Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Exposições
Início do conteúdo da página
Clique + fotos
A peça principal em exposição é o Avião T6D-1959, que pertenceu ao ex-líder do Esquadrão, Cel. Antonio Arthur Braga.
Apresenta também fotografias dos diversos aviões utilizados pela Esquadrilha da Fumaça, desde 1956 até os dias de hoje, além das fotos do primeiro e do atual comandante.
 
Clique + fotos
Destacam-se as metralhadoras Lewis e Vickers do período de 1914 e 1918 e da Hotchkiss, além da Hotchkiss Benét Mercié, que foi usada em um combate aéreo em 1914, onde o primeiro avião Alemão da história foi abatido. Do período da 2º Guerra Mundial temos as Bredas, italianas; HO-103 Tipo 1, japonesa, Browning M2, americana e as Rheinmtal-Borsig MG-15, alemães.
Apresentam-se em exposição os canhões aéreos Hispano-Suiza, Dainippon-Oerlikon e entre outras peças bélicas.
 
Clique + fotos
Idealizada para ser um espaço de exposições temporárias dentro da temática aviação, tem como propósito oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer outras coleções de objetos, fotografias e documentos que não estão expostas, empreendendo com isso um dinamismo à mostra deste Museu. Foi inaugurada no dia 30 de novembro com a exposição temporária "A Força Mulher” – A trajetória da mulher militar na FAB. Passado-Presente- Futuro”.
A mostra conta com fotografias, painéis e objetos pessoais, dentre os quais, medalhas, uniformes e documentos das diversas turmas que contribuíram para o engrandecimento da Força Aérea Brasileira nesses vinte e cinco anos de atividade.
 
Clique + fotos
A exposição é uma ação referente ao Tricentenário da Demonstração do Balão de Ar Quente. Reúne fotografias, maquetes, medalhas, cenografia, baseada no contexto histórico de época e exibição de vídeo sobre o tema.
O objetivo principal é proporcionar uma releitura do feito, além de uma viagem reflexiva no tempo, onde se fará uma ponte entre o balão de Bartolomeu de Gusmão e o balão de voo livre atual, cujos princípios físicos são semelhantes.
 
Clique + fotos
O mobiliário do gabinete do primeiro Ministro da Aeronáutica, em 1941, está em exposição nesta sala, valorizada com duas telas a óleo retratando o Campo dos Afonsos em épocas distintas. Possui uma galeria de fotos dos Ministros e Comandantes da Aeronáutica.
 
Clique + fotos
A exposição visa mostrar ao público como funciona o Serviço de Busca e salvamento no Brasil, e a participação dos Esquadrões da Força Aérea Brasileira que compõem o sistema SAR. Apresenta um importante acervo de equipamentos utilizados em resgate.
 
Clique + fotos
Esta Exposição apresenta a história de Santos Dumont permeando sua vida pessoal, suas invenções e curiosidades. Em seu acervo maquete com formato de asa delta, feita por Santos-Dumont, no início do século, que nos permite fazer uma comparação com a atual configuração dos modernos jatos, além de valiosa coleção fotográfica retratando, com detalhes, sua obra e sua vida social. O Coração do inventor encontra-se preservado numa redoma de metal.
 
Clique + fotos
Apresenta a participação da FAB na 2ª Guerra Mundial através do 1º Grupo de Caça, seus antecedentes, sua trajetória e como se encontra atualmente.
A exposição reúne peças originais da 2ª Guerra Mundial, vídeos, cenografia, elementos interativos que evidenciam a participação do Brasil no conflito e a atuação da Força Aérea Brasileira na defesa da Democracia e liberdade, além do relevante papel da FAB nas forças de paz da ONU.
 
Clique + fotos
A exposição apresenta os primeiros ensaios de vôo, destacando o momento em que Santos Dumont inaugura a Era da Aviação com o voo de um aparelho mais pesado que o ar e segue com as primeiras companhias aéreas nacionais e estrangeiras.Permeia a década de 40 a criação do Ministério da Aeronáutica e finaliza com os primeiros foguetes de sondagem e o veículo lançador de satélites(VLS).
 
Clique + fotos
A exposição mostra a construção, em 1968 do protótipo da aeronave Bandeirante desenvolvido pelo CTA, fato que incentivou a criação da EMBRAER. A trajetória da empresa é representada através de documentos, fotografias e sequência de maquetes das aeronaves produzidas em série até os dias de hoje.
 
Clique + fotos
A Exposição apresenta a história e funcionabilidade do Sistema do Controle do Espaço aéreo, história das unidades que compõe o departamento e sua importância para a sociedade.
 
Clique + fotos
Nesta coleção destacam-se motores da 1ª e 2ª Guerra Mundial, dentre os quais, um raríssimo "Diesel Junkers Jumo 205C", da década de 30; um "Motor Canhão" Allison, dos "Airacobra P-39"; e um "Rolls Royce Merlin" que equipou os Spitfires, Lancasters e Mosquitos.
 
Clique + fotos
Esta exposição apresenta diversos simuladores como o primeiro modelo de simulador de vôo (LINK TRAINER) usado para treinamento dos cadetes da Escola de Aeronaútica dos Afonsos e um simulador de vôo do 727-100 da VARIG S.A.
Fim do conteúdo da página