O CAIS ODONTOLÓGICO é a porta de entrada para o tratamento na odontologia do HCA.
Como ser atendido no CAIS - Consulta Odontológica?
Para realizar o agendamento, ligar para a central de marcação da Divisão Odontológica através dos telefones 3501-3333 (8h às 11:30h) ou diretamente no telefone do CAIS Odontológico 3501-3393 (8h às 11:30h).
CLÍNICAS DA DIVISÃO ODONTOLÓGICA DO HCA
CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL – 3501-3123
DENTÍSTICA RESTAURADORA – 3501-3149
PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS – 3501-3123
É o responsável pelo primeiro atendimento dos pacientes que iniciam o tratamento na Divisão Odontológica. O acesso às demais especialidades será a partir deste setor.
O que faz o CAIS Odontológico?
São realizados no “CAIS – Consulta Odontológica” os seguintes procedimentos:
- Anamnese e plano de tratamento;
- Profilaxia;
- Restaurações diretas com resinas fotoativadas em dentes anteriores e posteriores;
- Provisórios, acesso aos canais radiculares e procedimentos simples em caso de necessidade;
- Encaminhamento para as demais especialidades odontológicas.
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBMF) é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crânio-faciais associadas.
As áreas de competência para atuação do especialista em CBMF incluem: a) Implantes, enxertos, transplantes e reimplantes; b) biópsias; c) cirurgia com finalidade protética; d) cirurgia com finalidade ortodôntica; e) cirurgia ortognática; e, f) tratamento cirúrgico de cistos, afecções radiculares e perirradiculares; doenças das glândulas salivares; doenças da articulação têmporo-mandibular; lesões de origem traumática na área buco-maxilo-facial; malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares e da mandíbula; tumores benignos da cavidade bucal;
A CBMF no HCA é de âmbito ambulatorial, ou seja, realiza cirurgias menores, sob anestesia local, nas quais são, por exemplo, removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários e cirurgias para adaptações protéticas, entre outras.
As cirurgias de grande porte, de âmbito hospitalar, são realizadas atualmente no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), em virtude da centralização do serviço de CBMF pelo referido hospital.
- Cirurgias de grandes tumores;
- Fraturas faciais;
- Cirurgias ortognáticas, entre outras.
Como ser atendido?
Todo paciente que necessita de atendimento na CBMF pode fazer o agendamento diretamente na Seção, ou com encaminhamento por escrito de outras especialidades odontológicas ou médicas. Na primeira consulta será realizada uma detalhada anamnese e exame clínico que definirão a indicação e o planejamento do tratamento cirúrgico.
EEstomatologia é a especialidade da Odontologia que tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias do complexo maxilo-mandibular, das manifestações bucais de doenças sistêmicas e das repercussões bucais do tratamento antineoplásico.
O atendimento em Estomatologia inclui:
- promoção e execução de procedimentos preventivos em nível individual e coletivo na área de saúde bucal, com especial ênfase à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de boca;
- obtenção de informações necessárias à manutenção da saúde do paciente, visando à prevenção, ao diagnóstico, ao prognóstico e ao tratamento de alterações estruturais e funcionais da cavidade bucal e das estruturas anexas; e,
- realização ou solicitação de exames complementares, necessários ao esclarecimento do diagnóstico e ao tratamento.
Como ser atendido?
Todo paciente que necessita de atendimento na Estomatologia pode fazer o agendamento por meio de contato telefônico com a Central de Agendamento da Divisão Odontológica, através do telefone 3501-3333 (8h às 11h30), ou diretamente na Seção de Estomatologia (SEST) do HCA. Na primeira consulta será realizado um detalhado exame clínico que definirá se de fato o paciente necessita de atendimento especializado.
É a especialidade que tem como objetivo a instalação de implantes dentários biocompatíveis (titânio puro) destinados a suportar próteses dentárias unitárias, fixas ou removíveis, próteses totais e como recurso complementar de apoio a tratamentos ortodônticos (mini implantes ortodônticos).
Os pacientes encaminhados para Clínica de Implantodontia deverão ser agendados para avaliação e orientações preliminares.
Somente serão aceitos casos clínicos de reabilitação protética de pacientes com implantes instalados em outras OSA, nos casos de militares ou dependentes transferidos e com toda documentação clínica pertinente ao tratamento.
Não serão aceitos tratamentos de reabilitação protética sobre implantes nos casos de pacientes submetidos à fase cirúrgica (instalação dos implantes) fora do âmbito do SISAU.
