Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Instituto de Estudios Históricos Aeroespaciales de Peru
realizou o XII Congresso Internacional FIDEHAE

 

 

Realizou-se em Lima (Peru), no período de 20 a 24 de setembro, o XII Congresso FIDEHAE, promovido pela “Federación Iberoamericana de Estudios Históricos Aeronáuticos y Espaciales”.

Este tradicional e significativo evento cultural contou com a presença de nove países, a saber: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Honduras, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

O Brasil fez-se representar no prestigioso Congresso pelos seguintes oficiais: Tenente-Brigadeiro-do-Ar R1 Paulo Roberto Cardoso Vilarinho e Cel Av Refm Manuel Cambeses Júnior, respectivamente diretor e vice-diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).

Como parte da programação, foi realizada a tradicional Reunião dos Chefes de Delegação e Presidentes dos Institutos membros da Federação em que foram abordados assuntos de interesse da entidade.

Como corolário da aludida reunião, foi gerado um documento intitulado "Declaração de Lima" em que ficaram patentes normas de conduta a serem observadas no sentido de promover um salutar e profícuo intercâmbio entre as entidades pertencentes à FIDEHAE, consolidando a importância que a História da Aviação representa no contexto dos países integrantes da Federação.

Importante destacar o significativo fato de ter sido aprovada, por unanimidade, na aludida reunião, a proposta da delegação argentina de indicar o nome do insigne inventor brasileiro Alberto Santos-Dumont como “Nume Tutelar da FIDEHAE”.

No transcorrer do Congresso foram apresentados temas concernentes à História da Aviação por representantes dos países partícipes. O tema apresentado pelo Brasil, intitulado "La Fuerza Aérea Brasileña durante la Segunda Guerra Mundial", representou uma justa homenagem aos nobres aviadores brasileiros, heróis do 1º Grupo de Aviação de Caça, que, com coragem, determinação e elevado profissionalismo, escreveram, nos céus da Itália, páginas de heroísmo e acendrado amor à Pátria.

Faz-se mister destacar a forma lhana, cordial e carinhosa com que fomos distinguidos no país anfitrião. Todo o efetivo da comissão organizadora do evento se esmerou em nos proporcionar uma estada prazerosa em Lima, o que facilitou, sobremaneira, o desenvolvimento das atividades em que os congressistas estiveram engajados.

Fim do conteúdo da página