Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

“Um vôo na história: MUSAL!”

O Museu Aeroespacial (MUSAL) é o maior e mais importante museu de aviação militar e civil do Brasil. Localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, contamos com uma área de mais de 15 mil m² com exposições permanentes, de longa e de curta duração, além de aeronaves de relevante valor histórico e tecnológico.

Nosso DOM

O MUSAL é também uma organização militar que recebe o apoio logístico da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).

O Gládio Alado é o símbolo da Força Aérea Brasileira. O cocar, usado, a partir de 1919, nas asas dos antigos e históricos aviões, simboliza a extinta Aviação Militar, cuja Escola situava-se no Campo dos Afonsos, local onde encontra-se sediado o Museu Aeroespacial. A estrela representa a evolução para a atual Força Aérea Brasileira, que foi criada a partir de 1941. A manopla empunhando a tocha simboliza o passado, que deverá permanecer vivo em nossas mentes. Assim, o conjunto transmite a união do passado com o presente, e a necessidade de se manter viva a tradição da Força Aérea Brasileira.

Fim do conteúdo da página