Odontopediatria é a especialidade que tem como objetivo a educação para a saúde bucal da criança, além do diagnóstico, prevenção, tratamento e controle das afecções dentárias. A primeira consulta no odontopediatra deve ser realizada antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes decíduos (de leite), para que os pais recebam orientações acerca da sequência de erupção dos dentes e da sua adequada higiene bucal. Não menos importante, instruções sobre prevenção da cárie de acometimento precoce, aleitamento materno, hábitos de sucção de chupeta e de dedo e uso de mamadeira.
As áreas de competência para atuação do especialista em Odontopediatria incluem:
a) Atendimento odontológico aos bebês e aos pacientes infantis até 12 anos de idade;
b) Condicionamento da criança para atenção odontológica;
c) Educação e Promoção da Saúde Bucal;
d) Dentística Preventiva e Restauradora;
e) Diagnóstico dos problemas buco-dentários;
f) Tratamento das lesões dos tecidos moles, dos dentes, das arcadas dentárias e das estruturas ósseas adjacentes, decorrentes de cáries, traumatismos, alterações na odontogênese e má-formações congênitas; e
g) Ortodontia Preventiva e Interceptativa.
É a especialidade que tem como objetivo a prevenção, a supervisão e a orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e a correção das estruturas dento-faciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como harmonização da face no complexo maxilo-mandibular.
As áreas de competência da clínica de Ortodontia incluem:
- Diagnóstico, prevenção, interceptação e prognóstico das maloclusões e disfunções neuro-musculares;
- Obtenção e interpretação de imagens das estruturas buco-maxilares;
- Planejamento do tratamento e sua execução mediante indicação, aplicação e controle dos aparelhos mecanoterápicos e funcionais, para obter e manter relações oclusais normais em harmonia funcional, estética e fisiológica com as estruturas faciais; e.
- Inter-relacionamento com outras especialidades afins necessárias ao tratamento integral da face.
A Divisão de Odontologia do HCA conta ainda com Curso de Pós-Graduação em Ortodontia, com duração de 3 anos, responsável pela formação de especialistas em Ortodontia para a Força Aérea Brasileira e, mais recentemente, também de cirurgiões-dentistas do meio civil. A Especialização em Ortodontia funciona no hospital desde 1982, tendo sido responsável pela formação de número superior a 100 ortodontistas a serviço da Aeronáutica e espalhados por todo o Brasil. Existe o envolvimento direto e indireto de todo o efetivo da clínica de Ortodontia na formação dos alunos, o que possibilita a constante atualização e reciclagem do corpo clínico de profissionais deste hospital.
ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais é a especialidade que tem por objetivo o diagnóstico, prevenção, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal dos pacientes que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico, psicológico e/ou social.
Esta especialidade se dedica a prestar assistência odontológica aos pacientes com distúrbios psíquicos, comportamentais e emocionais; aos pacientes que apresentam condições físicas ou sistêmicas, incapacitantes temporárias ou definitivas; aos pacientes que apresentam problemas especiais de saúde com repercussão na boca e estruturas anexas, bem como das doenças bucais que possam ter repercussões sistêmicas. Estes pacientes constituem um grupo de risco para o desenvolvimento de doenças bucais e desta forma, cada atendimento odontológico é considerado como parte de um programa permanente de saúde bucal.
O atendimento de pessoas que apresentem alguma doença ou situação clínica que necessitem de abordagem odontológica diferenciada e integrada é realizado com percepção e atuação dentro de um espaço de referência que tenha estrutura inter, multi e transdisciplinar, com envolvimento de outros profissionais de saúde e áreas correlatas, para oferecer um tratamento integral ao paciente. O tratamento é planejado de forma individual, considerando a situação específica de cada paciente e pode ser realizado em âmbito ambulatorial, domiciliar ou hospitalar.
Quem são os pacientes com necessidades especiais?
De acordo com Associação Internacional de Odontologia para o Paciente com Necessidades Especiais (IADH — International Association for Disabilities and Oral Health), são considerados pacientes com necessidades especiais o indivíduo que apresenta: a) Desvios da inteligência; b) Defeitos físicos; c) Defeitos congênitos; d) Desvios comportamentais; e) Desvios psíquicos; f) Deficiências sensoriais e de áudio-comunicação; g) Doenças sistêmicas crônicas; h) Doenças endócrino-metabólicas; i) Desvios sociais; j) Estados fisiológicos especiais.
Como ser atendido?
