Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

“Um vôo na história: MUSAL!”

O Museu Aeroespacial (MUSAL) é o maior e mais importante museu de aviação militar e civil do Brasil. Localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, contamos com uma área de mais de 15 mil m² com exposições permanentes, de longa e de curta duração, além de aeronaves de relevante valor histórico e tecnológico.

Nossa Marca

 

Logotipo formado por quadrado com os cantos arredondados, contendo desenho da vista superior do 14-bis em posição de decolagem (movimento diagonal para a esquerda superior) em prata (branco), remetendo aos primórdios da aviação, tendo ainda no canto superior esquerdo um desenho estilizado do cruzeiro do sul também em prata (branco), que remete ao termo “espacial”. Do quadrado parte a sigla MUSAL, em blau (azul ultramar).

Todos os atributos apresentam-se em um campo blau (azul cerúlio) na parte superior, e blau (azul ultramar) na parte inferior, tendo sido aplicado degradê.

Fechando o conjunto, destaca-se o termo MUSEU AEROESPACIAL, em blau (azul cerúleo).

Nosso DOM

O MUSAL é também uma organização militar que recebe o apoio logístico da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).

O Gládio Alado é o símbolo da Força Aérea Brasileira. O cocar, usado, a partir de 1919, nas asas dos antigos e históricos aviões, simboliza a extinta Aviação Militar, cuja Escola situava-se no Campo dos Afonsos, local onde encontra-se sediado o Museu Aeroespacial. A estrela representa a evolução para a atual Força Aérea Brasileira, que foi criada a partir de 1941. A manopla empunhando a tocha simboliza o passado, que deverá permanecer vivo em nossas mentes. Assim, o conjunto transmite a união do passado com o presente, e a necessidade de se manter viva a tradição da Força Aérea Brasileira.

Fim do conteúdo da página