FIDEHAE - Sua Origem
No ano de 1994, o Conselho Diretor do então Instituto Argentino de História Aeronáutica, antecessor do atual Instituto Nacinonal Newberiano, resolveu convocar para o ano seguinte, 1995, um Congresso Internacional de História Aeronáutica e Espacial que congregasse diversos países da Ibero-América. Assim sendo, foi constituída uma Comissão Organizadora, com o objetivo de deslanchar as providências necessárias ao planejamento e à materialização do significativo evento.
Nesse Primeiro Congresso Internacional de História Aeronáutica e Espacial, realizado na cidade de Buenos Aires, em maio de 1995, foram apresentados 22 trabalhos, da lavra de prestigiosos historiadores, versando sobre temas ligados à História Aeronáutica. Este fato, certamente, significou o verdadeiro lançamento da pedra fundamental desta edificante obra e impulsionou, vigorosamente, a feliz idéia para que os países partícipes desse primeiro encontro pensassem em criar uma organização internacional que congregasse pesquisadores, historiadores e homens ligados, umbilicalmente, à Aviação.
Assim surgiu a Federação Internacional de Entidades de Estudos Históricos Aeronáuticos e Espaciais - FIDEHAE, fruto de uma promissora semente lançada por homens idealistas e visionários e que se transformou em frondosa árvore que veio a frutificar, de forma esplendorosa, nestes doze anos de sua existência, através dos consecutivos Congressos realizados anualmente.
A par de seu objetivo precípuo, ou seja, de promover um intenso intercâmbio de informações, pesquisas, escritos, registros históricos, etc., desponta a FIDEHAE como excelente oportunidade para estreitar os laços de amizade que unem os participantes deste conceituado evento, num verdadeiro e benfazejo encontro de homens e de idéias.
Redes Sociais