Todo paciente que se enquadra na descrição pode fazer o agendamento por meio de contato telefônico com a Central de Agendamento da Divisão Odontológica ou diretamente na Seção de Atendimento a Pacientes Especiais (SAPE) do HCA. Na primeira consulta será realizado um detalhado exame clínico que definirá se de fato o paciente necessita de atendimento especializado.
A Radiologia Odontológica, atualmente chamada de Imaginologia Oral é a especialidade que tem como objetivo a aplicação de métodos exploratórios por imagem com a finalidade de auxiliar no diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo maxilo-facial e estruturas anexas.
Exames realizados na Seção de Imaginologia Oral (SIMO):
- Radiografia Panorâmica: É um exame realizado para avaliar de forma geral o complexo maxilomandibular.
- Cefalométrica: É aquela que se propõe, sem deformação e sem aumento apreciável, fornecer uma imagem radiográfica dos ossos do crânio, da face e das partes moles. Indicada para o estudo do crescimento e desenvolvimento crânio-faciais.
- Periapical Completo: Utilizada para avaliação criteriosa dos dentes, principalmente a região apical e do osso alveolar adjacente.
- Radiografia Interproximal ou Bite Wing: Utilizada para diagnósticos de cáries nas superfícies proximais, adaptação de coroas e excessos marginais de restaurações.
- Radiografia Oclusal: Indicada para avaliar áreas maiores da maxila e da mandíbula, procurando investigar fraturas ósseas, lesões ou dentes impactados.
- Tomografia Odontológica: Trata-se de um método de diagnóstico que utiliza a radiação ionizante para obter imagens tridimensionais da estrutura maxilomandibular. Principais indicações: avaliação endodôntica, planejamento de implantes, localização de dentes inclusos e pesquisa de lesões.
Como ser atendido na clínica de Imaginologia Oral?
As marcações de exames são realizadas pelo telefone da Central de Marcação da Divisão Odontológica necessitando ter o pedido da solicitação via sistema (AGHUse), através de pedido das Clínicas ou da Emergência Odontológica. A solicitação de radiografia panorâmica e periapical completo podem ser transcritas por telefone. Para o exame de Tomografia, necessita estar com o pedido previamente realizado
Dentística é a especialidade que atua na área da cosmética e da restauração dental. O principal foco é a função, ainda que a estética de dentes seja importante também para a saúde e bem estar dos pacientes.
- O que faz a Clinica de Dentística?
A clínica de Dentística é responsável por executar diversos procedimentos restauradores indiretos unitários, que envolvem a reabilitação estética e funcional de um paciente em dentes anteriores e posteriores, tendo como exemplos: coroas totais, restaurações parciais indiretas (onlays ou “blocos”), retentores intrarradiculares e facetas diretas ou indiretas para reabilitação estética anterior.
- Como ser atendido na Dentística?
Pacientes em tratamento devem ser encaminhados por escrito e com radiografia periapical por alguma outra especialidade odontológica, na qual esteja sendo atendido.
Pacientes em início de tratamento devem ser encaminhados pela clínica de Semiologia ou CAIS, que são as responsáveis pelo atendimento inicial do paciente.
Para casos de urgência, não há necessidade de marcação prévia. O paciente deverá procurar o serviço de Emergência Odontológica.
Endodontia é a especialidade que realiza a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos que envolvem a raiz dentária. Tem como objetivo prevenir a infecção do canal radicular em casos de polpa viva com inflamação irreversível e de controlar a infecção em um quadro de polpa necrótica, evitando assim a presença ou até mesmo, uma vez já instalada, a progressão de uma lesão perirradicular, visando ao reparo ou à manutenção da saúde das estruturas perirradiculares e ao restabelecimento da função dentária normal. A polpa dental é um tecido mole que está envolta por uma camada de dentina, que por sua vez é coberta por esmalte e é indiscutivelmente sensível aos estímulos térmicos, tanto ao frio quanto ao calor. O tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa, limpeza, desinfecção e obturações dos canais.
O que faz a Clinica de Endodontia e para que serve?
A clínica de Endodontia realiza tratamento e o retratamento de canal de dentes unirradiculares, birradiculares e multirradiculares. Assim como, o tratamento dos traumatismos dentários, perfurações e reabsorções radiculares. Também é responsável pela remoção de pinos intrarradiculares.
Para marcação na Endodontia, o paciente deverá apresentar um encaminhamento com a informação do dente, radiografia periapical e o tipo de procedimento a ser executado.
