscrição "I.C.A.N. / CALIBRATION". Ao abrir a tampa, superfície na cor preta contendo visor circular em plástico transparente orlado com uma borda em metal prateado onde está gravada uma escala graduada marcada por quatro pontos em cruz "N / E / S / W". O visor gira sobre um eixo, interagindo com uma régua semicircular prateada, graduada que apresenta a inscrição "TRUE COURSE", abaixo do visor encontra-se a inscrição "DALTON DEAD RECKONING COMPUTER / MODEL G / STANLEY MANUFACTURING CO. LIMITED / TORONTO CANADA". Por baixo do visor encontra-se um papel de cor branca, com graduações de cor vermelha. Preso a face interior da tampa, caderno. Lateral esquerda com suporte para lápis ou caneta de formato cilíndrico. Lateral direita com dois botões giratórios de cor preta. Parte inferior com dois suportes de formato semicircular pretos, ladeados por tiras de tecido bege que terminam em presilhas de metal prateado. Ainda na parte inferior, centro, inscrição em relevo "WSN - 1827".

Origem

CANADÁ--TORONTO

Fabricante

STANLEY MANUFACTURING CO. LTDA.

Época

SÉC XX - Década de 1940

COMPUTADOR DE NAVEGAÇÃO MODELO VAW

Descrição

Caixa em formato retangular em plástico na cor preta, tendo na parte superior placa também retangular na cor branca com a inscrição "AIRCRAFT / NAVIGATIONAL COMPUTER / MODEL VAW na cor preta. Parte frontal com fechadura em metal. Parte posterior com dobradiça em metal ocupando toda a largura da caixa; esta dobradiça separa a caixa em duas partes, uma sobre a outra. Parte inferior e laterais direita e esquerda lisas. Com a caixa aberta, vemos duas partes ligadas pela dobradiça. Parte relativa a tampa, com interior coberto por uma placa na cor branca com no lado direito o desenho do mapa geográfico dos Estados Unidos seguido de algumas tabelas e no lado direito régua de formato circular graduada que gira sobre um eixo de forma a alinhar com duas escalas semicirculares desenhadas na placa branca. Parte relativa ao fundo, com uma série de réguas graduadas fixas sobre um eixo que se alinham entre si.

Dimensões

2,5 x 29,6 x 22,5 cm

Bibliografia

Pratt, Jeremy M. (2003). The Private Pilots License Course: Navigation & Meteorology. Airplan Flight Equipment Ltd.

 

Escolha o próximo toque !


Fim do conteúdo da página