XI CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA AERONÁUTICA E ESPACIAL
Realizou-se em Lisboa (Portugal), no período de 6 a 10 de outubro de 2008, o XI Congresso Ibero-Americano de História Aeronáutica e Espacial (XI FIDEHAE).
Este tradicional e significativo evento cultural contou com a presença de nove países, a saber: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Em cumprimento ao disposto na Portaria nº R-1251/GC4, de 13 de agosto de 2008, o Brasil fez-se representar no prestigioso Congresso pelos Tenente-Brigadeiro-do-Ar Refm Octávio Júlio Moreira Lima e Cel Av Refm Manuel Cambeses Júnior, respectivamente diretor e vice-diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).
Como parte da programação foi realizada Reunião dos Chefes de Delegação e Presidentes dos Institutos membros da Federação Ibero-Americana de Estudos Aeronáuticos e Espaciais, em que foram abordados assuntos de interesse da entidade.
Como corolário da aludida reunião, foi gerado um documento intitulado "Declaração de Lisboa" em que ficaram patentes normas de conduta a serem observadas no sentido de promover um salutar e profícuo intercâmbio entre as entidades pertencentes à FIDEHAE, no sentido de consolidar a importância que a História da Aviação representa no contexto dos países integrantes da Federação.
No transcorrer do Congresso foram apresentados temas concernentes à História da Aviação por representantes dos países partícipes. O tema apresentado pelo Brasil, intitulado "A Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul", representou uma justa homenagem aos nobres aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral que, com coragem, determinação, profissionalismo e acendrado patriotismo, empreenderam a notável façanha, nos idos de 1922.
À par dos trabalhos desenvolvidos no Congresso e ligados à História Aeronáutica, foram realizados eventos culturais (visitas a museus e locais históricos de Lisboa) e sociais, o que proporcionou aos partícipes do evento uma perfeita integração, gerando um clima de harmonia, de cordialidade, e de benfazeja aproximação.
Faz-se mister destacar a forma lhana, cordial e carinhosa com que fomos distinguidos no país anfitrião. Todo o efetivo da comissão organizadora do evento se esmerou em nos proporcionar uma estada prazerosa em Lisboa, o que facilitou, sobremaneira, o desenvolvimento das atividades em que os congressistas estiveram engajados."
Redes Sociais