Periodontia é a especialidade que tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando à promoção e ao restabelecimento da saúde periodontal.
Depois da cárie, cuja incidência na população vem caindo nos últimos anos, o desafio mais árduo dos dentistas é a doença periodontal, mal em que bactérias causam inflamação das gengivas e perda gradual dos tecidos de suporte dos dentes.
As áreas de competência para atuação do especialista em periodontia incluem:
- avaliação diagnóstica e planejamento do tratamento.
- controle das causas das doenças gengivais e periodontais.
- controle das sequelas e danos das doenças gengivais e periodontais.
- procedimentos preventivos, clínicos e cirúrgicos visando ao restabelecimento da saúde periodontal;
- outros procedimentos necessários à manutenção ou à complementação do tratamento das doenças gengivais ou periodontais.
- cirurgias com finalidade pré-protética.
Quando procurar a Clínica de Periodontia?
Vermelhidão, inchaço nas gengivas, mau hálito, sangramento fácil durante o uso de fio dental e escovação podem ser sinais de doença periodontal. A doença geralmente não apresenta dor, sendo este um motivo de adiamento, por parte do paciente, em procurar um especialista. Mas as pessoas que apresentam estes sinais devem procurar uma orientação profissional, pois o sangramento gengival não é normal.
Como ser atendido na Periodontia?
Os pacientes que já fizeram tratamento na Clínica de Periodontia devem retornar em períodos estipulados pelo periodontista para uma consulta de manutenção periodontal. Caso esteja em tratamento em alguma outra especialidade, o paciente deve ser encaminhado pelo dentista. O agendamento na Periodontia deverá ser realizado por telefone na central de marcação todos os dias pela manhã, no horário de 8h às 11h30, através do número 3501-3333; ou pelo telefone da Periodontia 3501-3395.
O que faz a Clínica de Prótese Dentária?
É a especialidade que tem por objetivo o restabelecimento e a manutenção do sistema estomatognático, visando proporcionar conforto estético e saúde por meio da devolução dos dentes perdidos ou destruídos e manutenção dos tecidos contíguos.
Quais são as áreas de abrangência do especialista em Prótese Dentária?
1) Diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle dos distúrbios crânio-mandibulares e de oclusão, por meio de próteses fixas, removíveis ou totais.
2) Trabalhos de laboratório necessários à execução dos trabalhos protéticos.
3) Procedimentos e técnicas de confecção de próteses fixas, removíveis e totais como substituição às perdas de elementos dentários.
· O que é uma prótese fixa?
É a restauração parcial ou total da coroa de um dente (prótese unitária). Se houver substituição de mais de um dente, teremos a prótese parcial fixa, também denominada ponte fixa. Recebe esta denominação porque não pode ser removida do elemento dentário (previamente preparado).
As próteses fixas podem ser metálicas, com revestimento estético em resina ou porcelana ou totalmente de porcelana.
A durabilidade de uma prótese fixa depende de:
a) um bom exame e planejamento prévios;
b) técnica e dos materiais utilizados;
c) adaptação da prótese aos preparos dentários;
d) boa relação da prótese com os tecidos gengivais;
e) sua harmonia com função mastigatória e
f) principalmente da manutenção da saúde bucal que a paciente dedica a seus trabalhos protéticos.
· O que é uma prótese removível?
É uma prótese que também se destina a completar a ausência de dentes numa arcada dentária, restabelecendo as funções estética e mastigatória. Também é conhecida popularmente pelo nome de ROACH, porém no meio odontológico chama-se P.P.R.G. (Prótese parcial removível a grampo).
· Prendem-se aos dentes por meio dos grampos?
Existe ainda a prótese removíveis em que os grampos são substituídos por encaixes de “attachments”, dispositivos que melhoram a estética sem prejuízo da retenção e funcionalidade. Estes encaixes necessitam de coroas nos dentes de apoio para serem suportados.
· O que é uma Prótese Total?
É um trabalho de reabilitação para aquelas pessoas que perderam totalmente seus dentes. Também é conhecida como dentadura. Tem, como as outras próteses, a função de restabelecer a estética e a função mastigatória.
· Como ser atendido pela Clínica de Prótese Dentária no Hospital Central da Aeronáutica?
Início de Tratamento – O paciente deverá ser atendido primeiramente pelo CAIS - Consulta Odontológica e posterior avaliação na Clínica de Semiologia para confecção de plano de tratamento, com prévia marcação de Radiografia Panorâmica.
Redes Sociais