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1) APRENDA A ACESSAR O SISTEMA SOLICITAÇÃO DE ACESSO – USUÁRIOS EXTERNOS E MILITAR INATIVO/PENSIONISTA

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Documentação Médica

Subseção de Apoio ao Paciente:

É a Subseção da Seção de Arquivo Médico e Estatística – SAME, responsável por fornecer documentação médica solicitada pelos usuários/ pacientes do Sistema de Saúde da Aeronáutica – SISAU que comparecem à SAME Secretaria, bem como encaminhar documentações médicas solicitadas por via judicial ou extra-judicial.

São emitidas e encaminhadas as seguintes documentações:

  • Declarações médicas;
  • Relatórios médicos; 
  • Ofícios;
  • Pareceres médicos; e
  • Cópias de prontuários médicos.

Horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira - 8h às 12h/ 13h às 16h.

Sexta-feira - 8h às 12h.
Telefone de contato: (21) 3501-3482.

O prazo de entrega de Declarações médicas, Relatórios médicos e Cópia de prontuários são de até 15 dias úteis.

Obs.: Conforme preconizado na Ordem Técnica n° 004/SDTA/2000, de 04 de Abril de 2000, referente ao fornecimento de documentos médicos a pacientes a terceiros pelas OSA.

De acordo com o disposto em seu item 3, “Poderão ser entregues ao paciente, quando solicitados pelo próprio; cópias de qualquer documento médico referente a sua própria pessoa (prontuários, resultados de exames, pareceres de Juntas de Saúde, relatórios médicos e outros)”.  

O item 3.2 informa que, “[...] cópias dos documentos médicos deverão ser solicitados pelo próprio paciente através de requerimento interno, específico para este fim, ao Diretor da OSA”.

Isto posto, ressaltamos que só poderão solicitar cópia de documentos médicos o próprio usuário ou seu representante legal com procuração emitida por cartório ou os pais, se for o caso de menor, ou ainda por determinação judicial; neste caso, é recebido um ofício da justiça solicitando a referida cópia. Cabe salientar que o formulário para finalidade pretendida deverá ser preenchido junto a SAME Secretaria.

 

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Internações

A Subseção de Apoio ao Paciente é responsável por todas as internações feitas no âmbito do Hospital Central da Aeronáutica – HCA sejam de pacientes oriundos do Rio de Janeiro, bem como pacientes de outros Estados da Federação.

Localização: No térreo da Unidade de Pacientes Externos - UPE (Guichê de Internação)
Telefone de contato: (21)3501-3491.


Procedimentos:
Pacientes do Rio de Janeiro: dirigir-se à internação no térreo da UPE.
Pacientes de outras Unidades Federativas: dirigir-se a internação no térreo da UPE, trazendo consigo Ofício de Apresentação, Relatório Médico e documento que comprove a confirmação de reserva de leito (Ofício do HCA).

 

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Dicas da SAME

A SAME, buscando cada vez mais prestar um serviço de excelência aos usuários do HCA, informa algumas particularidades da Seção que irão contribuir para melhorar a relação usuário/HCA.

Dicas importantes da SAME:

1 – Solicitamos que, caso não possa comparecer à consulta agendada, informe com 24 horas de antecedência sua desistência, ligando para o Call Center através do telefone (21) 3501-3441. Desta forma, estaremos disponibilizando o horário cancelado para outro usuário que necessite.

2 – Procure manter o seu cadastro atualizado no Portal do Militar, evitando, assim, descontentamento na hora de necessitar dos serviços médicos do HCA. Com o telefone atualizado no cadastro será possível realizar interações em caso de necessidade.

3 – A Direção do HCA e a SAME estão sempre procurando mecanismos para melhorar e humanizar o atendimento médico hospitalar da família Aeronáutica. Esforços e recursos estão sendo direcionados para que o HCA continue entre os melhores hospitais gerais do Rio de Janeiro, buscando a excelência em nosso atendimento. Desta forma, solicitamos a compreensão dos usuários, por quaisquer óbices que venham a ocorrer, ajudando-nos através de sugestões, elogios e críticas.

 

médico referente a sua própria pessoa (prontuários, resultados de exames, pareceres de Juntas de Saúde, relatórios médicos e outros)”.  

O item 3.2 informa que, “[...] cópias dos documentos médicos deverão ser solicitados pelo próprio paciente através de requerimento interno, específico para este fim, ao Diretor da OSA”.

Isto posto, ressaltamos que só poderão solicitar cópia de documentos médicos o próprio usuário ou seu representante legal com procuração emitida por cartório ou os pais, se for o caso de menor, ou ainda por determinação judicial; neste caso, é recebido um ofício da justiça solicitando a referida cópia. Cabe salientar que o formulário para finalidade pretendida deverá ser preenchido junto a SAME Secretaria.

 

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Internações

A Subseção de Apoio ao Paciente é responsável por todas as internações feitas no âmbito do Hospital Central da Aeronáutica – HCA sejam de pacientes oriundos do Rio de Janeiro, bem como pacientes de outros Estados da Federação.

Localização: No térreo da Unidade de Pacientes Externos - UPE (Guichê de Internação)
Telefone de contato: (21)3501-3491.


Procedimentos:
Pacientes do Rio de Janeiro: dirigir-se à internação no térreo da UPE.
Pacientes de outras Unidades Federativas: dirigir-se a internação no térreo da UPE, trazendo consigo Ofício de Apresentação, Relatório Médico e documento que comprove a confirmação de reserva de leito (Ofício do HCA).

 

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