Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Missão
Início do conteúdo da página

 

MISSÃO DO MUSAL

 

O Museu Aeroespacial (MUSAL), Organização do Comando da Aeronáutica (COMAER) prevista pelo Decreto nº 5.196, de 26 de agosto de 2004, subordinada ao Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, com sede no Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, tem por finalidade preservar a memória da Aeronáutica Brasileira por intermédio de seu acervo histórico.

Ao MUSAL compete:

I - pesquisar, classificar, qualificar, registrar, utilizar, restaurar, expor, preservar, controlar e obter o acervo histórico-cultural da Aeronáutica;
II - publicar e atualizar o catálogo do acervo do MUSAL, bem como editar publicações congêneres do interesse da museologia da Aeronáutica;
III - divulgar suas atividades; e
IV - promover exposições, encontros, seminários, palestras, demonstrações e concursos relacionados com a história e a cultura aeronáutica. 

 

HERÁLDICA

 

O Gládio Alado é o símbolo da Força Aérea Brasileira. O cocar, usado, a partir de 1919, nas asas dos antigos e históricos aviões, simboliza a extinta Aviação Militar, cuja Escola situava-se no Campo dos Afonsos, local onde encontra-se sediado o Museu Aeroespacial. A estrela representa a evolução para a atual Força Aérea Brasileira, que foi criada a partir de 1941. A manopla empunhando a tocha simboliza o passado, que deverá permanecer vivo em nossas mentes. Assim, o conjunto transmite a união do passado com o presente, e a necessidade de se manter viva a tradição da Força Aérea Brasileira.

Fim do conteúdo da página